Mayombe Quotes
Mayombe
by
Pepetela2,507 ratings, 4.20 average rating, 136 reviews
Mayombe Quotes
Showing 1-13 of 13
“É isso o amor. Manter a ternura pelo mesmo homem, embora se deseje outros a momentos diferentes.”
― Mayombe
― Mayombe
“Penso, como ele, que a fronteira entre a verdade e a mentira é um caminho no deserto. Os homens dividem-se dos dois lados da fronteira. Quantos há que sabem onde se encontra esse caminho de areia no meio da areia?”
― Mayombe
― Mayombe
“Raciocinamos em função da nossa sociedade, sociedade assimilada à cultura judaico-cristã europeia, em que o homem tem de ser ciumento, porque é o bode do rebanho e a muklher é a sua propriedade. No fundo, que acontece à propriedade que é arrrendada a outro? ás vezes até fica renovada, rejuvenescida, com um empate de capital e de trabalho. Mas nós não compreendemos isso. A mulher é uma propriedade especial. Temos uma geração de atraso. Nós, os citadinos, somos pretos por fora.”
― Mayombe
― Mayombe
“o amor é uma dialética cerrada de aproximação-repúdio, de ternura e imposição. senão cai-se na rotina, na mornez das relações e, portanto, na mediocridade. detesto a mediocridade! Não há nada pior no homem que a falta de imaginação. é o mesmo no casal, é o mesmo na política. a vida é criação constante, morte e recriação, a rotina é exactamente o contrário da vida, é a hibernação.”
― Mayombe
― Mayombe
“a minha vida é o esforço de mostrar a uns e a outros que há sempre lugar para o talvez.”
― Mayombe
― Mayombe
“A amoreira gigante à sua frente. O tronco destaca-se do sincretismo da mata, mas se eu percorrer com os olhos o tronco para cima, a folhagem dele mistura-se à folhagem geral e é de novo o sincretismo. Só o tronco se destaca, se individualiza. Tal é o Mayombe, os gigantes só o são em parte, ao nível do tronco, o resto confunde-se na massa. Tal o homem. As impressões visuais são menos nítidas e a mancha verde predominante faz esbater progressivamente a claridade do tronco da amoreira gigante. As manchas verdes são cada vez mais sobrepostas, mas, num sobressalto, o tronco da amoreira ainda se afirma, debatendo-se. Tal é a vida.”
― Mayombe
― Mayombe
“Para mim, o casal perfeito é aquele onde há ternura e vontade de estar por vezes um com o outro. O amor destrói os casais. Não acredito no amor.”
― Mayombe
― Mayombe
“Porque é que a afirmação dum homem tem de se fazer sempre em oposição a todos os outros?”
― Mayombe
― Mayombe
“O brilho do diamante são as lágrimas dos trabalhadores da Companhia. A dureza do diamante é uma ilusão: não é mais que gotas de suor esmagadas pelas toneladas de terra que o cobrem.”
― Mayombe
― Mayombe
“A comida faltava e a mata criou as ‘comunas’, frutos secos, grandes amêndoas, cujo caroço era partido à faca e se comia natural ou assado. As ‘comunas’ eram alimentícias, tinham óleo e proteínas, davam energia, por isso se chamavam ‘comunas’. E o sítio onde os frutos eram armazenados e assados recebeu o nome de ‘Casa do Partido’. O ‘comunismo’ fez engordar os homens, fê-los restabelecer dos sete dias de marchas forçadas e de emoções.”
― Mayombe
― Mayombe
