Fallout

Série, direção de Jonathan Nolan, EUA, 2024
Jonathan é o irmão menos famoso de Christopher Nolan, mas nem por isso menos prodígio. Amnésia, o filme que catapultou a carreira de Christopher e cujo roteiro foi indicado ao Oscar, é adaptação do conto de Jonathan Memento Mori. Além de roteirista em vários filmes, Jonathan é diretor, criador e produtor executivo de séries importantes como West World e Person of Interest.
Assim como em outros trabalhos seus, Fallout traz uma visão original embalada em narrativa empolgante. A série que inicialmente parece um tanto maniqueísta, como muitas outras distopias de ação, revela aos poucos um roteiro complexo com guinadas muito inteligentes.
A estética também é peculiar, jogando no caótico caldeirão do que restou daquele pedaço de mundo após a hecatombe nuclear, referências de vários gêneros e épocas, do Scifi ao Faroeste, passando por Flash Gordon e Mad Max, do futurismo aos anos 1950.
Fallout é adaptação para a TV do videogame homônimo, do qual Nolan é fã. Vários elementos como personagens, cenários e desafios são do jogo, mas a trama que os aglutina é original. E sua premissa distópica chega a dar arrepios frente ao que estamos vendo acontecer recentemente nos EUA com a posse de Trump: um conjunto de bilionários tomando as rédeas do estado.
Em outras palavras, por trás da pancadaria, do universo de *ghouls, irmandades paramilitares e dos efeitos visuais, há uma mensagem política que encara temas importantes, expressa, principalmente, pela diferença entre a vida absurdamente regrada dos abrigos, e a terra de ninguém lá fora.
*Para quem não conhece o jogo, um ghoul em Fallout é uma espécie de mortos vivos, outrora humanos que sofreram prolongada exposição à radiação, mas não o suficiente para matá-los. Essas criaturas deformadas com a pele necrosada são resistentes à radiação, e têm duas variações: ghouls inteligentes e feral ghouls, que são iguais a zumbis selvagens e adoram carne humana. Um dos protagonistas da série é um ghoul.
Você pode (e deve) assistir Fallout na Amazon Prime Vídeo.