O Fio Invisível

Filme de Claudia Llosa – Peru, argentina, Chile, EUA, Espanha –2021
“Preste atenção nos detalhes, Amanda, os detalhes são muito importantes.” Essa afirmação, quase exortação é sussurrada no ouvido de Amanda por Davi, enquanto os dois tentam entender, identificar o momento em que tudo desmoronou. A cineasta peruana Claudia Llosa (sobrinha do escritor Vargas Llosa) segue à risca este conselho e fixa-se nos detalhes. Planos detalhe de orelhas, olhos, lábios, braços e pernas compõem uma gramática cinematográfica muito peculiar que constrói, em conjunto com a trama, um clima intrigante, cheio de sensualidade e mistério ao tratar da relação de duas mulheres – duas jovens mães, e o quanto são capazes de proteger seus filhos.
Amanda e Carola, fascinação mútua numa relação cheia de luz, sombras e reflexos.Llosa mescla fenômenos sobrenaturais, denúncia ambiental e uma estrutura que desvela a trama aos estilhaços como num thriller policial, para criar um filme um tanto diferente, onde tudo, desde a esplendorosa fotografia de composições absurdamente meticulosas e luz genial até a história narrada, estão à serviço do clima. Isso lembra um pouco o cinema de outra diretora sul americana, Lucrecia Martel. Esse clima não mantém sua força ao longo de todo o filme, ele perde impacto quando o peso do thriller se sobrepõe à fascinante intimidade criada entre Amanda e Carola e o fio invisível, que deveria ligar todos esses elementos ao final, falha em amarrar perfeitamente o filme. Mesmo assim é uma obra que apresenta muita qualidade nas ideias cinematográficas e filosóficas, como a reflexão de Amanda sobre a distância do socorro – o elo que prende uma mãe a seu filho e a noção de que criamos, sem perceber, um mundo cheio de ameaças para nossos rebentos.
O Fio Invisível é uma adaptação do livro Distancia del Rescate da escritora argentina Samanta Schweblin, que escreveu o roteiro junto com a peruana Claudia Llosa. As atrizes protagonistas são a espanhola Maria Valverde (Amanda) e a argentina Dolores Fonzi (Carola). O filme foi rodado no Chile e finalizado na Espanha. Os EUA também compõem essa coprodução internacional através da Netflix.


