More on this book
Community
Kindle Notes & Highlights
ao começar uma nova obra eu buscava, mais do que tudo, me sentir compreendida pelos personagens e pela história. Queria companhia.
No início do século XIX a ascensão social feminina na Inglaterra só era possível por meio do matrimônio, e desafiar esse costume implicaria um processo tortuoso e cheio de incertezas. Ainda assim, Elizabeth, uma jovem moradora da zona rural, decide arriscar-se em busca de sua própria felicidade e liberdade.
Acredito que quando alguém nos chama atenção com tanta força, seja positiva ou negativamente, algo dessa pessoa pode existir dentro da gente. É preciso coragem para descobrir o que isso significa e onde pode nos levar.
escancara a necessidade de tirar todas as armaduras que criamos para nos proteger se quisermos realmente conhecer o outro e, consequentemente, nos (re)conhecermos também.
Você e as meninas podem ir, ou você pode mandá-las sozinhas para lá, o que talvez seja ainda melhor, pois, como você é tão bonita quanto qualquer uma delas, o sr. Bingley pode preferir você.
e eu permito que você goste dele. Você já gostou de muita gente mais estúpida.
Oh, você sabe que é muito inclinada a gostar das pessoas em geral. Nunca vê defeitos em ninguém. Todo mundo é bom e agradável aos seus olhos.
— O orgulho é um defeito muito comum, acredito — observou Mary, agora desperta da solidez de suas reflexões. — Por tudo o que já li, estou convencida de que é muito comum mesmo, que a natureza humana é particularmente inclinada a ele, e poucas são as pessoas que não acalentam um sentimento de vaidade por causa de uma ou outra qualidade, real ou imaginária. A vaidade e o orgulho são coisas diferentes, embora as duas palavras costumem ser usadas como sinônimos. Uma pessoa pode ser orgulhosa sem ser vaidosa. O orgulho está mais associado à nossa opinião de nós mesmos; a vaidade, ao que
...more
Se uma mulher esconde, com igual habilidade, sua afeição do homem por quem a nutre, pode perder a oportunidade de conquistá-lo, e será pouco reconfortante acreditar que o resto do mundo esteja igualmente no escuro. Existe um pouco de gratidão ou vaidade em quase todo afeto, o que torna inseguro abandonar o afeto à própria sorte. Todos nós podemos começar a gostar de alguém por vontade própria, uma vez que uma pequena predileção é bem natural, mas poucos têm um coração forte o bastante para se apaixonar de verdade sem encorajamento. Em nove a cada dez casos, é melhor uma mulher mostrar mais
...more
A felicidade no casamento é totalmente uma questão de acaso. Se o temperamento dos envolvidos for bem conhecido por eles de antemão, ou se for bastante similar, não melhora em nada sua felicidade. Todos os casais têm diferenças que aumentam com o tempo, o suficiente para terem uma dose de irritação, e é melhor saber o mínimo possível dos defeitos da pessoa com quem você vai passar a vida.
Ocupada em observar as atenções do sr. Bingley a sua irmã, Elizabeth estava longe de suspeitar que se tornava o objeto de algum interesse aos olhos do sr. Darcy, que, a princípio, mal reconhecera nela alguma beleza, olhara-a sem admiração no baile e, quando se encontraram na ocasião seguinte, olhara-a apenas para criticá-la. Mas, logo depois de deixar claro para si e para os amigos que o rosto de Elizabeth mal tinha uma feição bonita, o sr. Darcy começou a perceber que a bela expressão de seus olhos escuros era de uma inteligência incomum.
Minha mente estava ocupada de modo mais agradável. Eu meditava sobre o grande prazer que um par de belos olhos no rosto de uma mulher bonita pode dar.
A distância não é nada, quando existe uma motivação;
Mas todos os impulsos sentimentais devem ser guiados pela razão e, na minha opinião, o esforço sempre deve ser proporcional àquilo que está sendo solicitado.
— Caminhar cinco quilômetros, ou seis, ou sete, ou o que quer que seja, com lama até as canelas, e sozinha, inteiramente sozinha! O que ela poderia querer com isso? Isso mostra um tipo de independência pretensiosa e abominável, uma indiferença ao decoro bem interiorana. — Só mostra afeição pela irmã, algo muito agradável — disse Bingley.
— A srta. Eliza Bennet detesta jogos de cartas — disse a srta. Bingley. — É uma grande leitora, e nada mais a satisfaz.
Uma mulher deve ter um conhecimento profundo de música, canto, desenho, dança e línguas modernas para merecer essa palavra, e, além de tudo isso, possuir algo em sua apresentação e maneira de andar, no tom de voz, no modo de se dirigir a alguém e de se expressar, ou a palavra não será inteiramente merecida.
Tudo aquilo que tem afinidade com a astúcia é desprezível.
— Eu acreditava que a poesia fosse o alimento do amor — disse Darcy. — Se for um amor bom, forte e saudável, pode ser. Tudo alimenta o que já é forte. Mas, se for só uma leve inclinação, estou convencida de que um bom soneto acabará com tudo.
Darcy nunca ficara tão enfeitiçado por nenhuma mulher quanto por ela. Realmente acreditava que, se não fosse pela inferioridade das relações dela, estaria em perigo.
E quanto ao retrato de Elizabeth, você não deve querer que façam um, pois qual pintor poderia fazer justiça àqueles belos olhos? — Seria mesmo difícil capturar sua expressão, mas a cor e o formato, e os cílios, tão extraordinariamente belos, talvez possam ser desenhados.
— Talvez isso não seja possível para ninguém, mas o objetivo da minha vida tem sido evitar o tipo de fraquezas que frequentemente expõem ao ridículo uma inteligência sólida. — Tais como vaidade e orgulho. — Sim, a vaidade é de fato uma fraqueza. Mas o orgulho… quando existe uma real superioridade intelectual, o orgulho sempre será bem controlado.
— Acredito que haja em toda personalidade uma tendência a algum mal em particular, um defeito natural, que nem mesmo a melhor educação pode superar.
A maneira agradável como ele de imediato começou a conversar, embora tratasse apenas do tempo úmido e da probabilidade de uma estação chuvosa, a fez sentir que até o assunto mais comum, tedioso e batido poderia se tornar interessante pela habilidade do orador.
Ele pode ser um bom companheiro de conversa se julgar que isso vale seu tempo.
Nós dois temos um temperamento antissocial e taciturno, indisposto a falar, a menos que esperemos dizer algo que encante a sala inteira, e que conquiste a posteridade com toda a pompa de um provérbio.
Amo poucas pessoas de verdade, e tenho uma opinião positiva de menos gente ainda. Quanto mais vejo do mundo, mais fico insatisfeita com ele, e a cada dia acredito mais na inconsistência de todas as personalidades humanas e confio menos na aparência de virtude ou de sensatez.
Não tente, pelo bem de um indivíduo, mudar o significado de princípio e integridade, nem persuadir a si mesma ou a mim de que egoísmo é prudência, ou de que a ignorância do perigo garante felicidade.
A descortesia universalizada não é a própria essência do amor?
então como posso prometer ser mais sábia do que tantos de meus semelhantes, se eu for tentada? E como saberei que seria sábio resistir?
homens bonitos também precisam ter algo com o que viver, tanto quanto os sem graça”.
— Talvez eu devesse ter pensado melhor e solicitado ser apresentado — respondeu Darcy. — Mas não sou bom em conquistar a simpatia de estranhos.
— Eu certamente não tenho o talento que algumas pessoas possuem de conversar com facilidade com quem nunca vi antes — declarou Darcy. — Não consigo capturar o tom da conversa, ou parecer interessado em questões alheias, como vejo acontecer com frequência.
Sabe, um filho mais novo deve ser acostumado à abnegação e à dependência.
— A senhorita já disse o suficiente. Compreendo seus sentimentos perfeitamente, e agora só me resta sentir vergonha dos meus. Perdoe-me por ter tomado tanto de seu tempo, e aceite meus melhores votos pela sua saúde e felicidade.
por mais que o temperamento da srta. Bennet seja amável, o coração dela não é propenso a ser facilmente tocado.
Elizabeth também lembrou que, até a família de Netherfield ter abandonado a região, ele não contara sua história a ninguém além dela, mas que, depois da partida, o assunto começara a ser discutido por toda parte; que ele não tivera reservas em destruir o caráter do sr. Darcy, embora tivesse assegurado a Elizabeth que o respeito pelo pai sempre o impediria de expor o filho.
Devia guardar a reflexão para as horas solitárias; sempre que estava sozinha, rendia-se aos pensamentos com imenso alívio,
onde faltam outros poderes de entretenimento, o verdadeiro filósofo tirará proveito daqueles que existem.
Um plano que promete alegria completa nunca será bem-sucedido, e a frustração geral só pode ser afastada com a ajuda de alguma irritaçãozinha especial.
Algumas pessoas dizem que ele é orgulhoso, mas tenho certeza de que nunca vi nenhum sinal disso. Para mim, pensam isso só porque ele não fica tagarelando como outros homens.
Como haviam acabado de criar suspeitas em relação ao sr. Darcy e à sobrinha, observaram os dois com uma atenção franca, mas cuidadosa, e logo essas observações criaram a firme convicção de que pelo menos um dos dois sabia o que era amar. Quanto às sensações da moça, ficaram um pouco em dúvida, mas era bem evidente que o cavalheiro nutria profunda admiração por ela.
pessoas bravas nem sempre são sábias
foi o que lhe permitiu entender com exatidão os próprios desejos, e ela nunca sentira de modo tão honesto que poderia tê-lo amado quanto agora, quando todo amor seria em vão.
— O senhor não deve ser tão severo consigo mesmo — replicou Elizabeth. — É bom mesmo que você me alerte contra tal mal. A natureza humana é tão propensa a afundar nisso! Mas não, Lizzy, deixe-me uma vez na vida sentir quanto fui o culpado. Não tenho medo de ser dominado pelo sentimento. Vai passar logo.
— Lizzy, acho que eu nunca contei a você sobre meu casamento. Você não estava quando contei tudo a mamãe e aos outros. Não está curiosa para saber como aconteceu? — Na verdade, não — respondeu Elizabeth. — Acho que todo silêncio sobre o assunto é pouco.
No entanto, apesar de toda essa conversa elegante, minha querida Lizzy, você pode ficar perfeitamente convencida de que seu tio nunca teria cedido, se não tivéssemos dado a Darcy o crédito de possuir outro interesse no assunto.
Você ficará muito brava comigo, minha querida Lizzy, se eu aproveitar esta oportunidade para dizer (o que nunca me atrevi a falar) o quanto gosto dele? O comportamento dele para conosco foi, em todos os aspectos, tão agradável quanto quando estávamos em Derbyshire. O discernimento e as opiniões dele me agradam, não lhe falta nada além de um pouco mais de vivacidade, e isso, se ele escolher com prudência com quem se casar, sua esposa lhe ensinará. Julguei-o bastante astuto — ele mal mencionou seu nome. Mas a astúcia parece estar na moda.