Tipos de Liderança
Liderança Transacional: Neste tipo de liderança, o gestor se comporta como chefe e não como líder. Suas táticas são pautadas principalmente pela obediência às regras e cumprimento das metas estabelecidas, além de seguir a ideia de recompensa proporcional ao desempenho. Esse é um gestor que não se preocupa em compreender as motivações de sua equipe ou em antecipar-se aos problemas, ele apenas segue o fluxo e cumpre demandas.
Liderança transformacional: o papel do líder é de inspirador de seus subordinados, onde o líder busca que seus liderados transcendam seus objetivos pessoais em benefício da organização!
Modelo sistêmico: A base do modelo são a confiança, comunidade e sentido; a orientação gerencial é cuidado e compaixão; a orientação para os funcionários são a independência psicológica; os resultados psicológicos para os funcionários é a auto-motivação; as necessidades dos funcionários que são satisfeitas são de ampla variedade; e os resultados do desempenho são paixão e compromisso com as metas organizacionais.
Modelo apoiador: A base do modelo é a liderança; a orientação gerencial é o apoio; a orientação para os funcionários é o desempenho no cargo; os resultados psicológicos para os funcionários é a participação; as necessidades dos funcionários que são satisfeitas são as de status e reconhecimento; e o resultado do desempenho são desejos despertados.
Modelo protecionista: A base do modelo são os recursos econômicos; a orientação gerencial é o dinheiro; a orientação para os funcionários é a segurança e os benefícios; os resultados psicológicos para os funcionários é a dependência da organização; as necessidades dos funcionários que são satisfeitas são as de segurança; e o resultado do desempenho é cooperação passiva.
Modelo colegiado: A base do modelo é a parceria; a orientação gerencial é o trabalho em equipe; a orientação para os funcionários é o comportamento responsável; os resultados psicológicos para os funcionários é a autodisciplina; as necessidades dos funcionários que são satisfeitas são as auto-atualizações; e o resultado do desempenho é entusiasmo moderado.
Modelo autocrático: A base do modelo é o poder; a orientação gerencial é a autoridade; a orientação para os funcionários é a obediência; os resultados psicológicos para os funcionários é a dependência do chefe; as necessidades dos funcionários que são satisfeitas são as de subsistência; e o resultado do desempenho é mínimo.
Questão recente sobre o tema:
CESGRANRIO (2019), Órgão: UFRJ, Cargo: Assistente em Administração
O gerente de um departamento de empresa presta atenção às preocupações e às necessidades de desenvolvimento de seus liderados e acaba por modificar a maneira com que eles lidam com as diferentes situações. Com isso, esse gerente ajuda os liderados a pensarem nos problemas da organização de forma diferente e gera entusiasmo suficiente para que o grupo dê o máximo de si na busca por atingir os objetivos da organização.
No tocante à abordagem de liderança, esse gerente é classificado como líder
(d) transformacional.
Exemplo de imagem:
[image error]
Acompanhe a minha conta do Pinterest para receber periodicamente imagens com dicas.
Estude até mesmo nos momentos que estiver de bobeira.
Abraço!