LITERARY HURRICANE discussion
note: This topic has been closed to new comments.
Geral do clube e informações
>
Tópico de Sugestões para Agosto
date
newest »


Mas se um dia cês estiverem de bobeira, deem uma olhada pelo menos no Eu Falar Bonito Um Dia. Eu já chorei de rir lendo esse livro (inclusive em público numa livraria tentando ler pra uma amiga).
Então, resolvi procurar algum livro de contos que eu já estivesse a fim de ler. E achei o O Curioso Caso de Benjamin Button e Outras Histórias da Era do Jazz, do F. Scott Fitzgerald!
Acho muito gostosa a escrita do Fitzgerald e acho incrível como ele apresenta o mais podre da sociedade dos loucos anos 20. E acho que todo mundo viu o filme - acho que o conto vai ser mil vezes melhor, just saying.
Eis o resumo: "O curioso caso de Benjamin Button e Outras Histórias da Era do Jazz reúne alguns contos do escritor norte-americano F. Scott Fitzgerald . 'Era do jazz' é o nome dado pelo autor ao momento de frenesi vivido pelos EUA e Europa no pós primeira guerra mundial. Traz as histórias - 'As costas do camelo'; 'Ó feiticeira ruiva'; 'O curioso caso de Benjamin Button'; 'O resíduo da felicidade'; 'O Boa-Vida'; 'O conciliador'; 'Sangue ardente, sangue frio'; 'Tarquínio de Cheapside'; 'A soneca de Gretchen'."


Acho que a primeira coisa a esclarecer é que esse não é um livro do Game of Thrones. Tem uma história que se passa nesse mundo (e que você não precisa saber nada dele pra apreciar) e outras 20 histórias que nada tem a ver com ele. Eu amo GoT, mas o George RR Martin não é só um bom autor, ele é um produtor e editor incrível também.
Esta antologia é perfeita para quem nunca tentou ler nada de Fantasia, pois muitos dos mais aclamados autores do gênero estão aqui:
Joe Abercrombie, que escreveu a trilogia A Primeira Lei; Gillian Flynn, que escreveu Garota Exemplar; Scott Lynch, de As Mentiras de Locke Lamora (Nobres Vigaristas); Garth Nix, da Coleção O Reino Antigo (Abhorsen) e As Chaves do Reino; Patrick Rothfuss, autor de A Cronica do Matador do Rei (O Nome do Vento) e A Música do Silêncio; Neil Gaiman, de O Oceano no Fim do Caminho e Os Filhos de Anansi; entre vários outros autores incríveis.
E pra quem já ama Fantasia, como eu, este livro é mais do que perfeito!!!

O vale sem fim
Eu me apaixonei por John em A Rua das ilusões perdidas, mas nunca mais li nada. A capacidade dele demonstrar a melancolia e a esperança ao mesmo tempo é incrível, sempre usando a recessão como pano de fundo.
O vale sem fim - coletânea de contos e STEINBECK étão grande no conto quanto no romance. Quase todos os seus contos se desenrolam nos cenários rurais da Califórnia, que ele tanto ama e em que situa os seus heróis, quase todos párias ou desesperados, no centro de paisagens desérticas e ásperas como as suas almas, que aspiram apenas um pouco de paz, piedade de parte da natureza madrasta e compreensão da parte dos homens.
Por isso mesmo, os seus contos, impregnados de dramaticidade e de angústia, não podem ser puramente anedóticos como os de outros mestres do gênero. Se é uma fatia de vida que Steinbeck nos apresenta, é uma vida amarga, sofrida e sem esperança, ainda que colorida pela sua visão magnífica e consciente das paisagens e das almas.
Nos doze contos que compõem o volume, John Steinbeck dá sempre às suas figuras o melhor de sua ternura e, ainda que não atenue os aspectos inclementes da natureza ou a implacabilidade das forças humanas hostis, nos faz compreender e amar essas suas criaturas, baseadas, evidentemente, em figuras da vida real que povoam as suas páginas em momentos de revolta, de dúvidas, de ansiedade e de luta. Talvez por isso mesmo os seus personagens exijam a nossa adesão e sejam amados como se ama este escritor incisivo e seco, áspero e lúcido como os lugares e as pessoas de que escreve."


Minha sugestão bonita é o Estórias Abensonhadas, do moçambicano Mia Couto. Quem me conhece sabe que eu tenho um fraco por histórias e autores e coisas africanas, e tô enrolando pra ler algo do Mia há eras.
Segue a sinopse:
"Estórias Abensonhadas – Este livro apresenta ao leitor o imaginário moçambicano. São histórias sobre o renascer do país, depois da assinatura do Acordo de Paz. Reúne contos, alguns já publicados em jornal. Na obra se reconhece o trabalho de recriação da linguagem, o aproveitamento literário da fala popular moçambicana e o exercício da poesia."
This topic has been frozen by the moderator. No new comments can be posted.
Aqui é o espaço para as suas sugestões de livros de contos , ou seja, um livro que reuna vários contos ou histórias curtas. Como sempre, as sugestões precisam estar disponíveis em português online. Go!