Como Fixar e Memorizar um Assunto com Eficácia
Na maior parte do tempo quando alguém se prepara para uma prova, sabe-se que muitas das vezes o esforço não é o suficiente. É frustrante estudar todo o conteúdo de um assunto para um exame e depois de uma semana dar aquele famoso “Branco”. Por isso, existem algumas técnicas e estratégias simples, mas eficazes que vão ajudar a fixar o conteúdo de um assunto estudado com mais facilidade. Aqui vai algumas dicas preciosas que podem sanar esse problema. Vale destacar, que só irá ter resultado se praticá-las repetidas vezes.
1- Explique ou anote para outra pessoa ou para si: Você retém 90% do que você aprendeu quando ensina a alguém ou explica a você mesmo. Quando você tentar explicar pra si mesmo, finja que tem alguém do seu lado, fale com o espelho ou então tente explicar o assunto que você aprendeu para alguém. A partir do momento que começar a explicar, no decurso da explicação, pode ser que ocorra alguma “travada” ou dificuldade na explicação. É justamente, nesse ponto que se apresentou como obstáculo, que você deverá melhorar e tentar entender melhor. Quando você explica, torna-se mais fácil identificar qual é a parte do conteúdo que não está sendo entendida.
2- Anote o que não entendeu: Depois de aplicar o que foi falado no item 1, escreva em uma folha ou em um bloco de anotações, quais partes você teve dificuldade em expressar com mais clareza ou que ocorreu a trava. Utilize uma palavra, expressão ou uma pequena frase para isso. Em seguida, tire suas dúvidas, pesquise se for necessário e reveja o conteúdo dando mais ênfase à parte que você teve mais dificuldade em explanar. Quanto mais você cometer erros ao explicar (e ir sanando esses gargalos), mais estará perto de absorver o assunto com êxito.
3- Não tenha preguiça: Parece engraçado isso, mas quem “nunca”
ficou com preguiça de ver aquela palavra que não sabia o significado no dicionário, mas mesmo assim deixou pra depois (e esqueceu). Pois é, esses pequenos detalhes podem fazer a diferença na compreensão da matéria estudada. Portanto, tenha um dicionário, pesquise palavras e expressões que não souber. Isso vai ajudar a interpretar melhor a ideia a ser aprendida. Pesquise vídeos, explique ou escreva em um caderno de rascunho o que souber sobre o assunto. A preguiça muitas vezes é um motivo que atrasa consideravelmente a compreensão do assunto estudado.
4- Revise o assunto em período intermitente: revisar os assuntos assim que aprendeu, vai te transmitir a sensação de uma ótima compreensão do conteúdo do assunto. Isso ocorre porque o assunto ainda está fresquinho na sua memória. Segundo o psicólogo do século XIX, Hermann Ebbinghaus, a lembrança instantânea tem 100% de retenção de informações. Porém, apenas uma hora depois, você pode se lembrar de apenas 44% do que leu. Para melhorar o desempenho da sua memória na hora de uma prova, por exemplo, é necessário utilizar a repetição espaçada para evitar o esquecimento. A repetição espaçada consiste em aplicar um conteúdo estudado em diferentes períodos. Assim que aprender um conteúdo, revise no mesmo dia, depois de 7 dias, depois de um mês. Fica a seu critério, o importante é encontrar um método de revisão que você se identifique. Pode ser uma revisão diária também.
Espero ter ajudado.
Bons estudos!

[image error]