Tupinilândia Quotes

Rate this book
Clear rating
Tupinilândia Tupinilândia by Samir Machado de Machado
283 ratings, 4.09 average rating, 68 reviews
Open Preview
Tupinilândia Quotes Showing 1-5 of 5
“Não há como ser progressista sendo socialmente conservador, porque uma comunidade conformista não gera inovação. E a sociedade não pode ser gerida como uma empresa privada. Você não pode se livrar de um cidadão porque ele está insatisfeito ou rende pouco.”
Samir Machado de Machado, Tupinilândia
“A nostalgia é, essencialmente, história sem sentimento de culpa. E aceita desse modo, ela se torna uma abdicação da responsabilidade pessoal. Esquecemos que, socialmente, os anos 80 foram uma época de preconceitos intensos. Misoginia, racismo, homofobia, tudo mostrado de um modo tão agressivo que tinha o efeito prático de silenciar qualquer voz dissonante. Como a censura, isso tinha o efeito prático, anos depois, de gerar o famoso fenômeno da falsa memória, de um problema que não existia porque 'ninguém falava nele'. Silenciar a dissonância é sempre uma forma de apagá-la.”
Samir Machado de Machado, Tupinilândia
“Gabriela, traz o meu mingau!”
Samir Machado de Machado, Tupinilândia
“— Acha que poderia ter dado certo? Se as coisas tivessem sido diferentes?
— O parque? Não, nunca teria. Percebi isso algum tempo depois. Pra que a visão do velho Flynguer funcionasse, teria sido necessário um alto grau de conformismo da população, e qualquer sistema assim se torna estático. Não há como ser progressista sendo socialmente conservador, porque uma comunidade conformista não gera inovação. E a sociedade não pode ser gerida como uma empresa privada. Você não pode se livrar de um cidadão porque ele está insatisfeito ou rende pouco. Digo, até pode...
— "Ame-o ou deixe-o".
— Exato. Mas daí não estamos mais falando de democracia.”
Samir Machado de Machado, Tupinilândia
“— Tá bom. Vê se tem algo novo do meu gosto. Tu conheces. — Gay songs for a sad heart. — Isso, bem alegres.”
Samir Machado de Machado, Tupinilândia