A corrupção da inteligência Quotes
A corrupção da inteligência: intelectuais e poder no Brasil
by
Flávio Gordon183 ratings, 4.39 average rating, 26 reviews
Open Preview
A corrupção da inteligência Quotes
Showing 1-9 of 9
“Inspirada pela fórmula leninista da “estratégia das tesouras”, a esquerda cresce por cissiparidade, ou esquizogênese, dividindo-se contra si mesma para tomar o lugar de quaisquer concorrentes possíveis [...] Por isso estão loucos e iludidos aqueles que, vendo o esquerdismo dividido, celebram seu enfraquecimento e sua próxima derrota. Um partido só pode ser derrotado por outro partido, jamais pela sua própria confusão interna, que é fermento de sua expansão ilimitada [grifos meus].30”
― A corrupção da inteligência
― A corrupção da inteligência
“Ocorre que, caindo Lula e tudo aquilo que ele representava, arriscava desabar também a laje de ilusões autolisonjeiras sobre a qual a classe falante brasileira edificou o seu ganha-pão.”
― A corrupção da inteligência
― A corrupção da inteligência
“Entre os formadores de opinião, a empreitada foi um completo sucesso. Mesmo para aqueles profissionais dos quais não se poderia dizer serem ou terem sido petistas, e aqueles cuja identificação partidária não se discerne com facilidade, a narrativa hegemônica dos intelectuais orgânicos vingou. E a tal ponto que, durante as eleições presidenciais de 1994, entrevistando o candidato Enéas Ferreira Carneiro no programa Roda Viva, o jornalista Fernando Mitre (atual diretor de jornalismo da Rede Bandeirantes) pôde dizer com toda a tranquilidade que Lula era “o maior líder da história do Brasil (sic)”.22 A duvidosa caracterização veio em resposta à crítica que o entrevistado dirigira à classe política brasileira, composta, segundo ele, da “escória da sociedade”, ou seja, de pessoas que em geral não haviam obtido sucesso profissional fora da política, aproximando-se desta apenas para tirar vantagem. Mitre questionava como era possível sustentar aquela opinião se estavam concorrendo Lula — descrito daquela maneira, digamos, hiperbólica — e Fernando Henrique Cardoso, a quem o jornalista qualificou de “brilhante intelectual em nível internacional”. Lula e FHC, o líder sindical e o intelectual marxista, eram os símbolos da “Nova República”, os queridinhos da intelligentsia. Em verdade, o seu futuro antagonismo, de seus partidos e seus seguidores, nada mais significaria que um conflito em família, uma disputa por cargos e posições de influência no seio de um quadro de total hegemonia cultural esquerdista.”
― A corrupção da inteligência
― A corrupção da inteligência
“Para que o leitor faça ideia, só na década de 1990, aproximadamente um terço das dissertações ou teses no campo acadêmico-educacional citava o nome do autor dos Cadernos do cárcere.3”
― A corrupção da inteligência
― A corrupção da inteligência
“Ao fim e ao cabo, o intelectual orgânico define-se tão somente pela defesa e promoção dos interesses e valores de sua classe. Nesse sentido, o conceito gramsciano de “intelectual” passa a incluir indivíduos de diversas profissões e atividades, mesmo as mais distantes — por vezes, até mesmo opostas — da ideia ortodoxa de atividade intelectual. Um ator, um cineasta, um publicitário, um jornalista, um comediante, um roqueiro, um rapper, um cantor de axé, um agitador profissional, uma top model, uma drag queen, um apresentador de programa de auditório, um padre progressista... No esquema gramsciano, todos esses são intelectuais orgânicos em potencial, conquanto trabalhem, sabendo ou não disso, em favor da hegemonia comunista. É por isso que o leitor brasileiro não deve se espantar quando, por aqui, o cantor da banda baiana Psirico diz que seu hit carnavalesco Lepo lepo é um “grito contra o capitalismo”.17 Talvez pareça piada, mas o cantor é um perfeito intelectual orgânico gramsciano. Evidentemente, nem ele nem seus fãs precisam conhecer a crítica de Marx ao capitalismo. Basta “saber” — e cantar e repetir — que o capitalismo é algo ruim.18”
― A corrupção da inteligência
― A corrupção da inteligência
“Esse sistema ideológico envolve o cidadão por todos os lados, integra-o desde a infância no universo escolar e mais tarde no da igreja, do exército, da justiça, da cultura, das diversões, e inclusive do sindicato, e assim até a morte, sem a menor trégua; essa prisão de mil janelas simboliza o reino de uma hegemonia, cuja força reside menos na coerção que no fato de que suas grades são tanto mais eficazes quanto menos visíveis se tornam [grifos meus].11”
― A corrupção da inteligência
― A corrupção da inteligência
“A imaginação moral da “elite” cultural brasileira estreitou-se de tal maneira que a medida última de justiça ou injustiça, de heroísmo ou covardia, de bem e de mal, de belo e de feio, passou a corresponder ao posicionamento adotado em face das fúteis polêmicas midiáticas do dia,”
― A corrupção da inteligência
― A corrupção da inteligência
“o “mundo se ilumina e tudo se esclarece”; que é a única pessoa que o Super-Homem gostaria de conhecer em viagem ao Brasil; que é “o maior líder da história do país”. Até um homem de intelecto superior como Raymundo Faoro manifestou certa vez o desejo de ver Lula ingressar na Academia Brasileira de Letras.”
― A corrupção da inteligência
― A corrupção da inteligência
“Isso significa que todos entre a elite alemã estavam envolvidos na criminalidade e na estupidez do regime nacional-socialista e estão carregados com esse envolvimento até hoje; pois essas pessoas ainda estão vivas e não querem admitir que o que aconteceu foi criminoso e louco, porque, então, eles também teriam de admitir que eles próprios são criminosos e loucos.” Ibid”
― A corrupção da inteligência
― A corrupção da inteligência
