Ao estudar Administração Geral, Pública e Gestão de Pessoas, como diferenciar "Teoria", "Escola" e "Abordagem"? Quais são alguns exemplos?
Assistindo à aula do Professor Heron Lemos, pude chegar a algumas conclusões:
Teorias:Está relacionado a uma só pessoa, por exemplo, Frederick W. Taylor onde ele explica o que ele entende que seja correto para a solução de determinado problema;Escola:Várias pessoas: Taylor + Ford – teóricos desenvolvendo seus estudos a partir de um mesmo pontos de partida, mantendo pontos em comum;Abordagem:Somatório de escolas;Pode ser considerado também um somatório de Teorias;Ex.: Abordagem Clássica, que engloba a teoria da administração científica e a teoria clássica. Em sua essência, uma abordagem se diferencia de outras devido a diferentes ideologias, metodologias, e seus períodos históricos. Cada doutrinador pode lecionar pequenas variações no detalhe e época de cada abordagem.

Escolha da imagem em homenagem ao teórico Henry Ford, o qual, no auge de seus negócios (e teorias para obtenção de eficiência), teve que se adaptar à Segunda Guerra Mundial que acontecia em paralelo. Sendo assim, passou a fabricar tanques de guerra. Fonte da imagem: Ford Motor Company.
Como pode ver, a parte da abordagem pode causar confusão, pois alguns livros divergem nas descrições do que é uma abordagem. Outros tratam teoria e escola como sinônimos.
Participem dos comentários deixando suas opiniões sobre esse assunto divergente.
Bons estudos e até a próxima resposta.
Caso queira se aprofundar no assunto, procure pelos meus livro sobre Administração Geral e Pública. São 735 páginas:
https://www.amazon.com.br/dp/B084JC6MC1/ref=as_li_ss_tl?ie=UTF8&linkCode=ll1&tag=rroliver-20&linkId=0554d31a7b91428f9e5bd84cf3f1cca6&language=pt_BR