More on this book
Community
Kindle Notes & Highlights
11. Será dado um dia ao homem compreender o mistério da Divindade? “Quando seu espírito não mais estiver obscurecido pela matéria e, pela sua perfeição, se houver aproximado de Deus, então o verá e o compreenderá.”
Deus é eterno. Se tivesse tido um começo, teria saído do nada, ou, então, teria sido criado por um ser anterior. É assim que, pouco a pouco, remontamos ao infinito e à eternidade. É imutável. Se estivesse sujeito a mudanças, as leis que regem o Universo não teriam nenhuma estabilidade. É imaterial. Isto é, sua natureza difere de tudo o que chamamos matéria; de outro modo, Ele não seria imutável, porque estaria sujeito às transformações da matéria. É único. Se houvesse muitos deuses, não haveria unidade de vistas, nem unidade de poder na ordenação do Universo. É onipotente. Porque é único. Se
...more
Estudai as vossas próprias imperfeições, a fim de vos desembaraçardes delas, o que vos será mais útil do que quererdes penetrar o que é impenetrável.”
A inteligência de Deus se revela em suas obras como a de um pintor no seu quadro, mas as obras de Deus não são o próprio Deus, como o quadro não é o pintor que o concebeu e executou.
17. É dado ao homem conhecer o princípio das coisas? “Não, Deus não permite que tudo seja revelado ao homem neste mundo.”
“A matéria é o laço que prende o espírito; é o instrumento de que este se serve e sobre o qual, ao mesmo tempo, exerce sua ação.”
matéria é o agente, o intermediário com o auxílio do qual e sobre o qual atua o espírito.
23. Que é o espírito? “O princípio inteligente do Universo.”
Ficai sabendo: coisa nenhuma é o nada e o nada não existe.”
a união do espírito e da matéria é necessária para dar inteligência à matéria.”
deve ser obra de Deus.
38. Como Deus criou o Universo? “Para me servir de uma expressão comum: por sua Vontade. Nada representa melhor essa vontade todo-poderosa do que estas belas palavras em Gênesis (1:3): Deus disse: Faça-se a luz e a luz foi feita.”
Pouco a pouco cada coisa tomou o seu lugar.
“A Terra lhes continha os germes, que aguardavam o momento favorável para se desenvolverem.
Estes germes permaneceram em estado latente e de inércia, como a crisálida e as sementes das plantas, até o momento propício à eclosão de cada espécie; então, os seres de cada espécie se reuniram e se multiplicaram.”
veio a seu tempo.
“O princípio das coisas está nos segredos de Deus.
os homens, uma vez espalhados pela Terra, absorveram em si mesmos os elementos necessários à sua formação, para os transmitir segundo as leis da reprodução. Deu-se o mesmo com as diferentes
Adão não foi o primeiro, nem o único a povoar a Terra.”
cerca de 4.000 anos antes do Cristo.”
“Do clima, da vida e dos costumes.
Mais tarde os homens, dispersando-se nos diferentes climas e aliando-se a outras raças, formaram novos tipos.”
todos são da mesma família.
“Todos os homens são irmãos em Deus, porque são animados pelo espírito e tendem para o mesmo fim.
a lei de atração é a mesma para todos.”
Ele dá a vida a todos os seres que o absorvem e o assimilam.”
“Ele tem sua fonte no fluido universal. É o que chamais fluido magnético, ou fluido elétrico animalizado. É o intermediário, o laço entre o espírito e a matéria.”
ela recebe esse movimento, não o dá.”
O conjunto dos órgãos constitui uma espécie de mecanismo que recebe sua impulsão da atividade íntima ou princípio vital que neles existe.
se o corpo está enfermo, a vida se extingue.”
“A matéria inerte se decompõe e vai formar novos organismos. O princípio vital retorna à massa.”
Os órgãos estão, por assim dizer, impregnados de fluido vital.
quando os elementos essenciais ao funcionamento dos órgãos estão destruídos, ou muito profundamente alterados, o fluido vital é impotente para lhes transmitir o movimento da vida, e o ser morre.
Os corpos orgânicos seriam, assim, uma espécie de pilhas ou aparelhos elétricos, nos quais a atividade do fluido produz o fenômeno da vida. A cessação dessa atividade causa a morte.
O fluido vital se transmite de um indivíduo a outro. Aquele que o tiver em maior quantidade pode dá-lo a quem o tenha de menos e em certos casos prolongar a vida prestes a extinguir-se.
A inteligência e a matéria são independentes, já que um corpo pode viver sem a inteligência, mas a inteligência só pode manifestar-se por meio dos órgãos materiais. É preciso a união com o espírito para dar inteligência à matéria animalizada.”
a inteligência é uma faculdade própria de cada ser e constitui a sua individualidade moral.
o instinto é uma espécie de inteligência. É uma inteligência não racional; é por ele que todos os seres proveem às suas necessidades.”
o instinto existe sempre, mas o homem o despreza. O instinto também pode conduzir ao bem. Ele quase sempre nos guia e algumas vezes com mais segurança do que a razão. Nunca se engana.”
O instinto não raciocina; a razão permite a escolha e dá ao homem o livre-arbítrio.”
Nos seres que têm a consciência e a percepção das coisas exteriores, ele se alia à inteligência, isto é, à vontade e à liberdade.
Espíritos são os seres inteligentes da Criação. Povoam o Universo, fora o mundo material.”
somos seus filhos, pois somos obra sua.”
Deus existe de toda a eternidade, é incontestável; quanto, porém, ao modo como Ele nos criou, nada sabemos. Podes dizer que não tivemos princípio se por isto entenderes que, sendo eterno, Deus há de ter criado incessantemente.
Os Espíritos são a individualização do princípio inteligente, como os corpos são a individualização do princípio material.
“Deus os cria, como a todas as outras criaturas, pela sua vontade.
85. Qual dos dois, o mundo espiritual 23 ou o mundo corpóreo, é o principal na ordem das coisas? “O mundo espiritual, que preexiste e sobrevive a tudo.”
“Os Espíritos estão por toda parte. Povoam infinitamente os espaços infinitos. Há os que estão sem cessar ao vosso lado, observando-vos e atuando sobre vós, sem que o saibais, já que os Espíritos são uma das forças da Natureza e os instrumentos de que Deus se serve para a execução de seus desígnios providenciais. Nem todos, porém, vão a toda parte, pois há regiões interditas aos menos adiantados.”
O Espírito é, se quiserdes, uma chama, um clarão ou uma centelha etérea.”

