Dicas para Ajudar a Memorizar os Assuntos de Provas
Olá, pessoal. Sei que existe muita informação que precisa ser memorizada, então vamos direto às dicas.
#1 – Envie lembretes ou alertas para si mesmo:
[image error]
Anote no calendário ou use o lembrete do celular para apitar quando for revisar pela próxima vez o mesmo assunto. Isso vai te deixar mais tranquilo, sabendo que será lembrado, sem problemas. Tenha o hábito de fazer uma lista do que será feito no dia, além de melhorar sua organização, combate, em parte, a procrastinação. Pode-se procrastinar também por ter esquecido. Por isso, use alguma ferramenta que te ajude a lembrar: uma agenda, calendário ou despertador do celular, inserir numa lista do que tem que ser feito na sua rotina diária.
#2 – Alie-se aos aplicativos
[image error]
Hoje em dia existem vários aplicativos que podem ajudar na memorização e organização dos conteúdos. A versão gratuita desses aplicativos é ótima para estudantes. Alguns exemplos:
Anki
É um ótimo aplicativo gratuito para quem deseja revisar através de flashcards (cartões de memória). É muito útil principalmente quando se deseja memorizar e revisar várias vezes algum conteúdo de estudo. Estará utilizando a técnica do espaçamento. Você pode construir os cartões e em seguida ir revisando de acordo com seus critérios e suas necessidades (o aplicativo possui um excelente algoritmo que determina o dia de cada revisão, com base em sua dificuldade naquele cartão específico).
Pomodoro Timer
A técnica pomodoro ajuda o estudante a administrar/cronometrar o tempo durante o processo de memorização e revisão de cada conteúdo. Existe o aplicativo pomodoro e também vídeos no Youtube com cronômetros que, com certeza, poderão te ajudar a gerir o tempo de acordo com a necessidade de revisão de cada assunto. No aplicativo terá um tempo controlado para fazer suas tarefas com algumas pausas de descanso (geralmente são 25 min de estudo para cada 5 min de descanso, com pausas maiores a cada grupo de 4 ciclos estudados – mas pode ser customizado). Vale a pena utilizar esse aplicativo durante seu dia de estudo, revisão ou qualquer outra atividade que necessite gerir bem o tempo.
StudyBlue
A versão deste aplicativo é gratuita. Sua utilização é semelhante a funcionalidade do Post-it. Pode servir também como um caderno. Esses pequenos post-its podem ajuda-lo(a) na hora de escrever pequenos esquemas simples e resumos em tópicos, ajudando a memorizar tudo que precisa. Uma de suas vantagens é poder com um clique ter seus resumos guardados, sem ficar preocupado em acumular pilhas de papéis ou até mesmo esquecê-los.
Self Control
Um dos fatores essenciais para memorizar e entender os assuntos de maneira mais facilitada é a concentração. Sem ela, fica difícil memorizar algum conteúdo com êxito. Portanto, a proposta do aplicativo Self Control é minimizar as distrações quando estiver na internet, ajudando a bloquear seu acesso a sites e redes sociais por um tempo determinado.
Google Drive
Este aplicativo serve para armazenar, acessar e compartilhar suas pastas e arquivos. Existem várias vantagens em se utilizar essa ferramenta para os estudos: é gratuito, pode ser acessado pelo seu computador ou por meio de qualquer dispositivo móvel e controlar como esses arquivos serão compartilhados, existe segurança (documentos são guardados na nuvem e não no computador ou qualquer outro dispositivo), é compatível com todos os sistemas operacionais, simples para se utilizar, a variedade de ferramentas disponíveis, opção de acesso e edição offline dentre outras.
OneNote
Funciona como bloco de anotação digital. Ajuda muito a organizar seus estudos, resumos e ideias. Têm uma estrutura bem organizada. Caso você queira estudar várias matérias, você pode dividi-las por bloco de anotações, seção e páginas. A organização é uma característica notória no OneNote, torna o processo de estudo mais eficiente; É pratico, pois já salva automaticamente os arquivos que você anota; A interface dele é simples, atraente e organizada; compatível com os tipos de arquivos mais comuns; vários usuários podem trabalhar utilizando o mesmo OneNote; pode ser conectado ao computador e a outros dispositivos móveis.
#3 – Tenha Organização
[image error]
Hoje em dia existem vários aplicativos gratuitos que podem ajudá-lo a organizar mais seu processo de estudo como Google Agenda, Wave Calendar, My personal agenda. Sem organização o processo de estudo, torna-se mais lento e demorado. Ter uma agenda pode te trazer mais segurança e tranquilidade. Isso evita que você se sinta perdido em relação ao material a ser estudado.
#4 – Utilize Técnicas de Memorização
[image error]
O excesso de informações e estímulos nos deixam cada vez mais com tendência a distrações. O que fazemos com uma parte dessas informações? Simplesmente salvamos quase tudo nos dispositivos móveis, os quais passam a funcionar como uma espécie de “segundo cérebro”. Nesse contexto, o maior desafio é memorizar conteúdos algumas vezes bem extenso que requerem um bom desempenho da nossa memória. Por isso, hoje em dia, utiliza-se várias técnicas para agilizar o processo de memorização. Dentre essas, estão os chamados mnemônicos. São bem úteis, principalmente, para quem costuma estudar para provas de concursos e vestibulares. Aqui abaixo estão alguns exemplos de mnemônicos que podem facilitar sua memorização:
Palácio da memória
Essa técnica de memorização é também conhecida como técnica Loci. É adequada para lembrar de informações simples que precisam ser recuperadas como tópicos de um assunto, listas, datas, nomes. Funciona através da associação do assunto a lugares ou imagens específicas. Você pode atribuir os tópicos dos assuntos que você deseja gravar a cada objeto de algum cômodo da sua casa. Pode ser também algum lugar que você costuma visitar com frequência. Ela ajuda o seu cérebro a categorizar os itens que deseja memorizar. Para recuperá-lo posteriormente, basta apenas lembrar do ambiente e do nome que você ligou a cada objeto do cômodo.
Músicas e Rimas
A música é um poderoso mnemônico, pois fornece uma estrutura para informações e incentiva a repetição. É muito mais fácil lembrar uma música cativante do que lembrar uma longa sequência de palavras ou letras, como a senha da sua conta bancária. Já as rimas são semelhantes aos mnemônicos da música. Quando o final de cada linha rima, ele cria um padrão de música que é fácil de lembrar
Chunking
Chunking é outro dispositivo mnemônico que pode tornar grandes quantidades de informações mais fáceis de serem lembradas. Funciona porque nosso cérebro está preparado para procurar padrões e fazer conexões. O principal aspecto que faz essa técnica funcionar é agrupar as coisas com base na codificação semântica, o que significa que as coisas são colocadas em grupos de acordo com o contexto ou padrão. Você pode agrupar itens da sua lista de compras por corredor, por exemplo, ou procurar conexões entre eventos em um determinado período.
Para colocar isso em prática, você pode agrupar palavras do vocabulário para um novo idioma que está aprendendo por tópico, organizar itens em uma lista pela categoria ou espécie a qual esse item pertence, ou associar itens ao todo maior que eles puderem estar envolvido por exemplo, maçãs, massa de torta, açúcar, manteiga = torta de maçã).
Mapas mentais
Os mapas mentais são mais conhecidos por seu benefício em aumentar o pensamento criativo, mas podem ser usados para aprender novas informações ou simplesmente organizá-las de maneira mais coerente. É uma maneira muito mais tangível de organizar assuntos grandes e complexos em categorias visuais distinguíveis.
Comece anotando o tópico ou ideia central que você está tentando lembrar no papel, de preferência expresso por uma ou duas palavras.
Prossiga conectando-o a subtópicos com linhas simples, conforme elas se relacionam. Quanto mais longe você estiver do tópico principal, mais detalhadamente ele ficará.
#5 Utilize mais Técnicas de Memorização, Crie Acrônimos, acrósticos e encadeamentos:
[image error]
Os acrônimos são palavras representadas por letras que carregam outras palavras dentro de si.
Por exemplo, quais são os princípios fundamentais da República federativa do Brasil?
Resposta: Art. 1º – A República Federativa do Brasil, formada pela união indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado democrático de direito e tem como fundamentos:
I – a soberania;
II – a cidadania;
III- a dignidade da pessoa humana;
IV- os valores sociais do trabalho e da livre iniciativa;
V- o pluralismo político;
Mnemônico:
Fundamentos da RFB:
So-Ci-Di-Va-Plu ou SoCiDiVaPlu
Os acrósticos são frases formadas por palavras em que a primeira letra de cada uma dessas palavras é a dica para recuperar o que se deseja memorizar.
Por exemplo, quais são os Princípios implícitos do direito administrativo?
Resposta: Presunção de legitimidade, razoabilidade, indisponibilidade do interesse público, motivação, continuidade do serviço público, especialidade, supremacia do interesse público e autotutela.
Para facilitar, o autor deste acróstico criou a palavra Primcesa (com M mesmo). É possível notar palavra princesa está errada, mas nesse caso o objetivo é memorizar o assunto.
P = Presunção de legitimidade
R = Razoabilidade
I = Indisponibilidade do interesse público
M = Motivação
C = Continuidade do serviço público
E = Especialidade
S = Supremacia do interesse público
A = Autotutela
Encandeamentos
Os encadeamentos consistem em gravar palavras ou expressões dentro de um contexto através de frases narrativas. O objetivo é fazer com que a lembrança de cada palavra citada na frase atraia a memória as outras palavras que estão na mesma frase.
Por exemplo, quais são as condições de elegibilidade segundo a CF/88?
Resposta:
Art. 14.
§ 3º São condições de elegibilidade, na forma da lei:
I – a nacionalidade brasileira;
II – o pleno exercício dos direitos políticos;
III – o alistamento eleitoral;
IV – o domicílio eleitoral na circunscrição;
V – a filiação partidária;
VI – a idade mínima de:
a) trinta e cinco anos para Presidente e Vice-Presidente da República e Senador;
b) trinta anos para Governador e Vice-Governador de Estado e do Distrito Federal;
c) vinte e um anos para Deputado Federal, Deputado Estadual ou Distrital, Prefeito, Vice-Prefeito e juiz de paz;
d) dezoito anos para Vereador.
[image error]
Imagem retirada do canal do Professor Marco Miguel no YouTube.
Espero que essas dicas tenham sido úteis.
Só lembrando que você pode acessar dezenas dos meus livros gratuitamente caso seja assinante do Kindle Unlimited, ou comprá-los por preços muito baixos (a partir de R$ 1,99).
[image error]
Bons estudo e até a próxima, pessoal!