Poesia Quotes

Rate this book
Clear rating
Poesia Poesia by António Maria Lisboa
55 ratings, 4.11 average rating, 5 reviews
Poesia Quotes Showing 1-4 of 4
“É na verdade não só penoso, mas quase impossível viver para a Poesia melhor: para a descoberta — viver poeticamente. Entendamo-nos: é que não pode o poeta apelar seja por versos seja por requerimento para a sua salvação social.”
António Maria Lisboa, Poesia
“o sonho é uma força dissolvente”
António Maria Lisboa, Poesia
“E o que eu chamei de Pensamento Poético é já o caminho deslumbrante da sua própria negação. O pensamento Poético é, direi, a arma com que a lógica e a intuição são desmembradas depois de um foco as ter tomado em conjunto, é, direi, a Caldeira onde se gera o não-pensamento — a Meditação.”
António Maria Lisboa, Poesia
“Seria aqui que a Poesia, o Poeta teria o seu papel decisivo se a Poesia não fosse também tragicamente consciente e não estivesse tragicamente distante. Nada é possível sem uma transformação social ou da sociedade, primeiro; mas mais certo: só será possível qualquer coisa com a destruição da sociedade, segundo; para que se entenda: toda a acção do poeta será dissolvente, terceiro. Eis o programa que a Poesia cumpre, eis o seu papel decisivo e próprio – indissolúvel. Mas nem todos os entendem, principalmente ou unicamente aqueles que pretendem a estruturação da sociedade desta ou daquela forma perante o mal-estar ou o bem-estar em que se possam sentir, e porque não poucas vezes o poeta se expressa mal, confundem transformação social que é destruição social e que é dissolvência com arranjo da sociedade”
António Maria Lisboa, Poesia