Clube de Leitura - PNL2027 a ler! discussion

O País dos Outros
This topic is about O País dos Outros
note: This topic has been closed to new comments.
57 views
Tópico 1 - O País dos outros- Afinal, o que é ser estrangeiro?

Comments Showing 1-19 of 19 (19 new)    post a comment »
dateUp arrow    newest »

Plano Nacional de Leitura 2027 (pnl2027) | 567 comments Mod
" A sua altura, a sua brancura, o seu estatuto de estrangeira mantinham-na à margem das coisas, do silêncio que faz com que uma pessoa saiba que está em casa. Sentia o cheiro a couro na estreiteza das ruas, a lenha queimada e a carne fresca, o cheiro misturado com o de água infecta e peras demasiado maduras, bosta de burro e serradura. Mas não dispunha de palavras para o exprimir." ( pág, 29)


Graça Terra | 24 comments Ser estrangeiro é não conseguir entender os usos e costumes de um país diferente do nosso.


Plano Nacional de Leitura 2027 (pnl2027) | 567 comments Mod
Graça wrote: "Ser estrangeiro é não conseguir entender os usos e costumes de um país diferente do nosso."


Bom dia, Graça,
obrigada pela sua participação.
Ser estrangeiro limita-se apenas a " não conseguir entender os usos e costumes" dos outros? Não poderemos ser estrangeiros no nosso próprio país?
até breve.


message 4: by Eunice (last edited Feb 14, 2022 06:24AM) (new) - rated it 4 stars

Eunice | 8 comments Bom dia,
Acho que ser estrangeiro remete para "ser estranho" (literalmente da origem latina do termo, se não me engano). No livro de Leïla Slimani, do meu ponto de vista, há vários estrangeiros/estranhos/diferentes:
- Amine Belhaj, que combate pelos franceses, mas não é aceite como francês;
- Mathilde, que casa com um marroquino, mas continua a ser vista como estrangeira (e a sentir-se diferente);
-os filhos de ambos (Aïcha e Selim), que apesar de terem nascido em Marrocos, de pai marroquino, são vistos como estranhos (por serem mestiços), tanto pelos colonos franceses como pelos marroquinos;
-por fim, tanto os colonos franceses como os marroquinos, são estrangeiros/estranhos aos olhos uns dos outros.
Talvez devido ao contexto histórico, estes "estrangeiros" lembram-me "O Estrangeiro" de Camus, que sendo estrangeiro por ser francês na Argélia colonizada, o era muito mais por ser estranho.


Graciosa Reis | 102 comments Ser estrangeiro, no livro da Leïla Slimani, é aquele que se instala num país diferente e que não é reconhecido pelos nativos, que não é integrado na comunidade, que não é aceite pela sua diferença. É sobretudo um ser estranho, como já foi referido nos comentário, incompreendido e rejeitado.


Paula Figueiredo | 9 comments Ser estrangeiro é sentirmo-nos uma "carta fora do baralho" quer seja no país dos outros ou no nosso próprio país... ou na nossa própria pele. No fundo, é como se sentem Mathilde, Amine, a pequena Aïcha e de um modo geral todas as restantes personagens deste romance que tão bem retrata este sentimento de estranheza.


Plano Nacional de Leitura 2027 (pnl2027) | 567 comments Mod
Eunice wrote: "Bom dia,
Acho que ser estrangeiro remete para "ser estranho" (literalmente da origem latina do termo, se não me engano). No livro de Leïla Slimani, do meu ponto de vista, há vários estrangeiros/est..."


boa tarde, Eunice.
Obrigada pela sua partilha.
De facto, no livro da Leïla Slimani há vários estrangeiros, até o Amine Belhaj aos olhos dos franceses. E é neste sentido que perguntava à Graça se não poderemos ser estrangeiros no nosso próprio país?

Este livro coloca-nos questões muito pertinentes... para além do "ser estrangeiro" coloca-nos a questão da identidade cultural. Até que ponto ela nos molda?

É verdade! Há momentos que durante a leitura deste livro recordei " O Estrangeiro" de A. Camus.

Continuação de boas leituras.


Plano Nacional de Leitura 2027 (pnl2027) | 567 comments Mod
Graciosa wrote: "Ser estrangeiro, no livro da Leïla Slimani, é aquele que se instala num país diferente e que não é reconhecido pelos nativos, que não é integrado na comunidade, que não é aceite pela sua diferença...."

Graciosa, obrigada pela presença e partilha.
Será que neste livro ser estrangeiro "é aquele que se instala num país diferente e que não é reconhecido pelos nativos" ? Ou será mais ? Não haverá aqui vários tipos de estrangeiros, tal como partilhou a Eunice?
Continuação de boas leituras.


Plano Nacional de Leitura 2027 (pnl2027) | 567 comments Mod
Paula wrote: "Ser estrangeiro é sentirmo-nos uma "carta fora do baralho" quer seja no país dos outros ou no nosso próprio país... ou na nossa própria pele. No fundo, é como se sentem Mathilde, Amine, a pequena A..."

Olá, Paula!
Muito obrigada pela partilha e participação no Clube.
Gostei muito quando constatei que introduz a questão da estranheza. Será a estranheza sinónimo de estrangeiro? A mim parece-me que há pontos convergentes ... e aos restantes leitores?
Neste vol. 1 da trilogia de Leïla Slimani o estrangeiro remete-nos para outros conceitos como o de colono, nomeadamente a relação dos colonizadores e colonizados. Serão os colonos estrangeiros? Ou apenas pessoas aculturadas? Ou nem uma coisa nem outra?


Graciosa Reis | 102 comments Plano Nacional de Leitura 2027 wrote: "Graciosa wrote: "Ser estrangeiro, no livro da Leïla Slimani, é aquele que se instala num país diferente e que não é reconhecido pelos nativos, que não é integrado na comunidade, que não é aceite pe..."

Penso que a Eunice tem razão quando enumera os diferentes estrangeiros/estranhos. Isso é bem claro na obra, temos, por exemplo, o episódio da viagem que Mathilde faz a França para ver a família, e encontrando-se no seu país, na sua cidade, na sua família, sente-se estranha, incompreendida.


Plano Nacional de Leitura 2027 (pnl2027) | 567 comments Mod
Graciosa wrote: "Plano Nacional de Leitura 2027 wrote: "Graciosa wrote: "Ser estrangeiro, no livro da Leïla Slimani, é aquele que se instala num país diferente e que não é reconhecido pelos nativos, que não é integ..."

Obrigada, Graciosa. Que bom exemplo o que acabou de partilhar.
Continuação de boas leituras.


message 12: by Nuno (new)

Nuno Coelho | 48 comments Acho que é muito interessante a amplitude da palavra estrangeiro, na forma como pode ser utilizada para a mesma realidade com sentidos quase diametralmente opostos.

Podemos dizer, “Aquele senhor estrangeiro veio viver para cá”, no sentido valorativo. O estrangeiro que escolheu este local para viver e que por isso lhe confere importância, ou então, “Aquele individuo é estrangeiro, não é de cá”, num sentido negativo (com maior ou menor carga).

Igualmente podemos atribuir uma valoração diferente a “Aquela senhora está a trabalhar no estrangeiro” do que a “Aquele senhor teve de ir para o estrangeiro”.

Estrangeiro é uma palavra gigante, e acho que há no livro de Leïla Slimani um pouco de vários estrangeiros.


Plano Nacional de Leitura 2027 (pnl2027) | 567 comments Mod
Nuno wrote: "Acho que é muito interessante a amplitude da palavra estrangeiro, na forma como pode ser utilizada para a mesma realidade com sentidos quase diametralmente opostos.

Podemos dizer, “Aquele senhor e..."


Olá Nuno,

obrigada pela partilha.
De facto, a palavra " estrangeiro" é gigante.
Será que também podemos afirmar que a palavra "estrangeiro" é envolvente, exótica e inclusiva?
Será que "os estrangeiros" de Leila Slimani se assumem como tal ou têm algum receio de serem vistos como estrangeiros? Ou sentem-se sempre estrangeiros? - Ao longo da leitura questionei-me sobre esta perspectiva, sobre este sentir.

Continuação de boas leituras.


António (antmarques) | 10 comments Diria que tudo roda à volta do conceito de identificação, seja de gostos, princípios ou valores. Podemos ser "estrangeiros" numa turma, num local de trabalho ou numa cidade.


message 15: by Célia (last edited Feb 27, 2022 04:08AM) (new) - rated it 5 stars

Célia Gil | 18 comments De acordo com o livro, que li com imenso gosto, a protagonista sente-se estrangeira no país do marido, uma vez que a população que a acolhe se mostra racista, desconfiada e pouco recetiva, considerando Mathilde como a “estrangeira”. O próprio choque de culturas, leva-a a conhecer um outro Amine, um homem que foi sofrendo mudanças ao sentir-se "em casa". Entretanto, começa a tratá-la como os outros homens tratam as mulheres, saindo com os amigos e mostrando-se pouco carinhoso, o típico patriarca que espera a total submissão da mulher, chegando a revelar-se violento com ela, apesar de considerar que toda a sua luta é pela família e porque ama Mathilde. Ela que não se sentia estrangeira no coração de Amine, começa a sentir um afastamento. A sua alma, antes serena, passa a sentir-se estrangeira e ansiosa em relação aos novos sentimentos que se apoderam dela. Esse sentimento pode levar ao desepero e a atitudes inesperadas.
Podemos ser estrangeiros num país diferente, podemos ser considerados estrangeiros, podemos ser ou sentirmo-nos estrangeiros na alma de alguém, podemos sentir-nos estrangeiros de nós mesmos, quando não nos reconhecemos em certas atitudes.


message 16: by Nuno (new)

Nuno Coelho | 48 comments Plano Nacional de Leitura 2027 wrote: "Nuno wrote: "Acho que é muito interessante a amplitude da palavra estrangeiro, na forma como pode ser utilizada para a mesma realidade com sentidos quase diametralmente opostos.

Podemos dizer, “Aq..."


Creio que sim, que em determinadas situações a palavra estrangeiro pode ser envolvente, exótica e mesmo inclusiva.
É uma excelente questão. Acho que existem os dois momentos, embora, face ao contexto, sentem-se maioritariamente sempre estrangeiros.


Plano Nacional de Leitura 2027 (pnl2027) | 567 comments Mod
Nuno wrote: "Plano Nacional de Leitura 2027 wrote: "Nuno wrote: "Acho que é muito interessante a amplitude da palavra estrangeiro, na forma como pode ser utilizada para a mesma realidade com sentidos quase diam..."

Obrigada, Nuno.
Continuação de boas leituras.


Plano Nacional de Leitura 2027 (pnl2027) | 567 comments Mod
António wrote: "Diria que tudo roda à volta do conceito de identificação, seja de gostos, princípios ou valores. Podemos ser "estrangeiros" numa turma, num local de trabalho ou numa cidade."

Olá António,
obrigada pela partilha.
De facto, podemos ser estrangeiros em qualquer lugar, às vezes, sentimo-nos estrangeiros no nosso próprio país ou cidade.
Quanto ao conceito de identidade, penso que é muito abrangente, onde poderá estar o de estrangeiro, mas não só.

Continuação de boas leituras.


Plano Nacional de Leitura 2027 (pnl2027) | 567 comments Mod
Célia wrote: "De acordo com o livro, que li com imenso gosto, a protagonista sente-se estrangeira no país do marido, uma vez que a população que a acolhe se mostra racista, desconfiada e pouco recetiva, consider..."

Olá, Célia,
obrigada pela partilha.
Por aqui também gostamos muito de ler este livro. Como se trata de uma trilogia, poderemos acompanhar o percurso da Mathilde, muito em breve ( está quase a sair o 2.º volume).
Apaixonou-me a Mathilde como a “estrangeira”, mas também como mãe e mulher, quanto ao seu marido .... Confesso que não estranhei muito a sua evolução. O contexto cultural era muito forte, mais do que ele próprio apesar de ter saído do seu país e ter conhecido outras realidades e vivenciado outras experiências.

Continuação de boas leituras.


back to top
This topic has been frozen by the moderator. No new comments can be posted.