De Volta ao Subsolo
Subsolo é um curta-metragem de minha autoria, realizado em 2008. Nessa época, estava em curso a transição entre o analógico e o digital em vários processos do fazer cinematográfico. O filme foi rodado e finalizado em película 35mm, mas a edição foi feita em um computador com copião digital. A captação e edição de som e a mixagem também foram digitais. O cenário, nada virtual, incluiu a construção de um poço de elevador em estúdio, e a atuação – último bastião não informatizado no cinema – foi protagonizada pela excelente Carla Marins. O argumento se desenvolveu a partir da ideia de fazer um filme no escuro, privando o espectador da visão, principal ferramenta para usufruir de uma obra cinematográfica. Subsolo fez uma bela carreira em mostras e festivais no Brasil e no exterior, ganhou prêmios de Melhor Filme, Direção, Roteiro, Atriz, Montagem e Trilha em festivais como Gramado e Toronto, entre outros.
[image error]Carla Marins, Newland Silva ( no centro) e Jaime Lerner no cenário do poço do elevador
Todo esse processo é revisitado no vídeo De Volta ao Subsolo, no qual falo sobre os desafios conceituais e técnicos que Subsolo apresentou, desde o processo criativo do surgimento da ideia até a carreira do filme. O vídeo conta com depoimentos de apoio da atriz Carla Marins e da diretora de arte Ana Nardi; fotos dos bastidores, trechos do making of e trechos do próprio filme. Tratando de um filme específico, o vídeo é também uma reflexão sobre cinema, sobre o fazer cinematográfico. De Volta ao Subsolo foi feito com recursos do Edital Emergencial da Cultura da SMC-PMPA, neste ano pandêmico em que todos temos que nos reinventar. O vídeo foi editado por Bruno Carvalho; a câmera (do celular) foi operada por Beti Tomasi; e a trilha (feita para o filme) é de autoria de Fausto Prado. De Volta ao Subsolo faz uma homenagem ao eletricista-chefe Amaral Júnior, falecido prematuramente, parceiro de muitos trabalhos.
O vídeo e o filme estão disponíveis no youtube. Para quem ainda não viu o curta, recomendo assistir Subsolo e depois De Volta ao Subsolo.