LITERARY HURRICANE discussion
note: This topic has been closed to new comments.
Geral do clube e informações
>
Tópico de sugestões para Novembro
date
newest »

message 1:
by
Raquel
(last edited Sep 24, 2015 01:39PM)
(new)
Sep 24, 2015 01:20PM

reply
|
flag

O que já li e é maravilhoso, mesmo de verdade, é The Color Purple. É um livro super rápido de ler, apesar de ter temas pesados, como abuso físico e psicológico e racismo. Porém, fala também de amor, de perdão e de superação; e você termina o livro exclamando "Owwwnn!" mentalmente.
O livro que não li, e estou doida pra ler, é 12 Years a Slave and Other Slave Narratives, porque cometi o 8º pecado capital (vi o filme antes de ler o livro) e fiquei tão apaixonada que coloquei o livro na minha TBR na hora. Quem já viu o filme me entende! Hahaha.

Eis a sinopse: "A obra que originou o filme 12 Anos de Escravidão retrata a história de Solomon Northup, um homem negro nascido livre nos Estados Unidos, que após ter recebido uma falsa proposta de trabalho, foi sequestrado, drogado e comercializado como escravo, e passou doze anos em cativeiro, trabalhando, na maior parte do tempo, em uma plantação de algodão na Louisiana. Após seu resgate, Northup, com uma escrita simples e ágil, retrata os registros excepcionalmente vívidos e detalhados da vida de um escravo. Este é um dos poucos retratos da escravidão americana, redigido por alguém tão culto quanto Solomon Northup - uma pessoa que viveu sua vida sob a óptica de uma dupla perspectiva: ter sido tanto um homem livre como um escravo."

O primeiro é Aristóteles e Dante Descobrem os Segredos do Universo. Esse é um livro de um autor que se auto-intitula "chicano", sobre dois meninos de descendência mexicana que ficam amigos e tem que lidar com muitas questões (incluíndo os sentimentos que afloram um pelo outro), e (aparentemente) descobrem os segredos do universo! É um livro que todas as pessoas que eu conheço que leram, amaram. Daqueles livros sobre personagens jovens, mas que não é infantil.
O segundo é A Invenção das Asas, que não tem uma autora que é PoC, mas ela escreve esses livros de maneira muito linda (ela escreveu o maravilhoso A Vida Secreta das Abelhas)! É um livro inspirado na figura histórica de Sarah Grimke (que lutou pela abolição da escravatura e pelo direito das mulheres), e que conta a história de Sarah, filha de um escravocrata, e Hattie, uma escrava da sua idade que lhe foi dada de presente aos 11 anos. Ele fala sobre a história do relacionamento delas enquanto "ambas lutam por uma vida livre, dramaticamente influenciando o destino uma da outra e formando um relacionamento marcado pela culpa, rebeldia, estranhamento e pela complexidade do amor."
Como menção honrosa eu vou falar de dois livros que eu NÃO estou indicando (até porque eles não tem pdf em português disponível na web), mas que ficam aí para quem se interessar: Golem e o Gênio é um livro escrito por uma autora Judia, casada com um Sirio-Americano; ela juntou essas duas culturas e folclore, e fez um livro de fantasia que está sendo elogiado imensamente mundo afora. Alif the Unseen (disponível em Portguês como Alif, o Invisível) é também um livro de fantasia sobre um jovem hacker do Golfo Pérsico que se involve em mistérios humanos e sobrenaturais. Escrito por uma americana convertida ao islamismo, também tem críticas muito positivas.

Fala sobre uma moça chamada Sumire, aspirante a escritora mas com bloqueio, e o melhor amigo dela, o narrador do livro, que é chamado apenas de 'K'. Num casamento, a Sumire se apaixona por uma mulher bem mais velha do que ela, chamada Miu, e começa a se distanciar do K, até que ela simplesmente some numa viagem de férias com a Miu.
Murakami escreve realismo mágico, então a história foge completamente do 'e agora precisamos buscar pistas pra encontrar a Sumire' que poderia se imaginar. E, como todo livro do Murakami, basicamente é sobre solidão e incapacidade de se conectar genuinamente com os outros mesmo quando eles estão fisicamente por perto.

Fala sobre uma moça chamada Sumir..."
Eu nunca li nada do Murakami, e estou louca para ler. Especialmente porque eu acho que eu não gosto de Realismo Mágico e Murakami seria tirar a prova... Muito legal!

Fala sobre uma m..."
Eu sou suspeita pra falar de Murakami porque ele é um dos meus autores favoritos, mas Minha Querida Sputnik seria o livro que eu indicaria pra alguém que nunca leu Murakami e quer conhecer e também pra quem não curte realismo mágico. Eu costumo dizer que o Murakami tem duas 'correntes' de livros: uma completamente realista (Norwegian Wood, O incolor Tsukuru Tazaki e seus anos de peregrinação) e uma bem fora da casinha cheia de maluquices (Kafka à Beira-Mar, Caçando Carneiros, 1Q84). Mas algumas obras são separadas dessas 'correntes' e misturam esses elementos. Após o Anoitecer é um desses, assim como Minha Querida Sputnik. São meus favoritos justamente por equilibrarem essas duas tendências deles. Após o Anoitecer tem uma narrativa meio esquisita e por isso acho que não é uma boa porta de entrada pra Murakami, mas Minha Querida Sputnik é perfeito pra isso.

F..."
Muito obrigada, Gabriela! Bom saber, já foi pra minha TBR!

=) imagina, se tem algo que eu gosto mais do que ler é indicar livros hahaha
This topic has been frozen by the moderator. No new comments can be posted.
Books mentioned in this topic
Sputnik Sweetheart (other topics)Sputnik Sweetheart (other topics)
Sputnik Sweetheart (other topics)
Sputnik Sweetheart (other topics)
Sputnik Sweetheart (other topics)
More...