10 dicas para iniciar um blog
Foste ao Blogger ou ao Wordpress, criaste um blog, e perguntas-te: "E agora?"
Pois estás exactamente como eu há alguns meses atrás!
Há um número gigantesco de blogs, alguns têm sucesso, outros não. Descobrir as diferenças entre ambos é a primeira pista para entrar no primeiro grupo.
Para vos ajudar à tarefa, aqui ficam 10 dicas simples que fazem milagres. Eu não as cumpro todas (grande novidade!) mas esforço-me por isso.
Abram uma nova folha de Word e copy / paste.
Se estás a iniciar um novo blog, por favor:
1 - Não compliques: A estrutura e a imagem do teu blog são algo para aperfeiçoares com o tempo, não paralises pelo desejo de conseguir o layout perfeito. Apenas precisas de um ponto de partida.
2 - Escreve!: Um post todos os dias. Pode parecer utópico mas é o que deve ser feito. A escrita vai ser cada vez mais fluida e sem o perceberes vais acabar por encontrar a tua própria voz e é ela que te vai distinguir de todos os outros.
3 - Define o propósito do teu blog e anuncia-o aos "quatro ventos" : Um novo leitor não deve ser atormentado pela dúvida irritante: "Afinal para que raio é este blog?"
4 - Se falhares um post, não chames a atenção para a tua falta: É aborrecido e lamechas. Para além do facto de que a maioria dos leitores (provavelmente) não o notará.
5 - Se não tiveres a certeza se deves escrever sobre algo, não escrevas! Podes sempre fazê-lo mais tarde.
6 - Junta-te a outros bloggers: O sentido de comunidade funciona em todo o lado e os blogs não são excepção.
7 - Lê sobre "blogar": Há um número infinito de sites e blogs sobre o tema, embora sejam em Inglês a maioria, podes sempre continuar a contar com o Imaginário, o Pato Pirata, para trazer informação até aqui.
8 - Faz a tua check list de qualidade e respeita-a: Se sabes "o que" queres escrever, deves também descobrir "como o" fazer. Por exemplo: Estou a ser cómico?; Estou a dar nova informação?; Critico alguém para além de mim próprio?; Isto interessa "aos meus" leitores? ...
9 - Faz arquivo dos teus posts: É o teu "trabalho" e segurança nunca é demais. Perder um post pode ser uma chatice e vai facilitar-te a procura caso precises fazer uma consulta.
10 - O mais importante?: Diz alguma coisa! Não basta apenas escrever e repetir o que todos já dizem. Por exemplo, eu leio imensos blogs de livros porque adoro lê-los e escrevê-los, e uma das coisa que me faz perceber de imediato se um deles me interessa ou não é ver qual as classificações que o blogger deu aos últimos livros, se todos tem 4 ou 5 estrelas, perde credibilidade. Para quem lê regularmente, sabe que é impossível que um leitor goste de "todos" os livros. Quando escreveres, dá a "tua" perspectiva, explica a tua ideia, e só assim o teu blog acrescentará valor e se diferenciará dos semelhantes.
Espero que (pelo menos) alguns destes pontos vos tenham ajudado.
Até à próxima. Toca a bloggar!
Nota: Este post foi inspirado / baseado / recortado / adaptado do post de Darren Rose no Problogger numa piratice "original".
