Belchior - Apenas um Rapaz Latino-Americano Quotes

Rate this book
Clear rating
Belchior - Apenas um Rapaz Latino-Americano Belchior - Apenas um Rapaz Latino-Americano by Jotabê Medeiros
342 ratings, 3.64 average rating, 31 reviews
Open Preview
Belchior - Apenas um Rapaz Latino-Americano Quotes Showing 1-5 of 5
“Foi a tendência incontida de ocultar-me e fingir, a bel-prazer, que era outro, mais sábio e esperto que eu, que me levou a fazer tantos autorretratos. A facilidade malandra da caligrafia e dos materiais perecíveis dos hotéis de beira de estrada e a certeza de que jamais aprenderia pela pintura ou pelo desenho o conjunto das minhas mais peregrinas qualidades de rapaz latino-americano levaram-me ao tresloucado gesto. A surpresa maior e não muito agradável para os próximos (especialmente para os senhores autores da História da Arte) continua sendo a de que não pude fingir senão para mim mesmo”, pontuou ele no flyer da exposição, dedicado a sua filha Camila Henman Belchior.”
Jotabê Medeiros, Belchior - Apenas um Rapaz Latino-Americano
“Como artista, posso propor muito mais liberdade do que qualquer partido político pode propor para mim. A minha função como artista é muito maior do que se eu fosse deputado, senador. O que eles podem propor, podem fazê-lo dentro de determinados limites, e eu posso extrapolar esses limites. Porque eu trabalho com a utopia.”
Jotabê Medeiros, Belchior - Apenas um Rapaz Latino-Americano
“Eu não faço música partidária. Eu sou a favor de um recrudescimento das qualidades individuais, diante de qualquer instituição e também da instituição política. Tem governo, eu sou contra. Tem partido, eu sou contra. Eu não quero pertencer a partido, igreja, escola, a nenhum grupo institucional. Eu só pertenceria a um partido que não quisesse o poder”, afirmou o cantor, em entrevista publicada pela revista Música, em setembro de 1979.”
Jotabê Medeiros, Belchior - Apenas um Rapaz Latino-Americano
“Eu não preciso afetar nenhuma nordestinidade, nenhuma brasilidade, nenhuma cearensidade porque isso já é natural em mim. A minha preocupação é justamente ver e pegar os elementos que estão aí à disposição dos criadores, artistas, e trabalhar com isso. Se você observar atentamente você vai ver que a minha música tem todas as minhas raízes culturais, folclóricas, regionais, nordestinas”, afirmou ele em entrevista ao Jornal de Música, em 1977. “Eu não quero envernizar o folclore, eu não quero fazer o que o povo faz muito melhor do que eu. Eu defino música popular de uma forma ideológica: é aquela que está do lado do povo.”
Jotabê Medeiros, Belchior - Apenas um Rapaz Latino-Americano
“interessadas demais em perfeccionismo. Acho um preconceito muito grande. Para mim, a beleza é um subproduto da arte”, disse Belchior em entrevista à revista Veja, em 1976.”
Jotabê Medeiros, Belchior - Apenas um Rapaz Latino-Americano