Corpo a corpo (Coleção Oduvaldo Vianna Filho) Quotes

Rate this book
Clear rating
Corpo a corpo (Coleção Oduvaldo Vianna Filho) (Portuguese Edition) Corpo a corpo (Coleção Oduvaldo Vianna Filho) by Oduvaldo Vianna Filho
4 ratings, 3.75 average rating, 2 reviews
Corpo a corpo (Coleção Oduvaldo Vianna Filho) Quotes Showing 1-2 of 2
“O que nós somos? Nós não somos porra nenhuma, somos é explorados. Diariamente tiram tudo da gente. Então esta descoberta do subdesenvolvimento a classe dominante tem que tomar conhecimento dela diariamente. Tem que saber dela. O instrumento que ela usa, publicidade, ao mesmo tempo é deformante; a matéria-prima da publicidade, a matéria-prima da classe dominante hoje em dia, é a insatisfação. Você ser classe dominante é ao mesmo tempo ter que promover a insatisfação. É verdade que um determinado tipo de insatisfação. Você não poder mais ser letárgico, não poder mais ser cabisbaixo e aceitante, mas ter que ser interventor, cria muitas contradições e muitas fissuras dentro do processo das classes dominantes e dos processos culturais, o processo em geral, da sociedade subdesenvolvida e do Brasil em particular. Eu acho que é nessas fissuras, nesses rachas, nessas incoerências, nessas incongruências, que o intelectual deve atuar e desenvolver seu trabalho.”
Oduvaldo Vianna Filho, Corpo a corpo (Coleção Oduvaldo Vianna Filho)
tags: teatro
“Então é preciso embrutecer essa sociedade de tal forma, que aí eu acho que realmente só o refinamento dos meios de comunicação, dos meios de publicidade, de um certo paisagismo urbano, que disfarça a favela, que joga, que esconde as coisas ao mesmo tempo, a volúpia do luxo, da grande construção, das belas vivendas – tudo isso é que pode transformar o homem numa pessoa interessada não na sociedade brasileira, mas em quantos metros quadrados tem o apartamento dele em relação ao vizinho. A sociedade brasileira está sendo um pouco reduzida a isso: à ambição individual da ascensão social como um valor supremo reduzido num setor muito pequeno.”
Oduvaldo Vianna Filho, Corpo a corpo (Coleção Oduvaldo Vianna Filho)
tags: teatro