A Idade Média por Carpeaux Quotes

Rate this book
Clear rating
A Idade Média por Carpeaux (História da Literatura Ocidental, #2) A Idade Média por Carpeaux by Otto Maria Carpeaux
29 ratings, 4.31 average rating, 2 reviews
A Idade Média por Carpeaux Quotes Showing 1-5 of 5
“Não há escolástica sem mística.”
Otto Maria Carpeaux, A Idade Média por Carpeaux
“O mundo simbólico, separado da alegoria, perde o contato com a realidade profana. Torna-se meio de expressão da mística. Nessa afirmação reside, porém, a possibilidade de um erro, que é preciso eliminar imediatamente: seria a tentativa de opor a mística à escolástica intelectualista.”
Otto Maria Carpeaux, A Idade Média por Carpeaux
“O símbolo é a expressão artística do que é inefável; a alegoria é representação intelectual do que é compreensível. A catedral é um símbolo. A summa é um conjunto de alegorias. A Idade Média está entre esses dois polos, oscilando, evoluindo e, enfim, dissolvendo-se.”
Otto Maria Carpeaux, A Idade Média por Carpeaux
“O símbolo vai conquistando regiões inexploradas da alma; dá sentido superior à poesia lírica desta época verdadeiramente universal a que a posteridade chamará Idade Média”
Otto Maria Carpeaux, A Idade Média por Carpeaux
“O estudo das renascenças medievais abriu as primeiras brechas. Troeltsch chamou atenção para a relatividade do ideal ascético e para as concessões da Igreja ao espírito profano. Brinkmann já distinguiu dois tipos de homem medieval: o idealista ascético e o leigo realista. Afinal, a civilização medieval é um fenômeno muito complexo; não é possível defini-la numa frase só. Ao lado da mentalidade eclesiástica, há a mentalidade leiga dos cavaleiros; ao lado da civilização feudal, há a civilização burguesa. E tudo isto não se encontra em equilíbrio estático, como a equação “catedral-summa” afirmou, mas em evolução viva e multiforme.”
Otto Maria Carpeaux, A Idade Média por Carpeaux