Nerds & Encrenqueiros discussion
This topic is about
Speaker for the Dead
Leitura Coletiva
>
Speaker for the dead
date
newest »
newest »
Speaker for the Dead Como imagino que seja uma discussão, como diz o enunciado, e não uma resenha eu farei poucos comentários até que os outros apareçam. Contudo fiz observações e críticas mais pontuais no meu blog (http://sobrelivrosemundos.blogspot.co...).Gostei mais deste livro. Ele é mais complexo e melhor encadeado. O autor ainda não é bom em descrever personagens e ambientes, mas seu enredo é excelente.
Gostei de conhecer [Spoiler/] a terceira e a quarta espécie inteligente[/Spoiler] novos rumos da saga.
Enfim, estes são meus comentários gerais.
(Gostei desta ideia do grupo de escolher uma leitura mensal. Eu tive de ler o 1 e este para poder participar. Acelerou minha leitura, apesar de ter pulado uns 23 livros)
Gostei bastante do livro, foi uma boa leitura, mistura religião, investigação, romance e sci-fi. A diferença entre o primeiro livro e o segundo é como assistir Top gun(livro 1) e Lagoa Azul(livro 2) na sessão da tarde. São muito diferentes.Concordo com o ponto de vista do Abraão com relação a descrição de ambientes, ele não ajuda muito o leitor a ver o planeta e a colônia, porém, me pergunto se é tão ruim, cansei de ler autores tentando imitar Tolkien e falhando miseravelmente. No geral se analisarmos bem a história dele depende mais das relações entre os personagens e suas crenças nesse livro, senti mais falta desses detalhes no primeiro livro.
Outro ponto que o Abraão toca e eu venho pensando nisso a algum tempo, a descrição dos personagens. O único personagem claro para mim é o Ender. Eu acho que os outros personagens parecem fraco porquê o autor através dos olhos do Ender transforma eles em coisas simples e fáceis de entender. O Ender estraga os outros personagens, ele entende eles em 2 minutos de conversa e quando o autor explica isso tira a graça(a complexidade) dos outros personagens. Acho que isso que tirou 1 estrela desse livro para mim.
A história é boa, flui muito bem como no anterior. Não vi nada que eu tenha considerado "forçado", ele não focou no romance demais, ele não focou no mistério demais, nem na religião. Foi bem dosado no meu ponto de vista. Bem história é bem mais complexa do que no livro anterior.
Achei esse livro mais previsível do que o seu antecessor mas foi uma ótima leitura recomendo bastante.



boa leitura, nerds! ahh, e quem já leu pode (e deve) participar da discussão!