Ainda Estou Aqui Quotes

Rate this book
Clear rating
Ainda Estou Aqui Ainda Estou Aqui by Marcelo Rubens Paiva
5,423 ratings, 4.43 average rating, 729 reviews
Ainda Estou Aqui Quotes Showing 1-8 of 8
“Para nós, ele ainda estava vivo. Cada um dos filhos o enterrou à sua maneira, em épocas diferentes, silenciosamente. Depois de um, dois anos, dois anos e meio... O tempo era o seu atestado de óbito. A demora, a comprovação que faltava.”
Marcelo Rubens Paiva, Ainda estou aqui
“A memória é uma mágica não desvendada. Um truque da vida. Uma memória não se acumula sobre outra, mas ao lado. A memória recente não é resgatada antes da milésima. Elas se embaralham.”
Marcelo Rubens Paiva, Ainda Estou Aqui
“A tortura é a ferramenta de um poder instável, autoritário, que precisa da violência limítrofe para se firmar, e uma aliança sádica entre facínoras, estadistas psicopatas, lideranças de regimes que se mantêm pelo terror e seus comandados. Não é a ação de um grupo isolado. A tortura é patrocinada pelo Estado. A tortura é um regime, um Estado. Não é o agente fulano, o oficial sicrano, quem perde é a mão. É a instituição e sua rede de comando hierárquica que torturam. A nação que patrocina. O poder, emanado pelo povo ou não, suja as mãos.”
Marcelo Rubens Paiva, Ainda Estou Aqui
“A intensidade de uma lembrança é diretamente proporcional à sua antiguidade. As recém-chegadas somem antes daquelas de que lembramos muitas vezes na vida, as adquiridas. Quanto mais antigas e primitiva, mais estável ela é. As últimas se vão primeiro.”
Marcelo Rubens Paiva, Ainda Estou Aqui
“Tortura também serve para inspirar ódio dos próprios torturados por eles mesmos, que se sentem culpados por não resistirem à pressão e a dor e entregar companheiros, comparsas, a família, inventar até o que não fizeram. O torturado se sentirá então o próprio repressor, o próprio torturador.”
Marcelo Rubens Paiva, Ainda Estou Aqui
“A tática do desaparecimento político é a mais cruel de todas, pois a vítima permanece viva no dia a dia. Mata-se a vítima e condena-se toda a família a uma tortura psicológica eterna. Fazemos cara de fortes, dizemos que a vida continua, mas não podemos deixar de conviver com esse sentimento de injustiça.”
Marcelo Rubens Paiva, Ainda estou aqui
“Interesante como a divisão de classes cria rituais próprios, que aumentam a distância entre elas.”
Marcelo Rubens Paiva, Ainda Estou Aqui
“A tortura é a ferramenta de um poder instável, autoritário, que precisa da violência limítrofe para se firmar, e uma aliança sádica entre fascínoras, estadistas psicopatas, lideranças de regimes que se mantêm pelo terror e seus comandados. Não é ação de um grupo isolado. A tortura é patrocinada pelo estado. A tortura é um regime, um estado. Não é o agente fulano, o oficial sicrano, quem perde a mão. É a instituição e sua rede de comando hierárquica que torturam. A nação que patrocina. O poder, emanado pelo povo ou não, suja as mãos.”
Marcelo Rubens Paiva, Ainda Estou Aqui