Há uns bons tempos atrás,…



…em que eu tinha disponibilidade para ler tudo o que se me atravessava à frente dos olhos, li um livro assim do género dos da Margarida Rebelo Pinto, mas em bom, de uma autora americana, cujo nome já não me lembro, e cujo título era qualquer coisa como “Wednesday’s erotica club”!
Como seria de esperar, o livro não era espectacular e andava à volta de um grupo de mulheres entediadas num escritório que fazem uma espécie de clube de literatura erótica nas suas horas de almoço de quarta-feira. Como é óbvio, as relações entre elas, até aí estritamente laborais, eram de cortar à faca.
Mas o livro conta a história de como as relações se vão estreitando, de como se vão tornando amigas, até ao ponto de serem íntimas e finalmente quase família umas das outras. Acompanha também o percurso de cada uma delas, a auxiliar de escritório sem educação e aparentemente burrinha que teve uma vida de merda numa família disfuncional e que só quer sair da vida que tem, até à herdeira rica que trabalha por não ter mais nada que fazer mas a a quem a vida também não corre assim tão bem!

No fundo foi um livro que me surpreendeu. Tem muito pouco de erótico, o que logo à partida foi uma surpresa mas uma história que flui agradavelmente! Não é uma obra-prima, não nos faz mergulhar na metafísica, mas distrai.
Que eu saiba não foi editado fora dos Estados Unidos.

E porque é que vos falo do raio do livro que nem sequer podem encontrar numa livraria?

Mandei uma mensagem à autora no Goodreads. Agradeci-lhe os bons bocados que me fez passar enquanto lia o livro.

Foi giro receber uma resposta num Português macarrónico (por baixo ela explicou depois, em inglês, que tinha um amigo Brasileiro e lhe pediu para escrever a resposta, mas o brazuca já devia estar nos “States” há mesmo muito tempo…) a agradecer a mensagem e completamente surpreendida por ter sido lida do outro lado do Atlântico.
Mas as duas últimas frases da resposta, em inglês, disseram mais que o Português macarrónico:

“You made my day! Thank you!”

Às vezes basta uma pequena coisa para termos o dia ganho…

 •  0 comments  •  flag
Share on Twitter
Published on March 16, 2016 07:31
No comments have been added yet.