LITERARY HURRICANE discussion

note: This topic has been closed to new comments.
18 views
Geral do clube e informações > Tópico de sugestões para maio

Comments Showing 1-11 of 11 (11 new)    post a comment »
dateUp arrow    newest »

message 1: by André (new)

André Caniato (vardamir) | 421 comments Boa tarde, pessoal! Este é o tópico de sugestões para a leitura de maio. Dessa vez, cada um deverá sugerir 01 livro que (se estrangeiro) foi lançado lá fora em 2013 ou 2014 e lançado no Brasil em 2014. Por favor, chequem o ano de lançamento do livro antes de sugerir.

Como sempre, o livro deve estar disponível e facilmente encontrado em português brasileiro e em ebook. Tentem checar isso antes de postar também.

Todas as sugestões vão pra enquete final.


message 2: by Ana (new)

Ana Vai ser tema livre?


message 3: by André (new)

André Caniato (vardamir) | 421 comments Sim :) Qualquer coisa, desde que lançado nessa época.


message 4: by Raquel (new)

Raquel V (raquelvcc) | 444 comments Então, 2015 não vale, né? Porque eu ia sugerir Grasshopper Jungle by Andrew Smith . Acabou de ser lançado, mas acho que achei em epub: http://www.pub-books.net/epub/escotilha


message 5: by André (new)

André Caniato (vardamir) | 421 comments Raquel, considerando que esse livro saiu lá fora em 2014, acho que tudo bem, mas tem certeza de que aí tem o epub pra baixar? Eu cliquei e pede registro. Eu nunca confio nesses :~ Vê certinho antes de sugerir.


message 6: by André (last edited Mar 25, 2015 12:08PM) (new)

André Caniato (vardamir) | 421 comments Minha sugestão: Americanah, da Chimamanda Ngozi Adichie maravilhosa.

Sinopse: "Lagos, anos 1990. Enquanto Ifemelu e Obinze vivem o idílio do primeiro amor, a Nigéria enfrenta tempos sombrios sob um governo militar. Em busca de alternativas às universidades nacionais, paralisadas por sucessivas greves, a jovem Ifemelu muda-se para os Estados Unidos. Ao mesmo tempo que se destaca no meio acadêmico, ela depara pela primeira vez com a questão racial e com as agruras da vida de imigrante, mulher e negra.
Quinze anos mais tarde, Ifemelu é uma blogueira aclamada nos Estados Unidos, mas o tempo e o sucesso não atenuaram o apego à sua terra natal, tampouco anularam sua ligação com Obinze. Quando ela volta para a Nigéria, terá de encontrar seu lugar num país muito diferente do que deixou e na vida de seu companheiro de adolescência.
Principal autora nigeriana de sua geração e uma das mais destacadas da cena literária internacional, Chimamanda Ngozi Adichie parte de uma história de amor para debater questões prementes e universais como imigração, preconceito racial e desigualdade de gênero. Bem-humorado, sagaz e implacável, Americanah é, além de seu romance mais arrebatador, um épico contemporâneo."

Lançado em 2014 pela Companhia das Letras.


message 7: by Ana (new)

Ana Minha sugestão para maio: Perdido em marte do autor Andy Weir :
"Há seis dias, o astronauta Mark Watney se tornou a décima sétima pessoa a pisar em Marte. E, provavelmente, será a primeira a morrer no planeta vermelho. Depois de uma forte tempestade de areia, a missão Ares 3 é abortada e a tripulação vai embora, certa de que Mark morreu em um terrível acidente. Ao despertar, ele se vê completamente sozinho, ferido e sem ter como avisar às pessoas na Terra que está vivo. E, mesmo que conseguisse se comunicar, seus mantimentos terminariam anos antes da chegada de um possível resgate. Ainda assim, Mark não está disposto a desistir. Munido de nada além de curiosidade e de suas habilidades de engenheiro e botânico e um senso de humor inabalável , ele embarca numa luta obstinada pela sobrevivência. Para isso, será o primeiro homem a plantar batatas em Marte e, usando uma genial mistura de cálculos e fita adesiva, vai elaborar um plano para entrar em contato com a Nasa e, quem sabe, sair vivo de lá. Com um forte embasamento científico real e moderno, Perdido em Marte é um suspense memorável e divertido, impulsionado por uma trama que não para de surpreender o leitor."
Lançado em 2014 pela Arqueiro.


message 8: by Raquel (new)

Raquel V (raquelvcc) | 444 comments Na verdade eu adorei Perdido em Marte. Mas queria sugerir este também, porque ouvi falar muito bem dele: The Lies of Locke Lamora (Gentleman Bastard #1) by Scott Lynch , que foi lançado aqui em 2014.

O Espinho é uma figura lendária: um espadachim imbatível, um especialista em roubos vultosos, um fantasma que atravessa paredes. Metade da excêntrica cidade de Camorr acredita que ele seja um defensor dos pobres, enquanto o restante o considera apenas uma invencionice ridícula.
Franzino, azarado no amor e sem nenhuma habilidade com a espada, Locke Lamora é o homem por trás do fabuloso Espinho, cujas façanhas alcançaram uma fama indesejada. Ele de fato rouba dos ricos (de quem mais valeria a pena roubar?), mas os pobres não veem nem a cor do dinheiro conquistado com os golpes, que vai todo para os bolsos de Locke e de seus comparsas: os Nobres Vigaristas.
O único lar do astuto grupo é o submundo da antiquíssima Camorr, que começa a ser assolado por um misterioso assassino com poder de superar até mesmo o Espinho. Matando líderes de gangues, ele instaura uma guerra clandestina e ameaça mergulhar a cidade em um banho de sangue. Preso em uma armadilha sinistra, Locke e seus amigos terão sua lealdade e inteligência testadas ao máximo e precisarão lutar para sobreviver.


message 9: by Gabriela (new)

Gabriela Nascimento (snarkhunter) | 31 comments O Incolor Tsukuru Tazaki e o seus anos de peregrinação, Haruki Murakami

Tsukuru Tazaki é um homem solitário, perseguido pelo passado. Na época da escola, morava com a família em Nagoia e tinha quatro amigos inseparáveis. Agora, vive em Tóqui, onde trabalha no projeto e na construção de estações de trem e namora uma mulher dois anos mais velha. Mas não se esquece de um trauma sofrido dezesseis anos antes: inexplicavelmente, foi expulso do grupo de amigos e nunca mais os viu. Agora, ele decide revisitar o passado e reencontrá-los, para saber um pouco mais de cada um - e de si mesmo. Sua jornada o levará a locais distantes, numa transformação espiritual na busca pela verdade.


message 10: by Jessica (new)

Jessica Ohara | 163 comments Minha sugestão é: Labor Day

O verão de 1987 está chegando ao fim. Faltam poucos dias para o reinício das aulas, logo depois do feriado do Dia do Trabalho. Henry não está muito animado com a perspectiva de retornar à escola. Sem amigos e sem talento para qualquer esporte, voltar às aulas significa apenas uma forma de sair um pouco de casa. A vida de Henry aos 13 anos resume-se a ver televisão, pensar nas garotas do colégio e fazer companhia para a mãe, uma ex-dançarina que desde a separação parece ter perdido todo o ânimo de viver. Mas, surpreendentemente, a rotina monótona e solitária dos dois jamais será a mesma após uma ida ao supermercado naquela véspera de feriado. No celebrado Fim de Verão , a escritora e jornalista norte-americana Joyce Maynard acompanha a trajetória de Henry, numa mistura bem dosada de romance de formação e memórias.

Enquanto sua mãe analisa objetos na seção de jardinagem ? embora sequer tenham um jardim ?, Henry estuda a capa da revista Cosmopolitan que promete mostrar "tudo o que as mulheres gostariam que os homens soubessem", algo que interessa muito a Henry no momento, mesmo que as chances de alguma garota se interessar por ele sejam mínimas, quando um homem se aproxima. Vestindo um uniforme da rede de supermercados, a calça encharcada de sangue, Frank pede uma carona e eles partem em direção à mãe de Henry, Adele. "Qualquer outra mãe lhe teria feito muitas perguntas", pensa o garoto, mas a sua, não, como se fosse normal levar um estranho para casa.

Já em casa, Frank revela que está fugindo da polícia e precisa de um lugar para ficar, pelo menos até os ferimentos melhorarem. Sua presença altera toda a dinâmica da casa. Nada mais de sopas congeladas todas as noites. Frank não só se mostra um ótimo cozinheiro, como um ótimo instrutor de beisebol. Com uma delicadeza inesperada para alguém que cometeu um crime tão brutal quanto aquele anunciado a todo momento nos telejornais, ele ensina Henry a fazer tortas de pêssego, a preparar o melhor café da manhã de todos os tempos e, como ninguém nunca fizera antes, como agarrar de verdade uma bola de beisebol. Sobra ainda atenção para Adele, com quem Frank compartilha mais do que histórias desde a primeira noite na casa.

Fim de verão é narrado em primeira pessoa por um Henry mais velho que relembra sua história e os fatos que moldaram o jovem que ele se tornou, agora prestes a ingressar na vida adulta. Enquanto rememora aqueles dias intensos que alteraram sua vida e sua percepção do mundo desde a ida ao supermercado ao desfecho da visita inesperada, Henry é o protagonista de uma história de amor, sensualidade, dor e traição que prende o leitor da primeira à última página.


message 11: by André (new)

André Caniato (vardamir) | 421 comments Fechando aqui. Obrigado a todos os que participaram! :)


back to top
This topic has been frozen by the moderator. No new comments can be posted.