A Última Solidão Quotes

Rate this book
Clear rating
A Última Solidão A Última Solidão by Carmen Garcia
441 ratings, 4.66 average rating, 87 reviews
A Última Solidão Quotes Showing 1-7 of 7
“O mundo está cheio de velhos. Dos que já o são e dos que o seremos um dia. E nós aqui andamos, fazendo de conta que ali, do outro lado do muro, a velhice não nos espreita enquanto se esforça por driblar a morte.
Mas sabem o que é que nos rebenta de verdade?
A certeza de que a mesma velhice que repudiamos é a nossa maior esperança. A certeza de que a pele de agora, mais ou menos lisa, gritará vitória se chegar a ser marcada pelas rugas que não são mais do que linhas do tempo. Do que já vivemos e do que nos resta.”
Carmen Garcia, A Última Solidão
“A velhice, aquela da qual todos fugimos, mas à qual todos desejamos chegar, pode ser boa se nela existirem amor e respeito. A velhice só é negra quando profundamente marcada pela solidão.”
Carmen Garcia, A Última Solidão
“Vi morrer demasiados Chicos. Tenho um cemitério pessoal do tamanho de uma herdade. E nem sempre me lembro de todos eles, mas lembro-me sempre daquilo que me ensinaram.”
Carmen Garcia, A Última Solidão
“O grau de evolução de uma sociedade também se avalia pela forma como trata os seus mais frágeis. E uma sociedade que não luta pelos direitos de quem já perdeu as forças de lutar não merece muito mais que nada.”
Carmen Garcia, A Última Solidão
“A seguir, vou contar-vos histórias de pessoas. As pessoas que a voz embirrante da minha professora ainda me pede para nunca deixar de ver. As pessoas que também quero que vocês vejam. As pessoas que temos que urgentemente tirar da invisibilidade. Até porque elas estão agora no lugar para onde nos dirigimos. E cabe a cada um de nós tornar esse lugar menos difícil de se estar.”
Carmen Garcia, A Última Solidão
“Não existem lares perfeitos. Mas existem muitas coisas que podem ser mudadas. E o primeiro passo para que isso aconteça é mudar a forma como olhamos para a velhice. É que, não me lixem, a maioria de nós não gosta de ser confrontada com a velhice porque isso estraga a narrativa mental da eterna juventude que tanto gostamos de alimentar e acaba por confrontar-nos com a nossa própria mortalidade. Então, fingimos que não percebemos e agimos como se não fosse nada connosco. Mas é.”
Carmen Garcia, A Última Solidão
“Em Portugal, é uma merda ser-se velho. O nosso país não está preparado para honrar quem o antecedeu, os nossos lares continuam parados no tempo e presos a um conceito que não dignifica os seus utentes e, desgraçadamente, vejo pouco interesse em mudar práticas que são pouco mais do que uma abominação.”
Carmen Garcia, A Última Solidão