Contra mim Quotes
Contra mim
by
Valter Hugo Mãe1,207 ratings, 4.15 average rating, 130 reviews
Contra mim Quotes
Showing 1-22 of 22
“Ando, a vida inteira, sobretudo à caça de satisfação para uma angústia constante que se prende a tudo, a ter e não ter, sentir que nunca nada está completo, que nunca tempo algum é suficiente. Falta-me tempo, quero mais, e quero gente e quero corresponder, pertencer genuinamente a cada lugar e melhorar os lugares e melhorar tudo, e ser um pouco feliz no meio de tanta coisa, tanta coisa que nem entendo, não chego a conhecer, não sou sequer inteligente o bastante para as aventuras todas. E digo angústia porque fica no ar um lado mais existencial e filosófico do que a constatação sempre tão violenta da tristeza, alguma tristeza, e a vida faz-se de andar entre alguma tristeza e procurar saída.”
― Contra mim
― Contra mim
“Não entender é também fundamental para a paixão.”
― Contra mim
― Contra mim
“O que queres ser quando fores grande. Feliz. Já tinha querido ser bombeiro, polícia, santo, padeiro e professor. Subitamente, parecia-me a felicidade melhor do que uma profissão.”
― Contra mim
― Contra mim
“Só se é quando nos escolhem, quando nos aceitam”
― Contra mim
― Contra mim
“Li os poemas como espreitando para dentro da escuridão, onde ínfimas luzes procuravam sugerir caminho. (…) Por mais detidas que estivessem as palavras na impressão do livro, nada ali se permitiria capturar. Eu ia como à pressa, e mais sinuosas e inalcançáveis se tornavam as imagens, que podiam ser sempre outras, sempre outra expressão e outro sentido. Como se o poeta fosse outro poeta de que nem soubéssemos o nome.”
― Contra mim
― Contra mim
“A certeza de que as palavras respondiam à minha natureza estava há muito definida. As palavras haveriam de ser o alimento e a saúde, haveriam de ser o futuro. Haveriam de ser a família quando nem a família pudesse estar presente, pudesse entender ou lembrar”
― Contra mim
― Contra mim
“Morrer-nos alguém são mil anos de leituras. Carregamos nossos mortos importantes como uma biblioteca de ciências cultas, uma infinidade de sabedorias que só se aprendem assim. Quem ainda não ama seus mortos não se educa de modo nenhum para este conhecimento específico. Não acede a uma erudição natural. Se é uma sorte amar apenas os vivos, é também o lado exterior do mistério.”
― Contra mim
― Contra mim
“fiquei com a ideia de que alguns textos demoram anos a deixarem-se ler, como animais selvagens que não conseguimos caçar e muito menos domar. Animais em permanente fuga, sem dono. Alguns textos não se domesticam porque não se habituam às pessoas. São sempre de uma natureza diferente, como se escritos para propósitos além do humano. Fogem-nos e talvez nos ferrem as mãos se lhes passarmos os dedos pelas páginas tão aparentemente quietas.”
― Contra mim
― Contra mim
“existir é pura maravilha. Com o seu inesperado e tanto susto, a vida é a oportunidade da maravilha.”
― Contra mim
― Contra mim
“Ser, de todo o modo, é bem distinto de fazer.”
― Contra mim
― Contra mim
“Quando a tia Milinha me perguntava por pecados, eu não confessava nada. Mas prometia nunca mais voltar a errar. E ela aceitava que eu lhe dissesse assim. Passava a mão pela minha cabeça e dizia que as crianças não têm pecados. São por aprender. Não sabem da maldade. Sorte a das crianças para sempre. Ser criança ou mais nada, para sempre, era a evidente solução”
― Contra mim
― Contra mim
“Eu, por um comportamento irrepreensível, furtava-me a ser visto como criança em muitos momentos e já brincava quase só com palavras. Acreditavam até que eu tinha uma alma velha. (…) Não era verdade. Apenas me seduziam os assuntos graves. Não os conseguia ignorar. Ser feliz, para mim, implicava a questão da tristeza.”
― Contra mim
― Contra mim
“A minha mãe perguntou se eu não gostaria de aprender a guardar as coisas de dentro da cabeça. (…) as coisas de pensar. Tu tens de aprender a guardar as coisas de pensar. Se souberes escrever, as folhas de papel serão caixinhas onde podes arrumar com palavras tudo aquilo que não queres esquecer.”
― Contra mim
― Contra mim
“As palavras eram joias. Ouvir as minhas tias à conversa era apanhar dinheiro que lhes caía boca fora. Eu só descia ao sono por exaustão. Nunca por ser rico o suficiente.”
― Contra mim
― Contra mim
“Soube sempre que meu mundo era afectivo. Quero dizer, o que eu sabia era sobretudo gostar de alguém. Aquilo que o meu avô valorizava na criança que ali via, o empenho colocado em gostar de alguém. Toda a sabedoria deveria resultar na pura capacidade de amar e cuidar de alguém. Não era o mais esclarecido dos meninos mas, àquele tempo, ainda tinha o mais limpo dos corações. Coisa que se suja pelos anos.”
― Contra mim
― Contra mim
“Sempre nos rimos do modo como namoraram os meus pais, verdadeiro estilo romântico, cheio de pudor e meninice, sem muitos toques, mais a brincar aos cucos na janela do que encarados sem equívoco.”
― Contra mim
― Contra mim
“Estamos sempre à procura das nossas grandes crianças. Essas que começámos por ser e que se tornam paulatiamente inacessíveis, como irreais e até proibidas. Crianças que caducaram, partiram, tantas por ofensa, tantas apenas por esquecimento. Dizíamos que deixarmos de saber delas é pousar o presente e ensaiar erguer o futuro, no amplo vazio. A criança que não regressa é uma falta de saúde do tempo. Uma enfermidade que aguarda de qualquer maneira.”
― Contra mim
― Contra mim
“Para mim, não se tornara claro que aquilo que escrevera a vida inteira era da família dos livros. Não estabeleci qualquer relação. Meus poemas e minhas histórias não tinham vocação para edição. Eram conversas com minha própria personalidade e não se motivavam senão pelas emoções inexplicadas. Estavam como acontecimentos da solidão e do bulício pessoal.”
― Contra mim
― Contra mim
“Naquela altura, secretamente, sempre grato por assistir mais do que existir, eu acalentava o desejo de ganhar verdadeiramente vocação. Haveria de maturar para uma utilidade. Eu haveria de ser capaz de ajudar os que sofriam. Pouco ou muito, mudaria o mundo.”
― Contra mim
― Contra mim
“Acreditava em Deus por assombro e gratidão. Eu acreditava em Deus porque estava grato e necessitava de ter alguma figura a quem corresponder nesse sentimento arrebatado que vinha da oportunidade de existir. Que, por muitos anos, na minha timidez, se resumia a assistir. Talvez não existisse. Talvez apenas assistisse. Era, contudo, o bastante para uma gratidão sem reservas.”
― Contra mim
― Contra mim
“Assim como me adormeciam no colo aos serões de visita à casa dos meus avós, e eu demorava a adormecer por buscar nas vozes palavras mais exuberantes e assuntos incríveis que criavam no meu pensamento e na minha vida aquilo que até então não existira. As palavras eram joias. Ouvir as minhas tias à conversa era apanhar dinheiro que lhes caía boca fora. Eu só descia ao sono por exaustão. Nunca por ser rico o suficiente.”
― Contra mim
― Contra mim
“Naquele tempo, emigrava-se para uma ausência profunda. As cartas distavam meses ou jamais chegavam. Os telefonemas eram proibitivos. O regresso poderia demorar uma vida inteira. As pessoas mudavam de país como para mudarem de ser quem eram.”
― Contra mim
― Contra mim
