Apocalipse nos Trópicos

Filme de Petra Costa, Brasil – 2024

No seu novo documentário, Petra segue abordando a história recente do Brasil e o momento político conturbado no qual essa história desemboca. Se em Democracia em Vertigem ela destacou o universo das empreiteiras no tabuleiro de forças do jogo de poder paralelo, em Apocalipse nos Trópicos ela foca suas lentes nos evangélicos carismáticos.

Petra segue sendo a voz narradora, como em seus filmes anteriores, mas, diferente de Elena e de Democracia em Vertigem, não se insere nas narrativas com a sua história pessoal. É uma observadora mais distante, ainda que com um lado muito claro. Abandona também o ritmo frenético de seu sucesso anterior, para trazer um filme mais maduro, de profundidade maior e de um impacto diferente, mas não menos avassalador.

Trabalha imagens documentais como metáforas sofisticadas e penetra com coragem no “campo inimigo”, criando uma relação interessante com os personagens desse campo, principalmente com o Bispo Malafaia, uma relação de crítica contundente e respeito. Todos esses elementos são articulados de forma magistral na montagem do filme.

Talvez esse respeito de um documentarista com seus personagens é o que tenha irritado a esquerda mais militante, que se juntou à extrema direita para desprezar (ainda que por motivos diferentes) a obra. Porém esse é um caminho mais difícil e mais honesto que resulta em um cinema muito mais interessante do que a opção panfletária. É um caminho que tenta entender os objetivos,  a mentalidade e o modus operandi, ao invés de simplesmente proclamar o ódio.

O filme expõe, como o título sugere, o choque entre o pensamento político moderno e o  governo da fé dos tempos medievais, colisão que se dá, em boa parte do mundo, em pleno século XXI, mais de duzentos anos após a Revolução Francesa. E provoca a pergunta que não quer calar: como se criou esse enorme retrocesso fundamentalista.

Apocalipse nos Trópicos, assim como Democracia em Vertigem, pode ser visto na Netflix. O conjunto é interessante e desperta curiosidade sobre qual força paralela ao poder será abordada no próximo doc. Será o exército brasileiro?

 •  0 comments  •  flag
Share on Twitter
Published on July 24, 2025 07:18
No comments have been added yet.