More on this book
Community
Kindle Notes & Highlights
As coisas se deterioram, apodrecem, são destruídas por incompetência ou por guerras.
Pode-se dizer que toda sociedade molda sua população para que se encaixe em seus ideais. São desenvolvidos costumes que fazem sentido dentro daquela sociedade, e isso acorrenta todos os indivíduos às necessidades dela.
Você, como indivíduo humano, é composto, talvez, por cinquenta trilhões de células, mas você, como indivíduo multicelular, é muito mais importante do que esses cinquenta trilhões e a soma de suas importâncias individuais.
Se obedecermos apenas às regras que consideramos justas e razoáveis, nenhuma regra funcionará, pois não existe regra que alguém não considere injusta e sem sentido. E, se nos dedicarmos apenas a ter vantagens individuais, do nosso ponto de vista, sempre haverá motivos para acreditar que qualquer regra de impedimento é injusta e sem sentido. Assim, o que começa como um truque de esperteza acaba em anarquia e desastre, até mesmo para aquele que foi esperto, pois ele também não conseguirá sobreviver ao colapso da sociedade.
Regras, estabelecidas por lógica e justiça, podem facilmente durar mais do que suas próprias utilidades conforme as circunstâncias mudam e, ainda assim, continuarem em voga por causa da inércia. Portanto, não é apenas certo, é também útil, quebrar essas regras para demonstrar o fato de que elas se tornaram inúteis, ou até mesmo danosas.
Existe, de fato, um elemento de desordem na associação livre, mas é o preço a se pagar pela possibilidade de introduzir inovações e mudanças. No geral, é um preço justo.
Aqui, em liberdade, mesmo quando praticamente todos concordam, existe a possibilidade de uma minoria que discorda e, em alguns casos, eles podem estar certos. Se forem espertos, apaixonados e convictos o suficiente, vencerão no final, e serão os heróis de gerações futuras...
Superstição sempre direciona atitudes na ausência de conhecimento. A Fundação acredita no Plano Seldon, apesar de ninguém conseguir entendê-lo, interpretar seus detalhes ou usá-lo para fazer previsões. Nós o seguimos cegamente, por ignorância e fé. Não seria isso superstição?
Aceito apenas o que sou forçado a aceitar por causa de provas lógicas e confiáveis, e mantenho essa aceitação pendente até a chegada de mais provas. Isso não nos torna muito populares.
Em qual mundo as pessoas não preferem uma crença confortável, acalentadora e conhecida, por mais ilógica que seja, do que os ventos gelados da incerteza?
Se você começar a descartar qualquer um ou qualquer coisa que o incomoda porque é “apenas” isso ou “apenas” aquilo, pode destruir o que quiser. Há sempre categorias a serem encontradas para todos eles.
“Um robô não pode ferir a humanidade ou, por inação, permitir que a humanidade seja ferida”.