If This is a Man Quotes

Rate this book
Clear rating
If This is a Man: Remembering Auschwitz. A 3-in-1 Volume: Survival in Auschwitz, the Reawakening, Moments of Reprieve If This is a Man: Remembering Auschwitz. A 3-in-1 Volume: Survival in Auschwitz, the Reawakening, Moments of Reprieve by Primo Levi
5 ratings, 4.80 average rating, 1 review
If This is a Man Quotes Showing 1-6 of 6
“Cedo ou tarde, na vida, cada um de nós se dá conta de que a felicidade completa é irrealizável; poucos, porém, atentam para a reflexão oposta: que também é irrealizável a infelicidade completa. Os motivos que se opõem à realização de ambos os estados-limite são da mesma natureza; eles vêm de nossa condição humana, que é contra qualquer “infinito”.”
Primo Levi, If This is a Man: Remembering Auschwitz
“Destruir o homem é difícil, quase tanto como criá-lo: custou, levou tempo, mas vocês, alemães, conseguiram. Aqui estamos, dóceis sob o seu olhar; de nós, vocês não têm mais nada a temer. Nem atos de revolta, nem palavras de desafio, nem um olhar de julgamento.”
Primo Levi, If This is a Man: Remembering Auschwitz
“De minha vida de então, só me resta o que basta para sofrer a fome e o frio; já não sou vivo o bastante para ter a força de acabar comigo.”
Primo Levi, If This is a Man: Remembering Auschwitz
“A Rússia e a Normandia ficavam tão longe, e tão perto o inverno, tão concretas a fome e a desolação e tão irreal todo o resto. Parecia impossível que existisse realmente um mundo e um tempo, a não ser nosso mundo de lama e nosso tempo estéril e estagnado, para o qual já não conseguíamos imaginar um fim.”
Primo Levi, If This is a Man: Remembering Auschwitz
“(...) justamente porque o Campo é uma grande engrenagem para nos transformar em animais, não devemos nos transformar em animais; até num lugar como este, pode-se sobreviver, para relatar a verdade, para dar nosso depoimento; e, para viver, é essencial esforçar-nos por salvar ao menos a estrutura, a forma da civilização. Sim, somos escravos, despojados de qualquer direito, expostos a qualquer injúria, destinados a uma morte quase certa, mas ainda nos resta uma opção. Devemos nos esforçar por defendê-la a todo custo, justamente porque é a última: a opção de recusar nosso consentimento. Portanto, devemos nos lavar, sim; ainda que sem sabão, com essa água suja e usando o casaco como toalha. Devemos engraxar os sapatos, não porque assim reza o regulamento, e sim por dignidade e alinho. Devemos marchar eretos, sem arrastar os pés, não em homenagem à disciplina prussiana, e sim para continuarmos vivos, para não começarmos a morrer.”
Primo Levi, If This is a Man: Remembering Auschwitz
“This is hell. Today, in our times, hell must be like this. A huge, empty room: we are tired, standing on our feet, with a tap which drips while we cannot drink the water, and we await for something which will certainly be terrible, and nothing happens and nothing continues to happen. What can one think about? One cannot think anymore, it is like being already dead. Someone sits down on the ground. The time passes drop by drop.”
Primo Levi, If This is a Man: Remembering Auschwitz