Reféns das Próprias Emoções Quotes

Rate this book
Clear rating
Reféns das Próprias Emoções Reféns das Próprias Emoções by João Carlos Melo
158 ratings, 4.55 average rating, 23 reviews
Reféns das Próprias Emoções Quotes Showing 1-3 of 3
“Quando alguns psiquiatras dizem que as perturbações da personalidade não são doenças, não estão apenas a constatar o que está contemplado no DSM. Estão também a assumir uma posição. Estão, por palavras diferentes, a dizer que elas não têm categoria ou estatuto para serem consideradas verdadeiras doenças. E se não o têm, então são o parente pobre da psiquiatria porque a missão tradicional desta especialidade médica é tratar doenças.”
João Carlos Melo, Reféns das Próprias Emoções
“Esta hipótese (a de Edward Shorter) admite que cada sociedade ou cultura oferece e facilita a expressão de alguns (mas não de outros) sintomas. Ou melhor "selecciona" os comportamentos ou sintomas pelos quais o sofrimento psicológico se pode exprimir.”
João Carlos Melo, Reféns das Próprias Emoções
“No entanto, a ênfase continua a ser nas emoções negativas. Talvez a razão subjacente seja a que repousa sobre o pressuposto de que, resolvidos os problemas, cada pessoa será capaz de, natural ou automaticamente, fazer o melhor uso delas. O problema é que isso não é verdade. As emoções positivas precisam de ser identificadas, reconhecidas e desenvolvidas.”
João Carlos Melo, Reféns das Próprias Emoções