More on this book
Community
Kindle Notes & Highlights
Se a linguagem oral é, por um lado, mais viva e imediata, a palavra escrita tem, por outro, o mérito de poder ser escolhida e ponderada com tempo e concentração, fixando o pensamento, possibilitando o regresso ao texto, que foi formulado de modo reflectido e calculado, actuando, por conseguinte, de maneira regular e constante.
O Verão, acompanhado de um vento sul-sudeste, abatera-se sobre a cidade com um rigor maior do que em Julho. Sobre os frontões medievais das casas cintilava um céu de um estranho azul-escuro, mais lívido na linha do horizonte, como sucede no deserto. A seguir ao pôr-do-sol, as casas e as calçadas das vielas estreitas haviam exalado um calor abafado, como se fossem bocas de um forno.
Tens sujeitado a minha amizade a duras provas ao longo de todos este anos…
–Juro exercer as minhas funções de acordo com a minha consciência, garantir o bem da nação com todas as minhas forças, ser fiel à Constituição, administrar com honradez os bens públicos e ser imparcial no exercício do meu cargo, nomeadamente em situação de eleições, não tomando partido nem em meu próprio proveito, nem em proveito de familiares ou amigos. Farei aplicar as leis da nação e exercerei a justiça perante todos, ricos ou pobres. Guardarei silêncio em tudo que exija silêncio e, acima de tudo, manterei sigilo quando o sigilo me for exigido. Assim Deus me ajude e guarde!
«Só nos exasperamos e enervamos com uma proposta quando não estamos absolutamente seguros da nossa capacidade de resistência»…
Quando se trata de música, perdes por completo o sentido da banalidade, algo que não te sucede em outros campos… sendo esse, porém, o critério para entender a arte. Basta olhares para o teu gosto musical e compará-lo com os teus demais interesses e necessidades para poderes concluir que a música é completamente estranha à tua natureza. O que é que apela aos teus sentidos na música? O espírito de um certo optimismo insípido que, caso encontrasses num livro, de imediato rejeitarias, tomado de indignação, raiva ou escárnio. A rápida satisfação de todo e qualquer desejo incipiente…
Ele compreendia-a e compreendia o que ela dizia. Não conseguia, todavia, sentir as coisas da mesma forma que a esposa, não sendo capaz de entender por que razão as melodias que o animavam ou enterneciam eram desprovidas de qualquer mérito, ao passo que as peças que lhe pareciam duras e intrincadas detinham o mais elevado valor musical.
–Eu julgava… eu julgava… que tudo acabava aí…
Para isso há que ser um comerciante de sucesso e ganhar muito dinheiro!
E o resto do dia obedecia a um ritmo livre e despreocupado, seguindo o rumo de uma vida maravilhosa dedicada ao ócio e ao bem-estar, sem sobressaltos nem preocupações: de manhã, enquanto lá em cima a banda executava o seu programa matinal, Hanno permanecia à beira-mar, deitado ou sentado aos pés da cadeira de praia, entretido, no seu jeito sonhador e distraído, com a areia fina e pura, os olhos, sem esforço ou dificuldade, vagueando e perdendo-se na imensidão verde e azul, os ouvidos envoltos num doce rumor que se desprendia, com liberdade e desembaraço, das ondas infinitas, uma brisa
...more
Individualidade!… Ah, tudo o que o homem é, pode e tem, parece pobre, cinzento, insuficiente e insípido. O que, porém, ele não é, não pode e não tem, é o que deseja precisamente com inveja e avidez, uma inveja que se converte em amor por receio de que se transforme em ódio.
Tudo isso me cansa tanto. Só queria dormir e não saber de mais nada. Queria morrer, Kai!… Não, não estou louco, Kai. Não acalento desejo algum. Nem sequer quero ser famoso.

