More on this book
Community
Kindle Notes & Highlights
“Dogmatismo”. Ou seja, uma crença inabalável de saber que algo é verdadeiro quando na verdade não se sabe
Pessoas inteligentes gostam de fazer previsões que soem inteligentes, mesmo que possam estar erradas. O fenômeno foi belamente descrito em um artigo publicado em 1998 na revista Red Herring, sob o título “Por que a maioria das previsões de economistas está errada”.
Se as consequências de fingir saber alguma coisa são tão prejudiciais, por que as pessoas insistem em fazê-lo? Fácil: na maioria dos casos, o preço de dizer “Não sei” é mais alto que o de estar errado — pelo menos para o indivíduo.
A chave do aprendizado é o feedback. É quase impossível aprender alguma coisa sem ele.
(Algo que funciona para nós é dar um tempo para esfriar. As ideias quase sempre parecem brilhantes quando surgem, de modo que nunca utilizamos uma nova ideia por pelo menos 24 horas. É incrível como certas ideias podem ficar malcheirosas depois de apenas um dia à luz do sol.)
Para começo de conversa, todo grande problema já foi infinitamente esquadrinhado por pessoas muito mais inteligentes que nós. O fato de continuar sendo um problema significa que é cabeludo demais para ser destrinçado de uma vez.
Entender os incentivos de todos os envolvidos em determinada situação é um passo fundamental para a solução de qualquer problema.
Uma pessoa que mente ou trapaceia muitas vezes reage a um incentivo de maneira diferente de uma pessoa honesta.
ele já sabia o que valia a pena deixar para trás, e o que não.