UTILIZE TECLADOS MECÂNICOS

Nesse pequeno artigo, passarei algumas dicas sobre os teclados mecânicos. Se você ainda utiliza um teclado de membrana, talvez esteja na hora de trocá-lo.





Contarei também como foi que consegui (de maneira legal e ética) 2 teclados mecânicos pagando apenas por um.





Se você trabalha digitando: adquira um teclado mecânico urgentemente.





Antes que me condenem: o nome do livro foi uma brincadeira com o fato de eu ter conseguido 2 teclados mecânicos. Se você comprar apenas um teclado estará de bom tamanho.





Seja Como Oliver



Seja como o Oliver abaixo:














Perceba como suas mãos são bem conservadas. Pois é, ele utiliza teclados mecânicos.









Introdução



Vou adentrar aos detalhes desse artigo sobre teclados mecânicos através da minha experiência com a empresa Fortrek[1].





Minha intenção aqui não é falar mal da empresa.





Para quem não conhece a empresa Fortrek: em resumo, é uma empresa voltada a produtos eletrônicos de computadores. Pelo menos, no que tange a teclados, eles compram da China, fazem a customização aqui no Brasil e revendem com preços acessíveis. O mesmo deve ocorrer com seus outros produtos. Até o momento, apesar de alguns incidentes inusitados (descrito no decorrer desta resposta), estou gostando dos produtos da Fortrek.





Primeiro, tenha em mente que os antigos teclados mecânicos são mais precisos, duráveis, e muito mais agradáveis (ao toque) do que os modernos teclados de membrana. Esses teclados atuais se popularizaram devido ao baixo preço de fabricação.





Switch Azul



Sim! Os teclados mecânicos são muito mais antigos do que os de membranas, mas foi rejeitado pelos usuários durante décadas e recentemente ganhou popularidade. Eles existem desde a década de 1980[2].





Dentro dos teclados existe um dispositivo (chamado switch) responsável com captar o toque de seu dedo na tecla e enviar para o computador. Existem diferentes cores de switch, cada cor serve para representar as características padrões de um switch.





Resumidamente, o switch azul é para escritores (possuí feedback tátil e sonoro), o switch vermelho é para os gamers (não possuí ruído sonoro é mais sensível), já o switch marrom é híbrido (vai ao gosto de cada freguês, muitos escritores preferem esse, já que faz menos barulho), existem outros modelos também como o switch preto (mais rígido ao pressionar, exige mais força para acionar).





Deve-se levar em consideração, também, a marca desses switches!





A pioneira (e supostamente a melhor) nesse ramo, que popularizou recentemente, é a Cherry Mx[4], se tiver condições e optar por essa marca, não irá se arrepender. A marca Outemu[5] bate de frente com a Cherry Mx!





Cherry versus Outemu é como se fosse Intel versus AMD, ou iOS versus Android.





Então já deve imaginar que existem fãs dos dois lados, só que nesse caso o Cherry Mx seria a torcida do Flamengo, enquanto o Outemu seria a torcida do Vasco. Acho que já deu para entender.





Como não tenho boas condições financeiras, fui compulsoriamente para o lado da torcida dos switches da marca Outemu Blue (para quem escreve bastante), os quais são realmente bons (segundo especialistas de plantão no YouTube).









Comprando o Teclado



Pois bem. Resolvi comprar um teclado pelas Lojas Americanas, que estava mais em conta. Vou deixar o link.





Dois meses atrás estava R$ 168,90, hoje está R$ 215,90. O preço está subindo rapidamente, e olha que esse não é o último modelo da Fortrek (existe o K7 Plus, como verá a seguir).









Probleminha Com o Teclado



[image error]



Prosseguindo com minha história, assim que o teclado chegou aqui em casa, percebi um probleminha aos desmontar a tecla para checar a qualidade do switch.





Deixei uma mensagem em um vídeo do YouTube a respeito desse K5[7]. “Quando meu teclado chegou ontem, pude constatar que esse teclado FORTREK K5 vem com os Switches da marca Jixian, e não Outemu. Alguém sabe explicar por que isso vem ocorrendo? Pesquisei sobre o assunto, e essa marca apresenta muitos problemas, pouca durabilidade. Acredito que isso seja propaganda enganosa.”





Deixei diversas mensagens em outros reviews desse teclado, mas ninguém respondeu, “Esse teclado FORTREK K5 vem com os Switches da marca Jixian, e não Outemu. Alguém sabe explicar por que isso vem ocorrendo? Acredito que isso seja propaganda enganosa“, esse outro também: “Li alguns relatos de que esses switches da Fortrek são na verdade da marca Jixian e não da Outemu. Alguém pode verificar mais a fundo esse switch?” – Mas ninguém respondeu.









Vendedor Se Colocando na Defensiva



Na verdade, responderam sim. Uma empresa chama Zapata Informática disse, “Estranho, porque de mais de 5000 vendas que tivemos desse teclado você foi o primeiro a reclamar, até no próprio vídeo da fabricante é anunciado como “Outemu Blue” conforme você pode ver nesse vídeo Teclado Mecânico K5 da Fortrek.” [grifos meus]





Poxa vida… 5 mil vendas desse teclado, pensei.





É cada exagero que a gente vê por aí.









Irritado







Estava muito irritado porque não obtive respostas e ainda tenho que ouvir um desaforo desses, tive que retrucar: “Não estou confundindo. Já tirei fotos da embalagem e do Switch, estou conversando com o próprio fabricante, Fortrek. O Switch não é Outemu. Talvez eles tenham mudado e não atualizaram a embalagem, afinal, eles compram o teclado da China, fazem algumas pequenas mudanças e estampam a marca. Talvez não tenham atualizado a descrição da embalagem para não cair as vendas. Estão agindo de má fé. E você, antes de ter dito asneiras, teria respondido melhor se simplesmente olhasse o teclado e constatasse a marca. Posso ter sido o primeiro, mas tenho certeza que não serei o último. Aguarde novas reclamações.”





A loja não se pronunciou depois da resposta que dei.





Analisando a Embalagem do Produto



Veja bem a embalagem do teclado nas fotos abaixo.





Na embalagem do produto consta claramente que os teclados são da marca Outemu:













A Fortrek, antes de realizar a troca do teclado, me pediu para tirar fotos da embalagem, do teclado e switch! Dá para acreditar? Essas fotos foram às que enviei para o e-mail de contato da empresa.





Envie juntamente com a seguinte mensagem:





“Bom dia,





Em anexo constam as fotos do teclado, do anúncio da caixa, que consta a marca Outemu e não Jixian.





Tirei uma foto também do Switch Jixian deste teclado.





Todas as fotos estão anexadas.”













Pediram para tirar foto do teclado também.













Nesse ponto tudo bem, pois eu comprei pelas Americanas e estava entrando em contato diretamente com o fabricante, em vez da loja que me vendeu, e não pediram nota fiscal nem nada, apenas essa foto.





Preferi entrar em contato diretamente com o fabricante, pois não havia nada de errado com a propaganda da Americanas. Sabe por quê? Porque essa divergência de informações anunciadas, só foram constatadas depois que desmontei a tecla:









Dá para ler Jixian se der um zoom (tirei com um celular).














Infelizmente aqui no livro não dará para ver a marca. De qualquer forma, saiba que abaixo da peça azul era para estar estampado Outemu (aquela marca boa), mas estava estampado Jixian (um tanto quanto duvidosa).





Enviei tudo para a empresa fabricante do teclado.





15 dias depois, a Fortrek me pediu desculpas pela demora, e disse que ia verificar no estoque se tinha outro teclado desse mesmo modelo para realizar a troca.









Um Colega Com o Mesmo Problema



Eu tinha uma noção que o problema não estava ocorrendo com todos. Perguntei nos vídeos de review sobre essa marca estranha que estava vindo nos switches, mas ninguém respondeu. Com exceção de um colega, Diego, que também notou o erro nos switches e resolveu investigar.









Negociações



Depois de mais alguns dias, e muitos e-mails trocados, me informaram novamente sobre a falha em lote dos Teclados Mecânicos K5 (os switchs inseridos neles não foram Outemu Blue ocasionando esse incômodo).





Na mesma ocasião, sugeriram efetuar a substituição da mercadoria por um Teclado Gamer com tecnologia superior ao comprado, enviando o Teclado Gamer Mecânico GPRO K7 RGB PLUS FORTREK.





Então, eles propuseram a troca de meu K5 pelo K7 Plus, eu não iria simplesmente trocar, pois nas propagandas do K7 Plus nem marca Outemu constava. Era outro switch: marca K RGD.









Incoerência



Perceberam a incoerência desse pessoal? Se eu estava incomodado por ser um switch inferior ao do anúncio, eles sugerem a troca por um teclado com switches piores ainda.





Não iria simplesmente me desfazer do meu teclado K5 que estava gostando tanto (apesar de ser switch Jixian). Apenas queria saber o que aconteceria com essas embalagens com anúncios equivocados, e porque ainda estavam anunciando peculiaridades diferentes, e também queria saber o total de gente afetada.









Negociação Quase Concluída



Finalizando, esses foram meus últimos relatos na rede, “Estou no final da negociação com a própria Fortrek. Eles vão me mandar um teclado de modelo superior, uma vez que eles não têm mais em estoque esse K5. Cada resposta demora mais de uma semana, por isso ainda não resolvemos. É direito do consumidor. Propaganda enganosa, dá um processo danado para cima deles. Esse switch não é tão preciso. Faça o teste: tente dar um toque rápido sem afundar muito a tecla, vai escutar o som do clique, mas a tecla não será digitada. Não raro acontece isso, já que digito rápido e trabalho escrevendo o dia todo.” – tenho fortes razões para acreditar que o teclado Outemu seja superior!”









Comigo Sempre Demora Mais



Com esse colega, Diego, os funcionários da Fortrek foram mais ágeis, resolveram no mesmo dia o que, para mim, levou 1 mês e muitas trocas de e-mail. Talvez eu tenha sido o primeiro a relatar o problema, e ele chegou no momento correto da negociação. Naquele ponto, a reclamação dele foi serviço fácil para a secretária. Além disso, ele foi mais esperto, fez uma ligação apenas, em vez de trocar e-mails. Fica a dica. Diante disso, respondi, “comigo eles fizeram tirar fotos até do Switch, e demoraram um tempão para responder. Devem ter se ligado agora. Sobre esse outro teclado, ainda assim vou trocar pelo K7. Melhor do que esse Jinxian. Além disso, tudo que for de tecnologia, pode ter certeza que os novos modelos são melhores do que os anteriores. Esse K7 dá para controlar as cores através de aplicativo no PC, mais completo, é mais resistente (em tese), devem ter corrigidos problemas recorrentes no modelo antigo, etc. Mas não vou ficar sem teclado… eles que enviem primeiro. Preenchi um formulário. Vou ver como vai ser esse envio.









Apreensão



Nesse momento eu não acreditaria que meu novo teclado chegaria tão cedo. O Diego até brincou dizendo que meu teclado chegaria primeiro, e fui obrigado a responder, “Chega antes? Eu duvido! Uma burocracia danada comigo. Já contigo foi uma agilidade que me espanta. Já devem ter postado o seu. Comigo eles vão exigir que envio meu teclado primeiro. Depois de 2 meses eles vão pedir para eu entrar na justiça se quiser de volta.”





Quase no final já. Acalme-se!









Comecei a Perder as Esperanças



Dois dias atrás resolvi mandar outra mensagem para Diego: “Olá! Me enviaram uma nota fiscal dias atrás. Cheguei a me alegrar por um instante, mas até agora nada. Eles não enviaram mais nenhum e-mail. Como está a situação por aí?”





Ele respondeu que seu teclado já estava a caminho, então repliquei, “Vou aguardar, o meu deve ter sido enviado hoje também. Valeu! Qualquer coisa aviso por aqui.”









Enfim, Chegou



Por incrível que pareça, minutos depois de enviar a mensagem, meu mais novo teclado Fortrek K7 Plus chega em minha residência!





Depois de fazer alguns testes, fui lá informar que meu teclado já havia chegado, e advinha? O teclado do Diego também já havia chegado.





Algumas de minhas considerações sobre esse teclado K7 consta na mensagem que comentei no YouTube: “Chegou aqui também. Estava dando uma olhada. Aparentemente as teclas são mais leves, acredito que cansa menos para quem digita muito. Os leds são mais fracos (contem menos brilho), e bem confuso os comandos das cores. Instalei o software que controla a iluminação (muito mal feito). Gostei do apoiador para os pulsos (encaixado com ímãs). Eles não repararam que o problema inicial era o Switch Outemu. Esse aqui tem um Switch pior ainda. Mas de graça até injeção na testa. Se der algum problema daqui 1 ano, ainda vou ter o outro… problemas com teclado acho que não vou enfrentar mais. Vou utilizá-lo por mais tempo aqui para tirar uma conclusão mais precisa. Manda aí depois o que achou.”













Os Teclados K5 são Melhores



Concluindo, os teclados K5 são melhores do que os K7, tanto é que os preços são os mesmos em algumas lojas.





Os teclados K5, com exceção desse lote defeituoso com que me deparei, têm um switch mais duradouro (Outemu), são mais resistentes, tem a carcaça superior de metal. Esse Switch Blue da marca K RGD (que vem no teclado K7 Plus) está fazendo um ruído muito agudo (pior do que o antigo Jixian). Além disso, o controle de iluminação do K5 é melhor, e mais potente (ilumina muito mais).





Não tenho do que reclamar, fiquei sem meu switch Outemu, mas estou agora com dois teclados: Um Fortrek K5 e um Fortrek K7 Plus. Na verdade, eles não fizeram a troca, apenas me enviaram mais um teclado.










Dicas:




troque seu teclado de membrana por um teclado mecânico (com Switch Azul se estiver com foco na escrita de artigos); se estiver em dúvida, passe em uma dessas lojas de informática e teste um teclado mecânico; quando tiver algum problema com um produto, que afete a reputação da marca, reclame diretamente com o fornecedor e não com a loja que te vendeu; Espero que essa dica tenha sido útil;



Gosto muito do som desse teclado mecânico com switch azul, parece com aquelas máquinas antigas de escrever. Você vai gostar também!

 •  0 comments  •  flag
Share on Twitter
Published on July 23, 2020 06:33
No comments have been added yet.