Todo Vá Estar Bien

Série criação e direção de Diego Luna – México – 2021
Todo Vá Estar Bien é uma comédia cujo humor e ritmo lembram Club de Cuervos, outra série mexicana frenética de sátira mordaz. Isso, porém, só nos episódios iniciais. A partir de certo momento, o espectador se dá conta que a comédia virou um drama e o assunto é sério. Para mim a ficha caiu quando Idália, a empregada do casal, praticamente um membro da família, é levada pela polícia como suspeita do sequestro da filha. Essa virada no gênero é um dos aspectos interessantes da série de trama super bem articulada e diálogos inteligentes.
Se o olhar satírico de Club de Cuervos recai sobre o universo futebolístico, Todo Vá Estar Bien aborda o universo das relações familiares, com foco especial na instituição matrimônio. No bojo desse universo entram temas atuais como machismo, feminismo, assédio e o abismo social, num mundo em constantes mudanças. Um dos pontos altos das situações urdidas na trama é a terapia de grupo (tipo Alcoólatras Anônimos) para homens machistas. A ideia é genial, algumas dinâmicas e “procedimentos” são hilariantes.

A primeira temporada tem oito episódios de trinta minutos que parecem quinze. A edição se destaca não só pelo ritmo, mas também pela estruturação da narrativa. No meio de tantas qualidades houve algo que me incomodou, a consciência de estar assistindo a um programa, a um show. Os personagens não geram aquela identificação que nos conduz para uma imersão incondicional. Não é pelo trabalhado dos atores, que é ótimo, mas há algo na construção dos personagens e mesmo no cuidado impecável com cenários e figurinos e talvez até nos diálogos inteligentes que cria certa artificialidade. Se a série fosse uma comédia escrachada do início ao fim talvez isso passasse batido, mas quando ela pende para o drama, a leveza dos personagens e das soluções parece fora de sintonia com o peso dos conflitos. Não é um problema grave. A obra, apesar disso, é um bom entretenimento que provoca importantes reflexões, mas poderia ser mais genial ainda se nos arrebatasse totalmente na sua viagem. Como o final remete à uma segunda temporada, é possível que isso seja sanado e então, como indica o título, tudo vai ficar bem.


