More on this book
Community
Kindle Notes & Highlights
sem princípios aceitos, como você diz, com base na fé, não se pode dar nem um passo, nem mesmo respirar.
Ele vai retalhá-las — comentou Pável Petróvitch. — Não crê em princípios, mas acredita em rãs.
Pável, ao contrário, solteiro e sozinho, ingressava naquela fase indefinida, crepuscular, um tempo de desgostos semelhantes a esperanças, de esperanças semelhantes a desgostos, quando a juventude já ficou para trás mas a velhice ainda não começou.
Uma força! O calmuco selvagem e o mongol também têm força, e que bem ela nos traz? Prezamos a civilização, sim, senhor, sim, meu caro senhor, prezamos os frutos da civilização. E não venham me dizer que esses frutos são insignificantes:
Ela se tornou sua esposa, ele foi feliz, como poucos no mundo… “Mas”, pensou ele, “aqueles primeiros e doces momentos, por que não puderam viver eternamente e ser imortais?”
O tempo (como se sabe) às vezes voa como um pássaro, outras vezes se arrasta como um verme; mas, para o homem, o melhor é que nem repare se o tempo passa rápido ou devagar.
— Aquele álamo — disse Bazárov — me lembra a minha infância; cresce na beira de um fosso, que restou de um depósito de tijolos, e eu naquele tempo estava convencido de que esse fosso e esse álamo tinham o poder de um talismã especial: perto deles, eu nunca me sentia triste. Não entendia, na época, que eu não me sentia triste justamente porque era criança. Pois bem, agora sou adulto e o talismã não faz mais efeito.
Então, Arina Vlássievna aproximou-se dele e, apoiando sua cabeça grisalha na cabeça grisalha do marido, disse: — O que se há de fazer, Vássia? Um filho é um pedaço cortado de nós. Ele é um falcão: sentiu vontade, voou para cá; sentiu vontade, voou para longe; mas eu e você, como cogumelos no oco de uma árvore, ficamos pertinho um do outro, sem sair do lugar. Só eu vou continuar sempre a mesma para você, assim como você, para mim. Vassíli Ivánovitch afastou as mãos do rosto e abraçou a esposa, sua amiga, tão carinhosamente quanto a abraçava na juventude: ela o consolou em sua tristeza.
É de espantar como as pessoas ainda acreditam em palavras. Por exemplo, chamem uma pessoa de imbecil e, mesmo que ninguém bata nela, vai sentir-se arrasada; chamem-na de inteligente e, mesmo sem lhe dar dinheiro nenhum, vai ficar satisfeita.
Leandro Texeira liked this

