O Quarto ao Lado

Filme de Pedro Almodóvar, Espanha/EUA – 2024

Há um provérbio judaico que diz que ir ao funeral de alguém é a maior prova de amizade desinteressada. Por quê? Porque quem o faz o gesto não espera retorno.  Pedro Almodóvar leva essa ideia à outra dimensão, em um filme que fala sobre o fim da vida, mas no fundo é sobre amizade.

O diretor que elevou o melodrama melado a um estado de arte, encara um desafio interessante ao fazer seu primeiro filme falado em inglês. O tom é de um drama anglo-saxão, bem diferente de seus filmes espanhóis. Tudo é mais sutil, contido, menos extravagante. Porém três qualidades Almovodarianas permanecem:  a situação inusitada criada na trama, a magistral sensibilidade na direção de atores e acima de tudo, as cores de Almodóvar. O diretor usa as cores como se usa a trilha sonora, criando climas e sensações, marcando contrapontos e exclamações. Esse trabalho de cores vivas num ambiente de luz mais austero e suave é de arrepiar.

Tilda Swinton é a protagonista do filme. Teve várias experiências de estar próxima a pessoas que encaravam o final de suas vidas com coragem, e levou essa atitude delas para Martha, sua personagem. Um deles foi o cineasta Derek Jarman que morreu de Aids em 1994, o outro foi seu pai, falecido mais recentemente.

O trabalho de Tilda é impressionante em vários aspectos. Sua figura física que vai se afinando a cada estágio da doença, e depois surge como uma jovem saudável, no papel da filha de Martha; sua expressividade de comunicação não verbal, falando com os olhos, com uma postura de corpo, com um esgar da boca; a tensão instigante que às vezes cria entre seu texto verbal e essa comunicação silenciosa.

Tilda conta que o diretor a convidou para o filme e pediu que sugerisse um nome para o papel da amiga Ingrid. Ela de imediato visualizou o rosto de Julianne Moore. O

Outro ator que tem um papel menor, em termos dramáticos, mas se destaca pela atuação é John Turturro como Damian.

Uma curiosidade: a trama acontece toda nos EUA e várias cenas foram rodadas em Nova York e New Jersey. A maior parte do filme, porém, foi rodada em Madri e arredores, inclusive a locação principal, uma casa maravilhosa no meio da natureza que lembra Woodstock no estado de Nova York.

Baseado no romance What Are You Going Trough de Sigrid Nunez, publicado no Brasil como O que Você Está Enfrentando, o filme foi vencedor do Leão de Ouro no Festival de Veneza. Tilda foi indicada como Melhor Atriz para o Globo de Ouro, mas como noventa de cada cem brasileiros sabem, a vencedora foi Fernanda Torres por Ainda Estou Aqui.

O Quarto ao Lado pode ser visto na Netflix.

 •  0 comments  •  flag
Share on Twitter
Published on May 01, 2025 06:16
No comments have been added yet.