Diz-me o que lês, dir-te-ei quem és discussion

10 views
Leituras Conjuntas > 10ª Leitura Conjunta - 2ª Fase

Comments Showing 1-1 of 1 (1 new)    post a comment »
dateUp arrow    newest »

message 1: by Alexandra (last edited Dec 10, 2012 11:59AM) (new)

Alexandra (biobreeze) | 105 comments Já li esta segunda fase há uma semana mas ainda não tinha vindo aqui para escrever algo!
Serei a única que está a ler? Ou a única a seguir o prazo?;) É que ainda ninguém escreveu no tópico da primeira fase!

Quanto a esta segunda parte, pelo menos conseguiu explicar-me o que se estava a passar ao certo. Parece-me que o mundo em que Gibreel e Chamcha mergulharam se misturou com a realidade, criando uma espécie de caos. Nesta fase, os dois chegam à casa de Rosa Diamond. Aqui comecei a achar que ia precisar de umas notas de rodapé para perceber a história, porque Rosa parece também viajar no tempo e no espaço como Gibreel. Pelos vistos, todo o livro está carregado de personagens históricas que nunca ouvi falar ou das quais não sei muita coisa. Na história de Rosa, chega a entrar William, o Conquistador e eu nem sabia quem era se não tivesse vindo aqui à Net pesquisar informações sobre esta parte do livro.

Mas voltando à história do livro, Chamcha transforma-se gradualmente numa criatura caprina e é preso pela polícia e Gibreel recusa-se a ajudá-lo. Sendo Gibreel um anjo, esta sua indiferença é o oposto do que seria de esperar dele. E a aparencia caprina de Chamcha devia fazer dele um demónio, embora apesar de não ser perfeito, me pareça que consegue ser um bocadinho melhor que Gibreel. Salman Rushdie parece querer dar a entender que todas são criaturas do bem e do mal e que o próprio divino não é melhor nem pior que tudo o resto.
Entretanto, a partir daqui, após a morte de Rosa, Gibreel tem dois sonhos, nos quais se regressa às histórias de outros mundos, em que Gibreel volta a ser o anjo. No primeiro sonho, submete-se à vontade do Imam quando este quer conquistar o reino de Ayesha e no segundo aparece a uma rapariga, que também se chama Ayesha e que consegue fazer quase o mesmo que Mahound e influenciar o povo a segui-la para a "salvação".
No capítulo V, voltamos à história de Chamcha, que é salvo pelo seu amigo, mas também o amante da sua mulher, Jumpy Joshi. Este leva-o para casa de uma família que o acolhe, protegendo-o do mundo exterior enquanto continua a sua transformação numa criatura "demoníaca".
Acho que estaria a gostar bem mais do livro se tivesse lido mais sobre o Corão ou outras obras que são mencionadas. Quero acabar de ler o livro, mas penso que daqui a uns anos vou querer relê-lo para ver se entendo melhor.


back to top