Meu problema com o teaser de Star Wars, ou por que expectativa é uma merda
Eu sou um fanboy eterno de Star Wars. Sempre serei. Da época em que se chamava “Guerra nas Estrelas” até o momento em que eu vos escrevo, Star Wars esteve sempre presente na minha vida. Assisti os filmes, li os quadrinhos, colecionei os cards que a Pepsi distribuiu no Brasil nos anos 90 pra celebrar o lançamento remasterizado da trilogia (e COMO me deprime o fato de que perdi todos!), passei horas e horas e horas nas wikis do Universo Expandido.
Quando anunciaram a nova trilogia eu fiquei maluco; finalmente poderia assistir Star Wars nos cinemas. A nova trilogia foi disparadamente a MAIOR decepção da história da sétima arte e ainda assim eu comprei bonequinhos (até do Jar Jar Binks. É sério), comprei o box set, assisti repetidamente até a Ameaça Fantasma.
Quando anunciando a nova nova trilogia, com o JJ Abrams na direção, eu tive uma ereção. Enquanto muitos puristas gastaram energia postando repúdio nas redes sociais, eu começo a pensar em como arrumar espaço pros bonequinhos dos novos filmes. Vou assistir no dia de estréia, pedirei dia de folga no trabalho se for preciso, comprarei todas as quinquilharias que costumam vender no cinema pra casar com esse tipo de blockbuster. Seu sou/amo Star Wars, e se a trilogia dos anos 2000 não mudou isso, nada mudará.
PORÉM.
Se tem algo que eu já deveria ter aprendido nessa vida maldita, é que expectativa é uma bosta. E este teaser me ensinou a manter minha ansiedade pelo filme controlada, mais humilde e comedida.
Eu não gostei desse teaser. Sim, eu sei, é só “teaser”. Não é pra mostrar muita coisa, eu entendo. Mas o problema não é nem exatamente “mostrar pouca coisa”; é que minhas expectativas estavam injustificadamente muito altas pra que eu aceite ver tão pouco.
O JJ Abrams não ajudou também. Ao anunciar que o teaser teria 88 segundos, minha reação inicial foi POR QUE NÃO FALAR 1 MINUTO E 28 SEGUNDOS?! POR QUE MENCIONAR 88? SERIA REFERÊNCIA AO IG-88?!?!, porque eu sou essa espécie de super-nerd mesmo. Logo em seguida, eu pensei “caralho, mas esse JJ é foda mesmo. Geralmente teasers tem alguns segundos só, este incrível cineasta vai nos dar um minuto e vinte e oito segundos!”
Ou vinte oito, não sei como se escrevem números. Conheço o nome de personagens obscuros secundários de Star Wars que aparecem em tela por 5 frames mas não conheço a sintaxe correta da minha língua nativa.
Ou seja: minhas expectativas foram bater lá na International Space Station. Sai o trailer e, eu juro pra você, assisti com um cronômetro na mão e são 27.75 segundos de cenas do filmes. O resto é uma longa tomada de uma duna sem graça (se eu quisesse ver areia eu estaria vendo vídeos dos Lençóis Maranhenses e não o teaser de Star Wars né) e cortes epiléticos com intervalos de tela preta mais longos que os trechos exibidos entre eles. Podemos dizer que foi um teaser do seu monitor queimado, com pequenas cenas de Star Wars jogadas no meio.
É isso mesmo, é plena sexta feira e você tá lendo um textão na internet reclamando do teaser do novo Star Wars. Eu sou o nerd estereotípico

E TEM MAIS!
O que pra mim mais confere à nova trilogia o ar de autenticidade, de que realmente se passa no mesmo universo que os filmes anteriores, era a participação do elenco clássico. Luke, Han, e Leia, ainda que aparecendo bem pouquinho, só como pontas (meio da forma que o Spock aparece nos novos Star Trek…?) dá uma credibilidade maior pro filme, na minha opinião. Evidentemente veio a Senhora Fela da Puta Expectativa me fazendo achar que depois de o que, mais de trinta anos, eu veria esses personagens icônicos em cena mais uma vez nesse tira-gosto starwarszístico de supostos 1 minuto e 28 segundos.
Mas não. Em vez dos rostos familiares, vi cosplayers desconhecidos com os quais não me importo e fazem o teaser parecer aquelas criações de fãs pro YouTube.
Novamente: ninguém me prometeu que eu veria Luke, Han e Leia no teaser. Eu sequer mereço vê-los. Eu criei essa expectativa na minha própria cabeça, e me fodi por causa disso.
Agora vamos à nerdice real mesmo — o overthinking da tecnologia faz-de-conta do filme. Se liga:
O Ameaça Fantasma foi uma bosta, é inegável, mas a coreografia de luta foi um espetáculo. Lembra a SUPRESA que foi ver o Ewan McGregor e o Darth Maul lutando cheio de firulas e acrobacias, quando as lutas da trilogia anterior pareciam o seu pai bêbado tentando pegar um chinelo no telhado da casa com uma vassoura?
E o sabre duplo do Maul, ein? Uma modificação foda e literalmente surpreendente na arma clássica. Foi uma surpresa FODA a cena em que o Maul liga a segunda “lâmina” do sabre.

A parte metálica do sabre parece crescer, não…? Dos dois lados e tal. Repara aí!
Chega a ser uma pena que o vilão foi despachado já no primeiro filme. Um desperdício até, eu diria.
O problema disso, novamente, reside na Senhora Expectativa. Os filmes, e até o universo expandido de SW, carecem agora de “inovar” o sabre de luz a qualquer custo, porque isso é um precedente estabelecido pelo Episódio I. No universo expandido há todo tipo de sabre de luz maluco, em níveis variados de “isso aí não teria nenhuma utilidade em combate”.
E aí chegamos a essa broadsword de luz do teaser. A idéia é, claramente, lembrar mais uma espada. As guardas de luz, supõe-se, estão ali não pra decepar os dedos do usuário com o menor descuido (como ele vai fazer aquelas piruetas e firulas olímpicas dos filmes anteriores com isso aí…?): é pra barrar a lâmina de um oponente.
O PROBLEMA É O SEGUINTE: não, isso não vai funcionar.
Se uma lâmina adversária travar contra a desse Sith e for descendo até a base, ela não encontrará os mini-sabres protetores, ela vai é decepar a pequena protuberância metálica que os projeta. Ou seja: é estilo sem substância, é modificação visual que não se presta ao combate. É uma imitação gratuita de um estilo terrestre de arma branca que te faz imaginar que o Sith assistiu algum filme sobre Camelot e quis fazer add-ons na sua própria espada.
Eu nunca vou deixar de curtir Star Wars. Pedirei dia de folga na data do lançamento do filme se for preciso pra poder ser um dos primeiros da fila. O primeiro filme que meus futuros filhos verão será Star Wars. Eu não teria escrito aqui um texto de mais de mil palavras sobre Star Wars se eu não nutrisse um carinho absurdo pela série.
Mas esse teaser foi um EXCELENTÍSSIMO lembrete pra manter minha expectativa baixa, pro meu próprio bem. Minhas melhores experiências no cinema foram com filmes dos quais eu não esperava NADA; e no nível de ansiedade que eu tou pra ver essa porra, é quase literalmente impossível eu não me desapontar.

Izzy Nobre's Blog
- Izzy Nobre's profile
- 5 followers
