Ontem,…
…instalei um software gratuito bastante interessante chamado “Stellarium”, que é uma espécie de planetário. Basicamente, após a instalação, pode-nos dar a configuração do céu em qualquer dia, a qualquer hora, em qualquer local.
Instalei-o porque queria ver se este software conseguia fazer algo para o qual não foi, infelizmente (mas também ninguém previa que houvesse um maluco como eu), previsto pêlos programadores!
No entanto, a minha companheira de vida apanha-me a olhar para as estrelas e constelações e planetas e galáxias e nebulosas e perguntou-me o que era aquilo.
E eu respondi.
Ela olhou logo para mim e disse:
-Quer dizer que conseguimos ver onde estão os astros à hora do nosso nascimento?
-E porque cargas de água é que quererias fazer isso?
-Cartas astrológicas…
Ri-me!
-Tu tens noção que isso é a maior treta que te podem querer enfiar pêlos olhos adentro?
-Mas porque é que achas isso?
-Qual é o teu signo solar? (pergunta de retórica, claro que eu sei)
-É carneiro!
-E o teu ascendente? (para quem não sabe é o signo lunar – e não, não fazia a mínima ideia)
E ela lá respondeu.
-E o que é que os define?
-A data de nascimento?
-Não! O que define o signo solar é a ultima constelação visível no ponto onde o sol nasce, mesmo antes de nascer, na tua data de nascimento. Já o teu signo lunar é a casa ocupada pela lua à hora do teu nascimento. Assim sendo, vamos lá ver…
Alterei a hora para o dia do nascimento dela para antes do nascer do sol e ela ficou a olhar para mim meio atordoada.
-Mas onde é que está a constelação do carneiro?
-Ali ao lado. Como podes ver, o sol nascia em Peixes. Logo o teu signo não é carneiro é peixes!
-Mas como?
-Existe uma coisa chamada processão dos equinócios. Sabes que a terra está ligeiramente de lado em relação à translação que faz em volta do sol. Isto não causa só o facto de te dar a ilusão do sol rodar pelas doze casa do Zodíaco, cada uma com 30º de amplitude (30 X 12 faz os 360º da circunferência) mas também faz com que o eixo vá oscilando lentamente, um grau a cada 72 anos. A cada 2160 anos completam-se os trinta graus da casa do Zodíaco. Nessa altura, no equinócio da Primavera o sol deixa de nascer num signo e começa a nascer noutro. Mas, ao contrário da passagem dos signos durante um ano que começa em carneiro, vai para touro e etc, estas passagens dão-se em sentido inverso. Quando a astrologia foi inventada, há uns quatro mil anos, estávamos na era de carneiro porque o sol no dia 20 de Março nascia na constelação de carneiro. Entretanto, por volta do nascimento de Cristo, o sol passou para peixes onde tem estado até agora, embora esteja prestes a passar para a era de aquário. Daí se falar tanto nisso da passagem para a era de aquário.
-Mas então isso quer dizer que os signos estão errados há 2000 anos?
-Yep, e prestes a estar ainda mais errados. Se qualquer astrólogo da treta te diz que és carneiro, já não merece sequer que se ouça o resto que tem para dizer…
…e não digas a mais ninguém que és carneiro! És peixes e sempre foste. Lá porque esta gente está desactualizada, o problema é deles…
Espero que esta pequena conversa possa ajudar os crentes ou até os meros curiosos a perceber uma coisa: este pessoal que vende a astrologia e as previsões do futuro, estes charlatães que nem sabem sequer olhar para o céu para saber do que falam, nunca vos poderão dizer nada acerca do vosso passado ou futuro além de generalidades da treta…
Eu pessoalmente preferia acreditar que o meu futuro está escrito nas folhas de chá! Pelo menos essas estariam actualizadas e não 4000 anos desfasadas…
…mas, cada um sabe de si!
Published on November 02, 2016 03:57
No comments have been added yet.