A Descoberta do Mundo Quotes

Rate this book
Clear rating
A Descoberta do Mundo A Descoberta do Mundo by Clarice Lispector
860 ratings, 4.38 average rating, 89 reviews
A Descoberta do Mundo Quotes Showing 1-12 of 12
“O futuro da tecnologia ameaça destruir tudo o que é humano no homem, mas a tecnologia não atinge a loucura: e nela então o humano do homem se refugia. Vejo flores na jarra: são flores do campo, nascidas sem se plantar, são lindas e amarelas.
Mas minha cozinheira disse: mas que flores feias. Só porque é difícil compreender e amar o que é espontâneo e franciscano. Entender o difícil não é vantagem, mas amar o que é fácil de se amar é uma grande subida na escala humana.”
Clarice Lispector, A Descoberta do Mundo
“Is woede mijn diepste verzet tegen het mens-zijn? Mens-zijn mat me af. En ik ben woedend om het voelen van zoveel liefde. Soms leef ik van de woede tegen het leven. Want de woede wekt me tot leven: ik heb me nooit zo waakzaam gevoeld. Ik weet best dat dit overgaat en dat het noodzakelijke ontberen terugkeert.”
Clarice Lispector, A Descoberta do Mundo
“quando criança e depois adolescente fui precoce em muitas coisas. em sentir um ambiente, por exemplo, em aprender a atmosfera íntima de uma pessoa. por outro lado, longe de precoce, estava em incrível atraso em relação a outras coisas importantes. nada posso fazer: parece que há em mim um lado infantil que não cresce jamais.”
Clarice Lispector, A Descoberta do Mundo
“mas vou esperar. vou esperar comendo com delicadeza e recato e avidez controlada cada mínima migalha de tudo, quero tudo pois nada é bom demais para a minha morte que é a minha vida tão eterna que hoje mesmo ela já existe e já é”
Clarice Lispector, A Descoberta do Mundo
“- se eu fosse o primeiro astronauta, minha alegria só se renovaria quando um segundo homem voltasse lá do mundo: pois também ele vira. porque "ter visto" não é substituível por nenhuma descrição: ter visto só se compara a ter visto. até um outro ser humano ter visto também, eu teria dentro de mim um grande silêncio, mesmo que falasse”
Clarice Lispector, A Descoberta do Mundo
“além do mais exige-se muito de quem nos assiste pensar: que tenha um coração grande, amor, carinho e a experiência de também se ter dado ao pensar. exige-se tanto de quem ouve as palavras e o silêncios - como se exigiria para sentir. não, não é verdade. para sentir exige-se mais.”
Clarice Lispector, A Descoberta do Mundo
“Amar os outros é a única salvação individual que conheço: ninguém estará perdido se der amor e às vezes receber amor em troca.”
Clarice Lispector, A Descoberta do Mundo
“Tomei um táxi que me deixaria em casa, e refleti sem amargura: muita coisa inútil na vida da gente serve como esse táxi: para nos transportar de um ponto útil a outro. E eu nem quis conversar com o chofer.”
Clarice Lispector, A Descoberta do Mundo
“Que tenho afinal? Que me falta? Sou tão feliz como qualquer cachorro, por que então este vazio e esta nostalgia? Que ânsia é esta, como se eu só amasse o que não conheço?" E o homem - o único a poder de livrá-lo da pergunta - este homem nunca lhe dirá quem ele é para não perdê-lo para sempre.”
Clarice Lispector, A Descoberta do Mundo
“Perguntei que bicho era aquele mas na pergunta o tom talvez incluísse: por que você faz isso? Que carência é essa que faz você inventar um cachorro? E por que não um cachorro mesmo então? Pois se os cachorros existem! Ou você não teve outro modo de possuir a graça desse bicho senão com uma coleira? Mas você esmaga uma rosa se apertá-la com carinho demais.”
Clarice Lispector, A Descoberta do Mundo
“Amanheci em cólera. Não, não, o mundo não me agrada. A maioria das pessoas estão mortas e não sabem, ou estão vivas com charlatanismo. E o amor, em vez de dar, exige. E quem gosta de nós quer que sejamos alguma coisa de que eles precisam. Mentir dá remorso. E não mentir é um dom que o mundo não merece...”
Clarice Lispector, A Descoberta do Mundo
“O homem. Como o homem é simpático. Ainda bem. O homem é a nossa fonte de inspiração? É. O homem é o nosso desafio? É. O homem é o nosso inimigo? É. O homem é o nosso rival estimulante? É. O homem é o nosso igual ao mesmo tempo inteiramente diferente? É. O homem é bonito? É. O homem é engraçado? É. O homem é um menino? É. O homem também é um pai? É. Nós brigamos com o homem? Brigamos. Nós não podemos passar sem o homem com quem brigamos? Não. Nós somos interessantes porque o homem gosta de mulher interessante? Somos. O homem é a pessoa com quem temos o diálogo mais importante? É. O homem é um chato? Também. Nós gostamos de ser chateadas pelo homem? Gostamos.

Poderia continuar com esta lista interminável até meu diretor mandar parar. Mas acho que ninguém mais me mandaria parar. Pois penso que toquei num ponto nevrálgico. E, sendo um ponto nevrálgico, como o homem nos dói. E como a mulher dói no homem.

Clarice Lispecto, in Crónicas no 'Jornal do Brasil (1967)”
Clarice Lispector, A Descoberta do Mundo