A Legião voltou

11880441_10207688710078206_8462096205099136016_n (1) 11200641_10207688705398089_2858797338118294430_n


 


A Legião voltou.


Não sei se esta acima é a nova formação.


Mas são as fotos que o amigo MARCELO BONFÁ publica fazendo suspense na sua página do FACE.


Logo depois de enterrar RENATO RUSSO, numa cerimônia discreta em 11 de outubro de 1996, seu amigo e parceiro de longa data, o guitarrista DADO VILLA-LOBOS, nos braços de quem Renato morreu, recebeu um telefonema de um advogado.


Em nome da família, anunciava que tanto ele quanto o baterista BONFÁ estavam proibidos de tocar e usar a marca que ajudaram a fundar: LEGIÃO URBANA.


A batalha pelo direito de tocar as músicas durou quase 20 anos.


O litígio com o filho de Renato, GIULIANO MANFREDINI, em nada lembrava os ideais do pai, que consideravas a banda, amigos e fãs uma legião em luta por um mundo platônico, idealizado e sem preconceitos.


Em 2014, o conflito se acirrou.


A página que ocupa o endereço legiaourbana.com.br, foi feita pela empresa Legião Urbana Produções Artísticas, controlada por Manfredini e detentora da marca Legião Urbana, sem o consentimento de Dado e Bonfá.


Enfim, a 7ª vara empresarial do Rio de Janeiro deu ganho de causa aos músicos: em 28 de outubro de 2014 foram autorizados judicialmente a utilizar  comercialmente a marca Legião Urbana.


Estabeleceu que os ex-integrantes “foram fundamentais na consolidação do sucesso alcançado pelo grupo e que, portanto, devem gozar dos mesmos benefícios do herdeiro de Renato”: “Por certo, os autores são ex-integrantes da banda e contribuíram durante toda a sua existência, em nível de igualdade com Renato Russo, para todo o sucesso alcançado. Assim sendo, não parece minimamente razoável que não possam fazer uso de algo que representa a consolidação de um longo e bem sucedido trabalho conjunto – reconhecido por milhões de fãs…”


Caso Giuliano descumpra a sentença estará sujeito a uma multa de R$50 mil reais.


Dado e Bonfá conseguiram os direitos de tocar LEGIÃO e vão se apresentar a partir de outubro, em turnê, num show dirigido pelo grande diretor teatral, FELIPE HIRSCH.


A banda LEGIÃO já ensaia em estúdios do RIO, por onde começa a turnê.


A dúvida era: quem cantaria? Barbada.


A decisão não podia ser outra: André Frateschi, o Andrezinho [acima no meio dos 5, de camisa vermelha], filho da grande atriz Denise Del Vecchio.


André, ator que trabalhou no teatro com Monique Gardenberg, em filmes, novelas e séries, há muito toca com a mulher MIRANDA KASSIN em shows pelo circuito alternativo e do grupo S [Sesc, Sesi].


Ela lotava o saudoso Studio SP cantando Amy Winehouse, e ele lotava com o show HERO cantando Bowie.


Ambos, considerados o “casal hit”, têm o projeto MIRANDA KASSIN & ANDRE FRATESCHI:


http://www.mirandaeandre.com.br/site/


Já lançaram disco próprio e em shows interpretam Tom Waits, Lou Reed, Neil Young, Etta James, Nancy Sinatra, Rita Lee e Robert Cray, além de Amy e Bowie.


ANDRÉ promete surpreender.


Me disse que não vai “macaquear” (imitar) RENATO, que conheceu quando criança – junto com a mãe, que fez minha mãe EUNICE na peça FELIZ ANO VELHO, vivia com violão nos camarins do teatro, que Renato, meu amigo, também frequentava.


Uma vez em Campinas, LEGIÃO e a peça FELIZ ANO VELHO se apresentaram juntas na abertura do ginásio da UNICAMP.


Mas ANDRÉ, que redescobre a banda que ama e amou, especialmente as músicas dos últimos discos, sabe que para ser RENATO no palco precisa ir além.


E promete ir.


A Banda ganha o suingue do baixista do PLANET HEMP.


Força, queridos.


Estarei no gargarejo, como no passado. Matando as saudades.


 

 •  0 comments  •  flag
Share on Twitter
Published on August 28, 2015 07:48
No comments have been added yet.


Marcelo Rubens Paiva's Blog

Marcelo Rubens Paiva
Marcelo Rubens Paiva isn't a Goodreads Author (yet), but they do have a blog, so here are some recent posts imported from their feed.
Follow Marcelo Rubens Paiva's blog with rss.