A Conferência

Filme de Matti Geschonneck, Alemanha, 2022
Muitos filmes são baseados em livros – romances ou não ficção – alguns em peças de teatro. É a primeira vez que vejo um filme baseado em uma ata, ou no protocolo de uma reunião. Não se pode pensar em peça inspiratória mais burocrática ou menos dramática.
No entanto, depende da reunião.
E, principalmente, da forma como ela é adaptada para a tela.
No gelado mês de janeiro de 1942, várias autoridades do regime nazista reuniram-se em Wannsee para tratar de uma solução definitiva para a “questão judaica”. Wannsee é um lago no subúrbio de Berlim, onde a SS instaurou sua sede campestre, um cenário idílico para a mais macabra das reuniões, na qual se alinhavou o mecanismo de extermínio dos judeus da Europa.
O filme só trata dessa reunião, não sai da mansão (confiscada em 1941 pelos nazistas), não usa música ou outros elementos dramáticos não diegéticos e, no entanto, deixa o espectador grudado na tela. O roteiro é uma das peças chave nesse sucesso, a outra é o trabalho de atores, principalmente o de Philipp Hochmair na pele de Reinhard Heindrich. A câmera nos conduz pelos sinistros corredores do poder da Alemanha nazista e pela “ideologia” que sustentava esse poder. Ali a banalidade do mal, termo que a filósofa Hannah Ardent cunhou ao escrever sobre o julgamento de Eichmann em Jerusalém, se revela em plenitude no grande Écran.
Não há como não comparar esse filme Alemão, à produção norte americana Zona de Interesse, que faturou o Oscar de melhor filme Internacional, neste ano. Os dois acontecem em locais icônicos e foram filmados nas próprias locações; os dois evitam mostrar as atrocidades de forma explícita (A Conferência é mais radical nesse conceito); e ambos focam nos algozes, ou em tentar expor a mentalidade dos algozes. A Conferência, ao meu ver, atinge esse objetivo, com maior sucesso.
Hoje, na mansão que abrigou o histórico encontro, existe o Museu da Conferência de Wannsee que visitei em 1994. E que tem uma exposição arrepiante, no tom aparentemente seco do filme, em contraste com a vista ao redor.
A Conferência pode ser visto na Amazon Prime e na Google Play, Filmes e TV.