More on this book
Community
Kindle Notes & Highlights
by
Bill Gates
Read between
March 2, 2021 - December 5, 2023
países que construírem empresas e indústrias de carbono zero eficientes liderarão a economia global nas décadas seguintes.
Dica: sempre que você ouvir “quilowatt”, pense em “residência”. Gigawatt, pense em “cidade”. Cem ou mais gigawatts, pense em “país grande”.
O represamento desaloja comunidades locais e a vida selvagem. Se há muito carbono no solo de um terreno que cobrimos com água, esse carbono acaba virando metano e escapa para a atmosfera — por isso estudos mostram que, dependendo de onde é construída, a represa pode na verdade ser uma fonte de emissão pior do que o carvão por cinquenta a cem anos antes de compensar todo o metano pelo qual é responsável.
Nas últimas décadas, a China realizou um dos maiores feitos da história — tirando centenas de milhões de pessoas da pobreza —, e fez isso em parte construindo usinas elétricas a carvão muito baratas. Empresas chinesas derrubaram o custo de uma termelétrica a carvão em incríveis 75%.
Mas o problema não é tecnológico, em primeiro lugar. É político e econômico. As pessoas derrubam árvores não porque são más; fazem isso quando os incentivos para derrubar árvores são mais fortes do que os incentivos para deixá-las
las em pé. Portanto, precisamos de soluções políticas e econômicas, o que inclui pagar os países para conservar suas florestas, impondo regulamentações destinadas a proteger certas áreas e assegurando que as comunidades rurais tenham diferentes oportunidades econômicas, de modo que não precisem extrair os recursos naturais apenas para sobreviver.
A estratégia florestal mais eficaz para combater as mudanças climáticas é parar de cortar tantas árvores.
a descoberta nem existiria se o governo não gastasse dinheiro com pesquisa, com medidas concebidas para tirar a pesquisa do laboratório e levá-la ao mercado e com regulamentações que produziram mercados e facilitaram seu emprego em larga escala.
a inovação não é apenas uma questão de criar novos dispositivos. Significa também desenvolver novas políticas públicas,
Os integrantes dos governos devem criar normas que determinem quanto carbono as usinas, os carros e as fábricas poderão emitir. Podem adotar regulamentações que direcionem os recursos dos mercados financeiros e esclareçam os riscos das mudanças climáticas para os setores público e privado. Podem ser os investidores principais na pesquisa científica, como atualmente, e elaborar leis que determinem em quanto tempo os novos produtos estarão prontos para o mercado.
embora a atividade de pesquisa e desenvolvimento tenha seus próprios benefícios, é mais eficaz quando aliada a incentivos pelo lado da demanda. Empresa nenhuma vai transformar em produto uma nova ideia publicada em um periódico científico se não estiver confiante de que encontrará compradores, sobretudo nos estágios iniciais, quando o produto ainda será caro.
Mercados, tecnologia e políticas públicas são como três alavancas que precisamos acionar para nos desvencilharmos dos combustíveis fósseis. Temos de empurrar as três ao mesmo tempo e na mesma direção.