Mar Morto Quotes

Rate this book
Clear rating
Mar Morto Mar Morto by Jorge Amado
3,180 ratings, 4.12 average rating, 189 reviews
Mar Morto Quotes Showing 1-3 of 3
“Há uma canção do cais que diz que desgraçado é o destino das mulheres dos marítimos. Dizem também que o coração dos marítimos é volúvel como o vento, como os barcos que não se fixam em nenhum porto. Mas todo o barco tem o nome do seu porto na proa. Pode andar por outros, pode viajar muitos anos, mas não esquece o seu porto, voltará a ele um dia. Assim o coração dos marinheiros. Nunca eles esquecem aquela mulher que é a deles só.”
Jorge Amado, Mar morto
“Lá pras bandas da África onde eu tive, vida de negro é pior que vida de cachorro. Tive nas terras dos negros que agora são dos franceses. Ali negro não vale nada, negro é só escravo de branco, apanha de chicote.

- Nas terras deles eles não vale nada. Só vale branco. [...] Os negro trabalha no cais , carrega, descarrega navio. Anda depressa que nem rato de bordo com o saco nas costas. Se um não anda depressa o branco manda o chicote que é mesmo uma beleza.”
Jorge Amado, Mar Morto
“[...] eram nobres verdadeiros, feitos à força da vida e da malandragem, não de títulos de papel passados por reis mortos.”
Jorge Amado, Mar Morto