Os Meus Problemas Quotes

Rate this book
Clear rating
Os Meus Problemas Os Meus Problemas by Miguel Esteves Cardoso
568 ratings, 3.98 average rating, 26 reviews
Os Meus Problemas Quotes Showing 1-5 of 5
“O maior partido político português é o Partido Comodista Português. É o partido que se caracteriza de duas maneiras. Em primeiro lugar,, está sempre bem. E em segundo lugar, está sempre contra o Partido Comunista Português. O Partido Comodista tem gente do CDS, do PSD, do PS, do PRD, mas tem duas grandes facções: a Direita Almoçadora e a Esquerda Gorda [...]. A Direita Almoçadora é a Direita do Dinheiro, é a Direita dos Negócios, para quem Burke é capaz de ser marca de tractor. É a Direita que diz, com a Esquerda Gorda ao colo: «É preciso viver bem». E vai a Esquerda Gordinha e responde: «O prazer é revolucionário!».”
Miguel Esteves Cardoso, Os Meus Problemas
“As declarações de amor têm de ser feitas à mão. Não se pode usar esferográfica. Só sangue fresco.”
Miguel Esteves Cardoso, Os Meus Problemas
“Quando alguém me diz, ao telefone, «Agradecia que me tratasse por Senhor Arquitecto», só apetece responder «Está bem, desde que o Senhor Arquitecto me trate por Sua Majestade».”
Miguel Esteves Cardoso, Os Meus Problemas
“Nos cartões de visitas, as pessoas continuam a pôr (provincianamente) as habilitações académicas, só para riscá-las quando dão um cartão a alguém. Como quem diz: «Eu sou o Professor Doutor Laurindo Gomes, licenciado em História pela Universidade de Coimbra, mas, para si, sou só Laurindo Gomes. Está a ver como você é privilegiado?».”
Miguel Esteves Cardoso, Os Meus Problemas
“(...) existe uma mentalidade Speedy González, toda «Hey gringo, my friend», que vê em cada ser humano um «amigo». Todos conhecemos o género — é o «gajo porreiro», que se «dá bem com toda a gente». E o «amigalhaço». E tem, naturalmente, dezenas de amigos e de amigas, centenas de amiguinhos, camaradas, compinchas, cúmplices, correligionários, colegas e outras coisas começadas por c.
Os amigalhaços são mais detestáveis que os piores inimigos. Os nossos inimigos, ao menos, não nos traem. Odeiam-nos lealmente. Mas um amigalhaço, que é amigo de muitos pares de inimigos e passa o tempo a tentar conciliar posições e personalidades irreconciliáveis, é sempre um traidor. Para mais, pífio e arrependido. Para se ser um bom amigo, têm de herdar-se, de coração inteiro, os amigos e os inimigos da outra pessoa. E fácil estar sempre do lado de quem se julga ter razão. O que distingue um amigo verdadeiro é ser capaz de estar ao nosso lado quando nós não temos razão. O amigalhaço, em contrapartida, é o modelo mais mole e vira-casacas da moderação. Diz: «Eu sou muito amigo dele, mas tenho de reconhecer que ele é um sacana.» Como se pode ser amigo de um sacana? Os amigos são, por definição, as melhores pessoas do mundo, as mais interessantes e as mais geniais. Os amigos não podem ser maus. A lealdade é a qualidade mais importante de uma amizade. E claro que é difícil ser inteiramente leal, mas tem de se ser.

Miguel Esteves Cardoso, in 'Os Meus Problemas”
Miguel Esteves Cardoso, Os Meus Problemas