[ Além do Vídeo ] Como uma campanha de doação em prol de crianças despertou ódio
Vou ser breve neste aqui porque lidar com essa situação durante o fim de semana me deu uma úlcera já.
O vídeo é este:
Não gostei muito do thumbnail desse vídeo, aliás. Geralmente fico bem satisfeito com eles, mas essa pegada meio cor pastel não me agradou muito. Enfim.
Como tu já deve saber, a Suprema Corte americana liberou o casamento gay em todo os EUA. E amigo crente, eu sei que é difícil pra você aceitar que a lei permita algo que você considera pecado, mas você precisa admitir pra si mesmo que não faz sentido o Estado advogar contra direitos pessoais baseado no que a sua religião acha pecaminoso. Imagina se tatuagem, ou beber cerveja, divórcio, sexo antes do casamento fossem ilegais. Não faz sentido, convenhamos!
Acho, ou ao menos quero acreditar, que a maioria dos cristãos são pessoas boas, e com compaixão, e entendem que gays finalmente terem um direito que eu e você também temos não te afeta taaaaaanto assim. E a maioria das pessoas, após pensar um pouco sobre o assunto, vão concordar que se são humanos no Brasil ou na China que eram discriminados legalmente e agora não são mais, é um motivo para algum celebração, por menor que seja.
E muitas pessoas ao redor do mundo fizeram um pequeno gesto de celebração. Pra mostrar seu apoio aos seus broders gays, como uma pequena forma de dizer “eu tô ligado que tem um bando de filho da puta que te despreza mas é nóis na fita aí, parça“, eu e inúmeras outras pessoas mudamos nossa foto no Facebook pra mostrar o arco íris que simboliza a comunidade gay.

A minha ficou assim
Então. Algumas pessoas, absolutamente iradas porque seus amigos estavam mostrando apoio a um segmento marginalizado da população, resolveram contra-atacar com o despeito reacionário que esse tipo de gente geralmente mostra.
Essa imagem foi compartilhada milhares de vezes. A filhadaputice que mais me irrita é que a pessoa poderia MUITO BEM criar uma imagem semelhante, talvez incluindo informação de uma ONG que ajudasse a combater a fome na África, SEM precisar dessa passivo-agressividade de “bem, com os problemas REAIS no mundo vocês não se incomodam né. Já eu, por outro lado, é só ser chamado que ajudaria. Não tou ajudando ainda porque não chamaram, claro.”
E eu ainda pensei em elaborar um bom argumento pra responder a essa babaquice, mas eu achei que mesmo a mais eloquente desconstrução dessa babaquice reacionária não seria melhor que forçar os lixos humanos que postaram essa bosta na minha timeline a mostrar publicamente a sua hipocrisia.
Fui ao Paypal. Tinha uma graninha sobrando lá, 50 contos. Doei à Save The Children Federation, uma ONG que ajuda a dar apoio a crianças necessitadas ao redor do mundo (inclusive no Brasil).
Antes que você pense em contra-argumentar que “nossa Izzy doando só pra poder aparecer na internet que babaca“, invente um argumento melhor. Eu SOU babaca, mas não por isso. Sou um gordo idiota que vive falando merda na internet, e não pense que eu acho que doar uma mixariazinha (comparado ao que eu ganho num mês de trabalho) uma vez na vida me torna moralmente superior que ninguém. Eu sou provavelmente a pior pessoa da minha família. Eu sou um bosta. Estou ciente disso. Não estou tentando me imbuir de superioridade moral alguma. Se existir um inferno eu sei que estou indo pra lá.
Só que isso é irrelevante ao ponto que eu estou tentando fazer.
Após mandar essa grana pra alguém que definitivamente fará mais proveito que eu, criei a seguinte imagem:
E soltei lá naquele antro desgraçado que eu já nem sei mais por que frequento chamado Facebook, junto com o link para a Save The Children.
O argumento é simples: ok, beleza, de repente uma criança morrendo de inanição (parabéns por usar essa imagem sem qualquer cerimônia pra fazer um argumento ideológico tão mesquinho, aliás!) é uma causa mais urgente do que gays podendo se casar nos EUA. Eu suspeito que na real ela não é tão urgente pra você, e que você está falando isso porque é um lixo de ser humano, mas darei a você chance de provar que eu estou errado.
E ADIVINHA O QUE ACONTECEU.
Subitamente, pipocaram nos comentários daquela imavem INÚMEROS malucos dando as mais variadas desculpas de por que não precisam doar para ajudar as crianças que eles disseram que ajudariam se os chamássemos. A medida que pessoas iam marcando na imagem os amigos que fizeram essa promessa, mais desculpinhas (algumas com notável ódio) iam aparecendo.
Todos os screenshots inclusos aqui são de pessoas que postaram a tal imagem da criança morrendo. Eu preciso deixar isso bastante claro: todas as pessoas abaixo disseram que participariam na causa das crianças com fome se fossem chamadas. Vontade de ajudar elas insinuam que tem, o que faltava era alguém chamar.
“Fodam-se aquelas crianças cara, quero saber se VOCÊ VAI DAR A BUNDA TAMBÉM RSRS SUA BICHA”
“Eu falei que participaria da ajuda, e estou participando: fazendo greve de fome”
“Eu sei que botei uma foto dizendo que participaria de caridade se fosse chamado, e sei que estou sendo chamado, mas se é assim você tem que dar o cu antes rsrsrsrs”
“Estou falando ‘ditadura gay’ pra ficar mais fácil de você automaticamente ignorar qualquer coisa que eu diga”
“Você estão ajudando, mas não estão ajudando O BASTANTE”
“Eu postei uma foto dizendo que é só ser chamada pra contribuir com caridade que participaria, e estou enfatizando que DE FATO JÁ CONTRIBUO pra que ninguém esqueça, mas vocês é que são os bobocas que querem aparentar engajamento”
“Sim eu falei que ajudaria mas não vai adiantar nada mesmo então foda-se e a propósito, você é um animal por me convidar a cumprir minha palavra”
“Ok ajudaram a criançada na África mas NÃO AJUDARAM O BASTANTE AINDA”
“Fodam-se as crianças que eu falei que ajudaria se fosse convidada: quero saber se você é bonzinho mesmo e doa pros gays também!”
Nessa a seguir eu já tava tão irritado com a onda de desculpinhas e xingamentos — olha essa. Estão xingando um cara que está tentando incentivar doações pra uma instituição de caridade — que perdi a paciência com essa idiota.
“Quando eu falei que participaria se fosse chamada, o que eu quis dizer é que daria duas desculpas cretinas pra não participar”
“Vocês são uns babacas por ficar anunciando por aí que doam pra caridade Ô MAS SÓ PRA CONSTAR EU TAMBÉM DÔO TÁ?”
“Você queria doação ou textão? Era textão, né? Então taí, conforme prometido”
?????????????????????????
Teve uma particulamente canalha, aliás. A página Dollynho Puritano (se o Mark Zuckerberg proibisse definitivamente que IPs brasileiros abram páginas no Facebook, isso seria de fato uma coisa 100% ruim?) se incomodou com meu convite, e disponibilizou essa montagem pra ser usada por quem quer continuar argumentando e ao mesmo tempo se omitindo a cumprir o que prometeu.
Enquanto isso, a turminha arco-íris sendo acusada de não se importar com as criancinhas com fome na África levantou mais de três mil reais em um dia de doações. Eu parei de contabilizar nos 3 mil, quando percebi que outras pessoas estavam postando os recibos nos comentários desse vídeo. Fiquei com preguiça de contabilizar tudo de novo. E aí eu percebi que a cotação do dólar tava em R$3,14, e que eu estava multiplicando por 3 pra facilitar a conta mas que no final ela ia ficar bem abaixo do valor final real. Entre doações vistas mas não computadas porque eu já tava cansado, doações que vi postadas em outros locais mas eu já tinha fechado o app da calculadora, e esse erro de câmbio, eu chuto que rolaram mais de 4 mil reais nessa campanha.
Em um dia.
Enquanto isso, vi UMA doação vinda de alguém que postou aquela imagem desgraçada — e uma outra doação que se revelou ser um photoshop.
E aí está o resultado que eu imaginava. As pessoas postando aquela foto e enchendo o peito num arroubo de “olha só esses burros, eu sim sei qual a REAL causa a qual precisamos nos unir” são nada senão hipócritas da pior estirpe. Não tinham nenhuma intenção de realmente ajudar se fossem chamados para tal, ou seja: estão cagando para os gays E para as crianças cuja morte eles erguem nas redes sociais como um estandarte ideológico.
Eu estou na internet há literalmente vinte anos, experimentando com bate papo na web desde 1995, mantendo esse blog já desde 2002, e vlogando desde 2008. Eu já vi MUITA babaquice na internet. Mas muita mesmo.
Já vi muita coisa escrota. Seria impossível catalogar todas as demonstrações de desgraçabilidade da raça humana que eu já tomei conhecimento através da minha conexão com a internet.
Mas ISSO AÍ foi o que finalmente me quebrou. Ver tanta hipocrisia, tanta gente usando imagens de uma criança morrendo pra se perfazer de bom samaritano (e recusar agressivamente ajudar de fato), e pior, ser ATACADO por tentar levantar uma grana em prol de uma causa nobre… esse texto era pra sair ontem, mas eu simplesmente não consegui escreve-lo.
Fui dormir ontem pensando “que bosta, amanhã terei MESMO que reler todos aqueles comentários malditos pra atualizar o HBD“. A falta de vontade era tamanha que pensei em escrever o post SEM inclui-los, o que eu sabia que seria uma omissão grave.
É preciso ler esses comentários. É preciso ver o que há de fato a falta de solidariedade desses canalhas. É preciso que a lição fique aprendida.
Porque não vai ser a última vez que alguém levanta a bandeira do “mas e as criancinhas da África! Com elas você não se preocupa né”. E na próxima vez você vai poder esfregar esse texto na cara dessa pessoa e dizer “cale a boca, porque quando o tipo de pessoa que faz esse argumento tem a oportunidade de provar que de fato se importa, o que ouvimos são desculpas e xingamentos”.
E que alívio poder fechar essas abas do Facebook aqui e nunca mais ter que ler essa enchente de chorume.

Izzy Nobre's Blog
- Izzy Nobre's profile
- 5 followers
