More on this book
Community
Kindle Notes & Highlights
Depois atendi as personagens ou, melhor, os candidatos a personagens que batiam à minha porta e pediam um lugarzinho no novo romance”.
Primeiro elabora um plano mental do enredo, depois traça um diagrama, a fim de localizar no espaço o evento-símbolo do livro, e, enfim, as possíveis personagens são avaliadas, em conformidade com as exigências do esquema das ações.
Nos romances de Erico Verissimo, a lógica de causa-efeito nem sempre atua, como queriam os autores clássicos.
O homem rebelde, destacando o paradoxo entre perceber a inutilidade da vida cotidiana, sua falta de razão, e a recusa do suicídio, e sublinhando que continuar a existir num mundo absurdo seria o maior índice de heroicidade.
Foi por ocasião da chamada Guerra dos Farrapos, deflagrada por milhares de homens daquela província que se ergueram em armas contra o governo imperial, então nas mãos dum regente, pois o príncipe d. Pedro, herdeiro do trono, não atingira ainda a maioridade.
O tratado de paz entre os Farrapos e os Imperiais tinha sido firmado com tanta dignidade e patriotismo, de ambas as partes, que duma simples leitura de seus termos não se poderia deduzir quem tinha sido o vencedor e quem o vencido.
Foi assim que entre as duas dinastias antarenses, a dos Vacarianos e a dos Campolargos, começou uma feroz rivalidade, que deveria durar quase sete decênios, com períodos de maior ou menor intensidade, ao sabor de acontecimentos de ordem política, econômica ou puramente pessoal.
Neutralidade, entretanto, era uma palavra inexistente no vocabulário político e social de Antares.
Referia-se às forças da Argentina e da República Oriental do Uruguai, que haviam formado com o Brasil a Tríplice Aliança, para enfrentar o temível ditador paraguaio.
revolução federalista, que irrompeu em 1893, foi sem a menor dúvida o mais cruel e sangrento período da luta hereditária entre as duas famílias antarenses rivais.
Ficaram assim na penumbra do segundo, do terceiro e do último plano todos aqueles que — para usar duma expressão de Spengler — não “fazem” mas “sofrem” a História,
Tinha razão o editorialista do semanário A Verdade (fundado em 1902) quando escreveu que o Progresso se aproximava de Antares com botas de sete léguas.
Agora, na primeira década do novo século, surgia o telefone, que Xisto Vacariano afirmava ter sido inventado por d. Pedro ii, com a colaboração dum mecânico norte-americano, seu amigo particular. O primeiro a instalar na sua casa um desses aparelhos foi Benjamim Campolargo, que corria sempre na dianteira de seu rival, em matéria de empreendimentos progressistas.
Reeleito em 1903, 1913 e 1918, Borges de Medeiros exerceu durante vinte anos a sua “ditadura científica” de inspiração positivista, fechado no palácio do governo e quase divinizado como um lama do Tibete.
No começo do século, membros das gerações mais novas dessas duas poderosas famílias tinham sido mandados estudar em Porto Alegre.
Fosse como fosse, todos traziam para Antares uma visão mais larga do mundo e da vida, e uns poucos podiam até ser considerados, se não intelectuais, pelo menos “intelectualizados”. Haviam adquirido o hábito da leitura, da música, do teatro e alguns deles — pouquíssimos, é verdade — compravam pinturas para pendurar nas paredes de suas residências,
As gerações novas rebelavam-se contra as ideias dos seus maiores em matéria de costumes e rituais domésticos.
capitão de Engenharia, Luiz Carlos Prestes.
Um dia, no princípio do verão de 1925, apareceu sorrateiro em Antares um membro da prestigiosa família Vargas, de São Borja. Chamava-se Getulio,
como representante do Partido Republicano de seu estado. Homem sereno, de feições e maneiras agradáveis, sabia usar a cabeça com lúcida frieza e possuía qualidades carismáticas ainda não de todo reveladas plena e publicamente. Dizia pouco mas perguntava muito. Frio, solerte, sabia jogar com dois fatores importantes na vida: o tempo e as fraquezas humanas.
O Rio Grande estava destinado a cumprir no Brasil uma grande missão em prol da unidade nacional.
voltou mesmo, em 1938, depois de proclamado o Estado Novo, que lhe pareceu um “golpe genial do Baixinho” para continuar no poder sem os trambolhos do Congresso e dos partidos políticos.
Além da advocacia administrativa, ganhava dinheiro em transações imobiliárias e ocasionalmente no câmbio negro.
o Brasil mandou uma Força Expedicionária à Itália, para lutar ao lado dos americanos, em nome da democracia, contra o totalitarismo hitlerista, enquanto Getulio Vargas mantinha em casa uma versão paternalista de fascismo.
Estava já convencido de que os escritores em sua maioria inclinavam-se politicamente para a esquerda, sendo portanto “uns chatos”.
O ditador, que fazia muito andava silencioso, marombando, concedeu à imprensa uma entrevista coletiva na qual procurou justificar a sua discutida Constituição de 37, da autoria do prof. Francisco Campos. Quando lhe perguntaram se pretendia ser candidato à reeleição, desconversou.
Tibério sacudiu a cabeça, num assentimento, e ficou pensando: “Que a procissão está na rua eu sei. Só não sei ainda que santo, que irmandade vou seguir”.
Oradores na praça, na frente da minha casa, falando em “democracia socialista” e atacando o capitalismo. Tudo obra do Getulio! O mal que esse homenzinho tem feito ao Brasil com as suas leis sociais e as demagogias trabalhistas!
Rio. Urgente. O senhor Getulio Vargas acaba de licenciar-se da Presidência da República pelo período de três meses.
O presidente Getulio Vargas acaba de suicidar-se com um tiro no coração, às oito horas e vinte e cinco minutos, em seus aposentos particulares do Palácio do Catete.
Dom Pedro ii não governava propriamente. E, depois, tinha as suas distrações, olhava a Lua no seu telescópio, tinha as obras completas do Victor Hugo autografadas pelo autor.
Em 1955 o psd e o ptb elegeram Juscelino Kubitschek de Oliveira presidente e João Belchior Goulart vice-presidente da República.
A segunda aliança política da história de Antares entre Campolargos e Vacarianos (pois a primeira foi em 30) fracassou...
Quem vai governar mesmo no próximo quinquênio é o Jango e o maluco do cunhado dele, o Leonel Brizola. Os dois, mancomunados, continuarão manobrando os sindicatos, encorajando as greves, fazendo passar mais e mais leis favoráveis aos seus eleitores e pelegos, aumentando o salário mínimo, em suma, estrangulando cada vez mais as classes produtoras. Vamos acabar no socialismo!
Sabes duma coisa, Tibé? Estás ficando cada vez mais parecido com o velho Xisto. Principalmente de temperamento. Autoritário e intolerante.
Tibério soltou uma risada bonachona. Sua amizade com a matriarca dos Campolargos alimentava-se desses insultos. Era com um ar de troça que se diziam duras verdades um sobre o outro.