Limpa

Romance de Alia Trabuco Zeran, Chile 2022

O título do romance, Limpa,  pode se referir ao verbo, especialmente se conjugado no imperativo, ou se referir ao adjetivo. Ambos caem como uma luva. O texto é basicamente um monólogo de uma profissional da limpeza, em outras palavras, de uma empregada doméstica que além de limpar, cozinha, serve a família e cuida da filhinha dos patrões. É um monólogo quase em tom de confissão do que parece ser um crime. Mas em Limpa as aparências enganam. Não que não se trate de um crime, mas o crime não é aquele que parece ser, e a vítima, muito menos.

Embalando a narrativa no mistério de uma morte, o que dá ao texto o tom de um enredo policial, Alia Trabuco Zeran cria um manifesto contra a exploração calcada no abismo social. É este o crime denunciado. Não um crime de morte, um crime de vida. A história é chilena, mas a situação é latino-americana, um continente erguido em cima do trabalho escravo, cuja mentalidade de exploração escravagista ainda está presente em dias atuais. Isso vem à tona de forma eletrizante na história de Estela. Dela emerge uma protagonista muito especial, tão forte e trágica quanto a trama. Uma protagonista, após o monólogo confessional, de alma limpa.

Zeran, autora emergente da literatura chilena contemporânea, escreveu o livro de não ficção As Homicidas, que também mescla crime e a condição feminina. O livro foi a inspiração para o sensacional filme No Lugar da Outra que ela assina como uma das roteiristas. Seu premiado romance de estreia A Subtração (2015)  foi traduzido e publicado no Brasil pela editora Moinhos. Já Limpa e As Homicidas (2019) foram publicados aqui pela Editora Fósforo.

Leia uma amostra e adquira o livro:

 •  0 comments  •  flag
Share on Twitter
Published on February 06, 2025 05:06
No comments have been added yet.