Bruno Godinho’s Reviews > Among Digitized Manuscripts. Philology, Codicology, Palaeography in a Digital World > Status Update
Bruno Godinho
is on page 226 of 333
Capítulo 6, sobre modos digitais de catalogação, em que o autor usa um exemplo prático de sua experiência com a criação de um site para a coleção de livros de um erudito alemão do início do século XX. Discussão técnica bastante grande sobre coding (não sei se temos tradução para o português) e criação de funcionalidades para os sites. Interessante para arquivistas e bibliotecários, principalmente.
— Jan 21, 2021 05:34AM
Like flag
Bruno’s Previous Updates
Bruno Godinho
is finished
Último capítulo e posfácio com as anedotas do autor. Livro realmente muito bom que, se não for o caso de tradução, merece servir de inspiração para outros esforços similares adequados às diferentes especializações e culturas em seus respectivos estágios de adequação à realidade digital dos arquivos e livros raros.
— Jan 23, 2021 06:28AM
Bruno Godinho
is on page 286 of 333
Capítulo 7, sobre aplicação de programação à análise codicológica. Capítulo tecnicamente bem pesado, especialmente porque o autor incita o leitor a reproduzir as experimentações de programação que ele está descrevendo no texto e, por isso, a simples leitura fica bem arrastada e abstrata. Os resultados finais, porém, são interessantes.
— Jan 22, 2021 01:13PM
Bruno Godinho
is on page 174 of 333
Capítulo 5, sobre filologia e padrões para edição de textos. Acho que esse foi o capítulo mais imersivo até agora em relação ao trabalho realmente digital: discussão sobre formatos de arquivos, tipos de programas, programação, criação de códigos, etc.
— Jan 19, 2021 03:48PM
Bruno Godinho
is on page 131 of 333
Capítulo 4, sobre paleografia e as mediações do mundo digital. Como nos demais capítulos é dada uma visão geral do estado das coisas (nesse caso, desenvolvimento de projetos de pesquisa que utilizam ou criam ferramentas paleográficas digitais), mas também reflete-se sobre a condição dos diferentes pesquisadores envolvidos (o autor propõe 6 arquétipos de pesquisadores) e encerra com um exemplo de paleografia via iPad.
— Jan 18, 2021 12:31PM
Bruno Godinho
is on page 101 of 333
Capítulo 3, em que o autor faz um estudo dos repositórios de manuscritos digitalizados, comparando-os segundo critérios técnicos ligados à qualidade das imagens e acessibilidade.
— Jan 17, 2021 01:40PM
Bruno Godinho
is on page 72 of 333
Leitura do segundo capítulo, "The digital materiality of digitized manuscripts", em que o autor discute uma noção de materialidade para o que ele chama de "digital surrogates", que estou traduzindo como "suplentes digitais" no projeto de doutorado. Os suplentes são, justamente, os manuscritos em suas versões de fotografias digitais, que tem características perfeitamente descritíveis e citáveis num trabalho acadêmico.
— Nov 04, 2020 03:37PM
Bruno Godinho
is on page 50 of 333
Brilhante discussão sobre as diferentes epistemes (termo apropriado do arranjo conceitual criado por Michel Foucault para o método arqueológico) dos mundos do manuscrito, do impresso e do digital. Especialmente a discussão sobre os cruzamentos destes mundo no segundo estudo de caso da introdução é impressionante. Livro absolutamente necessário para profissionais de ciências humanas.
— Nov 03, 2020 10:53AM
Bruno Godinho
is on page 31 of 333
Mais uma leitura para o doutorado. Lidar com documentos digitalizados é um desafio teórico e metodológico crescente e chegou a hora de encarar essa realidade.
— Nov 02, 2020 01:31PM

