More on this book
Community
Kindle Notes & Highlights
by
Isaac Asimov
Read between
September 20 - September 21, 2024
Ele parecia ser exatamente o que era: um alfaiate aposentado, que não tinha nem um pouco daquilo que os sofisticados dos dias atuais chamam de “educação formal”. No entanto, ele empregara muito de sua natureza curiosa em leituras aleatórias. Pela pura força de uma voracidade indiscriminada, reunira noções de praticamente tudo e, por meio de um truque de memória, conseguia manter tudo em ordem.
Quando pensavam nisso, em geral, era para desejar que alguma proeza dos céus impedisse a natureza humana (e a maldita inventividade humana) de transformar cada descoberta inocente e interessante em uma arma mortal.
Um raio se expandindo em linha reta poderia viajar vários quilômetros antes que a curvatura da Terra fizesse a superfície se afastar dele o suficiente para evitar maiores danos,
Sempre é possível sonhar que sinto um beliscão. Isso não prova nada.
Resto mal-intencionado e zombeteiro de vida.
Uma vez que suas teorias relativas à Terra fossem provadas, sua reputação estaria assegurada em cada planeta habitado da Via Láctea, em cada planeta onde o homem houvesse posto os pés no decorrer de centenas de milhares de anos de expansão pelo espaço.
Arvardan adotou como sendo suas as hipóteses elaboradas anteriormente por certos grupos de místicos que estavam mais preocupados com metafísica do que com arqueologia, isto é, que a humanidade se originara em um único planeta e havia se propagado aos poucos pela Galáxia. Essa era a teoria predileta dos escritores de fantasia da época e repudiada por todos os arqueólogos conceituados do Império.
Rev. Soc. Arq. Gal. (para dar à publicação sua abreviação profissional) decidiu publicar a dissertação de conclusão de curso de Arvardan, mais de dez anos após sua apresentação.
Em algum lugar nas entranhas do armário (talvez a criação mecânica mais universalmente popular da inventividade humana), um barman entrou em ação... um barman não humano cuja alma eletrônica misturava as coisas não por medidas, mas por contagem de átomos; as proporções eram sempre perfeitas e ele não poderia ser comparado a ninguém de carne e osso, por maiores que fossem suas habilidades artísticas.
Essa instabilidade é a vida, uma vez que está sempre mudando de posição em um esforço para manter sua identidade...
Em mundos comuns, o sol é a única fonte de energia radiante ou, pelo menos, é de longe a maior fonte. Abrigados pelas nuvens, ou à noite, os compostos de carbono e nitrogênio se combinam e recombinam a partir das formas possibilitadas pela ausência daquelas pequenas porções de energia lançadas a elas pelo sol... como bolas de boliche lançadas em meio a um número infinito de pinos infinitesimais. Mas, em mundos radioativos, com a presença ou não de um sol, cada gota de água, mesmo na noite mais intensa, mesmo a 8 quilômetros de profundidade, brilha e explode ao contato com raios gama,
...more
o senhor está tentando nos dizer que esses desprezíveis homens da Terra representam uma raça antiga que pode ter sido, um dia, a ancestral de toda a humanidade?
uma das maiores cidades da Terra (diziam que era habitada por 50 mil seres humanos),
Para o resto da Galáxia, se é que notam a nossa existência, a Terra é apenas uma pedra no céu. Para nós é o nosso lar, e o único lar que conhecemos.
O sistema nervoso nos homens e nos animais é composto de material neuroproteico. Esse material consiste em enormes moléculas em um estado de equilíbrio elétrico muito precário. O mais ínfimo dos estímulos agitará uma delas, que vai se reestabelecer por mexer outra, a qual vai repetir o processo até que se chegue ao cérebro. O próprio cérebro é um imenso agrupamento de moléculas semelhantes, conectadas umas às outras de todas as maneiras possíveis. Já que no cérebro existe algo por volta de um elevado a décima ou a vigésima potência (ou seja, o número um seguido de vinte zeros) dessas
...more
o que nós chamamos de impulsos nervosos são apenas o desequilíbrio eletrônico progressivo que avança ao longo dos nervos até o cérebro, e depois de volta pelos nervos.
O próprio Shekt não tinha a menor ideia das gigantescas forças que começavam agora a travar uma luta na arruinada face da Terra. Mas, de certo modo, ele sabia o bastante. O bastante para se sentir à mercê delas, e com certeza mais do que qualquer um dos Anciãos suspeitava que ele soubesse.
O imenso mecanismo avançou sobre o homem adormecido como um faminto monstro de movimentos lentos.
Será que algum dia haviam crescido?
Jamais poderá haver um homem tão perdido como aquele que está perdido nos vastos e intricados corredores de sua própria mente solitária, onde ninguém pode alcançá-lo e ninguém pode salvá-lo. Nunca houve um homem tão desamparado quanto aquele que não consegue lembrar.
Ele não fazia ideia do processo pelo qual o resultado fora calculado. Era como se a mente dele fosse uma entidade independente, usando-o apenas como seu porta-voz.
É melhor que seja
Você sabe que é doutrina da Sociedade dos Anciãos a ideia de que, um dia, a Terra foi o único lar da humanidade, que ela é o centro da raça, a verdadeira representação do homem?
Esse era o resultado de uma infância imersa em uma atmosfera de intolerância tão completa que era quase invisível, tão absoluta que seus axiomas eram aceitos como uma segunda natureza.
Ficou claro que a intolerância nunca era uma via de mão única, que ódio gerava ódio!
O grande Império Galáctico teria se dissolvido em caos e destruição.
Idosos tendem a esquecer como seu pensamento era durante a juventude; esquecem a rapidez do salto mental, a ousadia da intuição juvenil, a agilidade de um insight repentino. Eles se acostumam às variedades mais lentas do raciocínio e, porque isso é mais do que compensado pelo acúmulo de experiência, acham-se mais sábios do que os jovens.
Grew ensinou-lhe variações do xadrez. Havia o xadrez a quatro mãos, no qual cada jogador tinha um tabuleiro, encostados uns aos outros pelas pontas, com um quinto tabuleiro preenchendo o vazio no meio como uma Terra de Ninguém, comum a todos. Havia partidas de xadrez tridimensionais, nas quais oito tabuleiros transparentes eram colocados um sobre o outro e cada peça se movia em três dimensões da forma como antes se moviam em duas, e nos quais o número de peças e peões era dobrado, a vitória sendo conquistada apenas quando ocorria um xeque simultâneo em ambos os reis do adversário. Havia até as
...more
The Gene Roddenberry's Startrek multilayer chess is not an innovation from the series but an original ideia from the1950s Asimov's "Peddle in the Sky" book.
você é cuidadoso quanto às minhas ocupações quando quer se virar sem mim.
as duas principais correntes do pensamento arqueológico são comumente chamadas de Teoria da Amálgama e Teoria da Propagação.
O senhor argumenta bem pelo seu inimigo. – Porque eu me pergunto o que o meu inimigo dirá.
até que a batida do próprio coração estivesse sincronizada com a dele.
daria para perder a esperança na inteligência da humanidade quando vejo o que a mente dos homens é capaz de conter.
maioria deles quer apenas ocupar a posição de liderança.
É chamada de Febre de Radiação por conta da ideia equivocada de que se pega essa doença após a exposição a áreas radioativas. Na verdade, a exposição às áreas radioativas costuma ser seguida de Febre de Radiação porque é nessas regiões que o vírus está mais apto a sofrer mutação para formas mais perigosas. Mas é o vírus, e não a radiação, que faz isso.
Supõe-se que os efeitos desse organismo em seu hospedeiro se devem, em grande parte, à sua radiação, e não às suas toxinas.
Pode-se aceitar a morte racionalmente, com todos os aspectos da mente consciente, mas o corpo era uma fera brutal, que não sabia nada sobre a razão.
matéria pelo eixo do tempo e chegaram a um valor maior do que o infinito, então o projeto continuou sendo visto como impossível.
Eles não querem a verdade; querem suas tradições.
com a diminuição da resistência dos neurônios, o cérebro pode ser capaz de perceber os campos magnéticos induzidos pelas microcorrentes dos pensamentos de outra pessoa e tornar a converter isso em vibrações semelhantes nele próprio. É o mesmo princípio que se aplica a qualquer gravador comum. Seria telepatia no sentido pleno da palavra...
Ele tinha a própria vida para viver, a própria morte para morrer.
Ele veria o mesmo se olhasse a minha. Veria coisas semelhantes se pudesse olhar a própria mente de forma tão indelicada quanto sonda a nossa.
Em sua juventude, ele deixara a Europa e fora à América, mas não continuou sendo o mesmo homem apesar disso? E se, depois dele, outros homens houvessem deixado uma Terra despedaçada e ferida em busca de mundos além do céu, seriam eles menos terráqueos? A Galáxia inteira não seria dele? Não seriam todas aquelas pessoas... todas elas... descendentes dele próprio e de seus irmãos?
É incrível o que a pressão faz, mesmo sobre aqueles que juram que é impossível ser mais rápido.
Ele não conseguia pensar! Não conseguia pensar!

